13 de abril de 2007

Deixar passar

Quem me conhece sabe do meu mau feitio e da minha falta de tolerância relativamente a certas atitudes que considero incorrectas. Há tempos, num episódio do Dr. House falava-se disso mesmo, do fazer o que é certo mesmo parecendo pouco simpático. Mesmo que traga problemas. E, na minha vida, mal ou bem, e possivelmente mais vezes mal do que bem, tento fazer a coisa certa e agir segundo esse princípio.
E é por isso que encontrando apropriações indevidas, cópias sem referências, não sou capaz de deixar passar em branco. É como quando estou na fila do bar e umas miúdas me tentam passar à frente. Gera-se instantaneamente um diálogo na minha cabeça entre o anjinho e demónio que há em mim, sobre o que fazer, ou não fazer: "Podia deixar passar, também não é por aqui que vem mal ao mundo", "Mas estão aqui a fazer-me de estúpida e às outras pessoas que estão na fila há mais tempo", "Coitadas, deixa-as lá, que são miúdas", "Mas está mal", "Mas vais estar a chatear-te para nada", "Epá, não dá, talvez daqui a 50 anos e se fizer muito yoga entretanto, mas agora não vai mesmo dar". E acabo invariavelmente a tocar num ombro ao de leve e indicar o fim da fila. Atingi o expoente máximo de perfeição neste conflito ao conseguir fazer isto tudo sem emitir um som, que é uma coisa que chateia muito menos e evita confrontos directos. Já o consegui fazer inclusive com a tipa que me estava a roubar o casaco num bar. Aproximei-me, toquei-lhe no ombro, apontei para o casaco que levava debaixo do braço, e ela devolveu-mo em silêncio. Pronto, tudo resolvidinho e sem grandes chatices.
Mas não posso mesmo deixar passar, é mais forte que eu. Como dizia a minha mãe tantas vezes: "Posso não endireitar o mundo, mas o mundo não me entorta a mim". E é assim que tento viver. E é por isso que por mais anos que viva continuarei a apontar o que me parece errado e chamar a atenção de quem erra.

35 comentários:

  1. Sabes que eu sinto-me da mesma maneira, e dizem-me muitas vezes "Isso é da idade, é porque és nova e depois passa-te".

    Eu não concordo, nem acho que seja defeito mas sim feitio.

    A verdade é que já afirmei inumeras vezes que sinto "inveja" das pessoas que deixam passar tudo, especialmente porque esses indivuduos navegam pela vida calminhos, não se stressam, não se consomem e muito provavelmente irão viver mais anos do que eu. Mas a verdade é que tenho que falar e agir e fazer, porque se não corro o risco de sofrer de uma apoplexia nervosa de tanto ficar a remoer sobre os assuntos e sobre o "devia ter falado e/ou feito!"

    O meu lema é semelhante ao teu (vindo da tua mãe): "Antes partir que dobrar" ou ainda na variante "Antes dorido da luta que dormente pela inércia"


    (E é por isso que me chamam de conflituosa e cabra e outros tantos nomes simpaticos!)

    ResponderEliminar
  2. Isso só se torna uma má característica quando uma pessoa:
    a)- chama as outras à atenção de modo impróprio (o que até causa resultados indesejados, pq mesmo que a razão esteja com essa pessoa, dificilmente o seu interlocutor aceitará esse facto pacificamente);
    b)- não tem a capacidade de reconhecer erros que lhe apontem, o que faz dela, necessáriamente, uma espécie de déspotazinho de trazer por casa e a quem deviam ser arrancados os cílios nasais - um por um.
    Do (muito pouco) que te conheço, não te insiro em nenhuma das categorias acima expostas.

    ResponderEliminar
  3. Exacto Daniela, é que nem consigo dormir bem com aquilo a remoer. É também por isso que não consigo não responder a insultos, também não consigo deixar passar.
    De qualquer forma, por via das dúvidas, o melhor é ir fazendo um yogazito a ver se melhora.

    ResponderEliminar
  4. Daniela, isso vai dos feitios das pessoas... cada um é como é. Provavelmente quem te chama conflituosa apenas tem pouca capacidade para lidar contigo de uma forma zen. Penso que essa coisa de ser calminho implicar ser uma mosca morta não é assim taxativa... pode "apenas" ser uma pessoa que vive bem com o stress... certo?

    ResponderEliminar
  5. Pedro: olha que eu até tenho uma certa paciência, e tu sabes que a turma do 418 testou bem os seus limites. ;)

    ResponderEliminar
  6. Ah, já me esquecia:
    luna, amanhã vou divulgar o teu blog pelos teus demónios de adolescência (aqueles que eu conheço). O Gus (remember?) faz anos hj e o combíbio é amanhã, o que significa que a seita do mau-mau vai tar toda junta (mães de Lx, guardem as vossas filhas).Assim dou o url só uma vez e já tá. :P

    ResponderEliminar
  7. As pessoas chamam-me conflituosa e outros nomes simpácticos porque estão habituadas a passar por cima dos outros e depois "esbarram" comigo e ouvem o que não querem.

