9 de janeiro de 2009

Possivelmente a frase mais sensata que li sobre Gaza

«Como alguém consegue tomar partido num conflito destes é algo que eu nunca irei perceber»

Encontrada através da Sara, que por sua vez citou o Ricardo num comentário deixado n'A Causa Foi Modificada.

4 comentários:

  1. "Neutro é aquele que já se decidiu pelo mais forte".

    ResponderEliminar
  2. Ladybird, conheço a tua opinião, e nem vou entrar em discussões políticas. Aliás, durante muito tempo simpatizei com o lado mais fraco, humilhado constantemente, mas não posso deixar de compreender o outro lado também.

    A verdade é que as visões do conflito são, quase sempre, demasiado maniqueístas, como se a razão pendensse inequivocamente para um dos lados, e o facto de não conseguir atribuir razão a um lado não significa que não tenha pensado sobre o assunto e prefira o facilitismo de que me acusas.

    E num certo pessimismo, já o escrevi há uns tempos, mas creio que este conflito só acaba quando houver apenas um de cada lado e um deles conseguir matar o outro.

    De ambas as partes há razões, e basta tentarmo-nos pôr na pele de uns e outros para as vermos.

    Ambos reclamam o direito a habitar um território a que ambos se sentem no direito, mas com o pormenor de se odiarem mutuamente e terem "Árabe/Israelita bom é Árabe/Israelita morto" como lema.

    Temos os que querem proteger essa terra finalmente conseguida e os que não lhes reconhecem esse direito.

    Temos um povo que reclama a elimininação de outro, e um que se recusa a ser eliminado. E que só ainda não foi por ser mais forte, convenhamos, porque se fosse ao contrário não sobraria nem um, ou temos ilusões? Um povo que não pode sar-se ao luxo de perder uma guerra, pois também só perde uma.

    Temos um lado que, bem ou mal, apoia e alberga terroristas - sim, já sei que não é toda a gente -, e não me venham com merdas que no Hamas são todos muito bonzinhos, ai tadinhos, que só mandam uns rockets e uns homens bomba de vez em quando, que se os rockets acertassem na vossa casa e as bombas matassem a vossa família se calhar não achavam grande graça.
    Temos o outro lado que reaje com o poderio bélico que tem, desporporcionadamente, como em todas as guerras, fazendo vítimas inocentes, tal como os primeiros. Só que em maior número, proporcinalmente à sua força.

    Qual tem maior legitimidade de as fazer? A meu ver, nenhum - mas isso sou eu que tenho esta mania que ninguém tem direito de matar ninguém.

    Se é um David e Golias, é, claro que é. Mas com um David chato como o caraças sem parar com a porra da fisga, esquecendo-se que Golias tem catapultas.

    ResponderEliminar
  3. Luna, assino por baixo de tudo o que escreveste.

    ResponderEliminar