    E atenção que não falei em ser mosca morta. Invejo de algum modo quem consegue ficar "na boa" e pensar "Eu sou melhor que isto, não me vou chatear!" Conheço gente assim, e não os considero como moscas mortas mas antes como alguém que encara a vida de forma diferente da minha.

    Já vem de cada um.

    Há situações que era desnecessário eu dizer alguma coisa porque sinceramente e relembrando as mesmas vejo que me chateei por algo que agora ao longe me parece muito pouco. Mas nas alturas as situaçãos tomam proporções monstruosas e não consigo deixar de responder.

    Acredito que acalme com a idade. Mas não acho que vá mudar da noite para o dia...

    ResponderEliminar
  8. E concordo com o Yoga... Se não servir para melhorar o feitio, serve para melhorar o que houver a melhorar no fisico :P

    ResponderEliminar
  9. Pilates, bem melhor!

    Ele

    PS - Em atalho de foice, escrevi acerca do mesmo assunto. Linkei-te para a referência obrigatória à fonte de inspiração.

    ResponderEliminar
  10. lol
    escrever sobre o mesmo assunto, desde que com palavras próprias não tem referência obrigatório. Tem sim quando é uma citação. ;)

    ResponderEliminar
  11. É o teu dom em prol da humanidade..."chamar a atenção de quem erra".
    Há poucas como tu.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  12. Tem sim! Chama-se cortesia, e não dispenso (apetecia-me escrever despenso para a devida correcção ortográfica ihihihih)

    ;-)
    Ele

    ResponderEliminar
  13. Olha que belo post... ;)

    ResponderEliminar
  14. acho q fazes mt bem!! eu sou assim tb!

    ResponderEliminar
  15. Ó ele, olha que o meu comentário também está uma coisa linda com a falta da vírgula a seguir a próprias e a "referência obrigatório". ;)
    Pedro Almeida, apesar do tom me parecer novamente irónico, irei dar o benefício da dúvida à sua intenção.
    El-gee, é mesmo mais forte que eu.
    No entanto não ando sempre a apontar tudo, nem faria mais nada na vida, mas apenas aquilo que me salta à vista e me incomoda.

    ResponderEliminar
  16. Eu também armo logo putedo.

    ResponderEliminar
  17. Bolas, devia ter sido mais explicito, mas depois acusas-me de ser troglodita.
    Irritas-me, que queres que faça ?

    Beijo, Luna cheia.

    ResponderEliminar
  18. E fazes tu muito bem!

    Conseguir fazer isso, mas com um sorriso nos lábios (nem que seja de ironia :D) é um dos meus sonhos de vida ;)

    ResponderEliminar
  19. Esqueci-me de dizer que faço, exactamente, a mesmíssima coisa. É inato; poder-se-à dizer que, nesse departamento, sofro de incontinência verbal. Abomino mediocridade..., e essa forma de estar na vida é o expoente máximo desta.

    Ele

    ResponderEliminar
  20. Eu não digo nada se forem velhinhos. Numa padaria a caminho de casa há uma velhinha que entra como se a padaria estivese às moscas, passa por mim como se eu fosse transparente, pede dois bolinhos de leite, paga e ao passar novamente por mim diz: "Ai menino, deixe lá que já estou velha".

    ResponderEliminar
  21. Pedro Almeida:
    "irritas-me, que queres que faça ?"

    Que deixes de ler este blog.. sabes, não é obrigatório...

    ResponderEliminar
  22. Muito rapidamente, acho que se houvesse mais gente como tu talvez no geral fossemos todos mais tolerantes e humildes.

    Bom fds, bjs;)

    ResponderEliminar
  23. Mas eu gosto de ficar irritado.
    Tens tantos fãs não me digas que não aprecias ter um detrator também ?

    Beijo, Luna cheia.

    ResponderEliminar
  24. Num bar ainda vá que não vá, agora na fila de um supermercado, estou-me a lixar, não estou para me chatear. Para além do mais, vai haver quase de certeza uma outra pessoa que vai fazer um chavascal do caraças e que me vai poupar a confrontos que muito me irritam.

    ResponderEliminar
  25. Caro Pedro
    vamos lá ver se nos entendemos:
    se gostas de te irritar é problema teu, parece-me ligeiramente patológico, mas cada um sabe de si. Agora não venhas é para cá chatear, porque eu não gosto de me irritar.
    É por isso que não leio blogs de que não gosto, e muito menos me dou ao trabalho de comentar. Parece-me um tanto ou quanto doentio insistir em ler o que não se gosta, tal como ver programas de televisão ou ouvir música que odiamos.
    E depois o teu problema não é só eu irritar-te, pelos vistos. É haver quem me leia e goste que te chateia para caraças. Se tivesse 2 leitores por dia nem te davas ao trabalho de dizer nada, aposto.
    Mas que posso fazer? Já ando aqui há uns aninhos, e muita gente já me conhece desde que comecei. E antiguidade na blogosfera é posto. Saber escrever detractor também ajuda.
    Por último, essa de mandar beijos a quem não se gosta é do mais cínico que há, de modo que é dispensável.

    ResponderEliminar
  26. Isso que descreves não é mau feitio. É respeitar e exigir respeito. É ter consideração pelos outros e exigir que estes tenham a mesma lógica de educação e civilidade.
    Deixar passar é negligentemente aprovar. É, em meu ver, inaceitável.
    Por isso entendo-te, e mais, subscrevo.
    Se isso significa ter mau feitio, então eu sou mesmo do piorio...

    ResponderEliminar
  27. Aprovo e subscrevo.

    Nunca te calhou "puxar" um daqueles alunos irritantes mais inconscientes, que bloqueiam o elevador, para dentro do mesmo para deixar que a porta finalmente se feche?

    Eu já.

    Várias vezes. Não tenho tempo para estar à espera que os meninos, mesmo ouvindo o apito da porta, se dignem a transpor o limiar...

    Claro que ser grande ajuda...

    ResponderEliminar
  28. Isso é tão irritante... ainda por cima eu já tive o cartão do elevador privado, mas roubaram-me a carteira e passei a ter de ir com a molhada. E ter que ficar horas no 5ºpiso enquanto dão recados e se decidem...
    Costumo reclamar quando ja vão umas 15 pessoas e insistem em entrar mais, costumo dizer que ainda cabe mais gente se for às camadas e aproveitarem o espaço acima das nossas cabeças.

    ResponderEliminar
  29. Luna:

    Ter (e querer) respeito, assim como ser coerente com determinados princípios é positivo (infelizmente, também é raro).

    Quanto a "DOIS SORRISOS", é apenas Física, ora vejamos:
    - Geodésica é a linha que une dois pontos num espaço curvo, o equvalente a um segmento de recta num espaço euclidiano.
    -Kaluza-klein é a designação genérica de uma expansão e adaptação das equações da Relatividade Generalizada a um espaço com cinco dimensões.
    -Caloz patenteou metamateriais que apresentam uma propriedade desconcertante: tornam-se invisíveis,por interagirem com a radiação electromagnética incidente...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Cara Luna,

    Rendo-me.
    Numa só resposta conseguiste pôr a nú a minha ignorância militante e o facto de que afinal bem lá no fundo até gosto de ti.
    Por outro lado fico feliz por saber que não te sou indiferente, caso contrário não perdias tantos caracteres a responder-me (e já me tratas por tu e tudo).

    Beijo, Luna.
    (agora sim, apropriado)

    ResponderEliminar
  31. Sim Pedro, é mesmo isso, como adivinhaste? É que nem tem nada a ver com o que foi dito antes sobre a minha incapacidade de não responder. Na verdade estou apaixonada por ti. Foi aquele comentário em que dizias que gostarias de me dar um enxerto de porrada que me atraiu. Sempre sonhei com a possibilidade de perder os dentes da frente, é uma grande fantasia minha...

    ResponderEliminar
  32. lol, és engraçada.
    Na verdade a ideia inicial era eu escrever dar-te uns açoites, mas depois pensei que isso ia ter uma conotação errada...fiquei-me pelo troglodita em vez do tarado.
    Não te chateio mais, prometo.
    Mas também não fiques com tão má impressão minha.

    Beijo, Luna cheia.

    ResponderEliminar
  33. Pois é, meninas refilonas;-) ...para quem pensa (ou espera) q com a idade isso mude, ou acalme, pois... é verdade!...e mentira!...é claro q em certo sentido a coisa parece acalmar um pouco,mas... basta uma faisca(zinha) e a coisa explode!...tb é certo q há mt boa gente q consegue aprender a dobrar a espinha, em especial qd está em causa carreira, ganhos, status...quem dá pouco valor a isso sobre os princípios não muda nunca!...e o resultado é ver-se ultrapassado e a sair pouco mais q da cepa torta, mas...fica-nos o orgulho de ñ termos abdicado de nós, dos nossos princípios, da nossa consciência e da nossa verticalidade...o resto são trocos!, por isso mantenham-se assim, mas...preparem-se!!!;-)))

    ResponderEliminar