25 de junho de 2009

Cortador



Não me lembrava bem do nome, Juan Ruiz?, Juan Carlos?, como é que é mesmo, ai o alzheimer, e vou parar à sua página na wikipédia. Continuo fascinada em busca de imagens. Embora embirrasse com os títulos dos seus livros, a verdade é que nunca tinha visto Carlos Ruiz Záfon, e de repente deparo-me com isto. Um homem feio, balofo, careca, mole, de gosto duvidoso e faces rosadas de bebé chorão, que imagino ruborescer aos primeiros copos de vinho. Rapaz esforçado que veria facilmente de avental branco ensanguentado por cima das camisas de dragões a cortar bifes do lombo em chapa de aço inoxidável. Peço desculpa, mas não consigo ler um talhante.

10 comentários:

  1. Um talhante que traduz ele próprio os seus livros para francês, por exemplo. Esse preconceito faz-te perder (várias) boas obras. Talvez queiras ler Stieg Larsson, tipo antes de virar moda por aí... (aí=Portugal, Holanda?). Mas já é moda num monte de sítios. Não sei se conta.

    ResponderEliminar
  2. Coitado do homem... mas é verdade que, pelo menos, podia ter melhor gosto para camisas! Mas se vamos pelos looks, ainda alguma editora fã do Cristiano Ronaldo tem a ideia de lhe dar páginas para escrever... e ele pode depois traduzir o seu livro para "madeirense" (é da Madeira ou dos Açores??)! :)

    ResponderEliminar
  3. para além disso tudo, há ainda a camisa... desastrosa!

    ResponderEliminar
  4. És uma pessoa má!!! Sabes disso???'
    Por isso é que é tão bom ler-te. A maldade confere, sem sombra de dúvida, algum brilhantismo à escrita. Se não isso, pelo menos Humor ;)))
    Depois disto não lerei este senhor. Não o leria de toda a forma mas tornaste tudo mais fácil.
    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  5. Não vais ler mais devias, os livros são muito bons!!
    Se o homem fosse giro tinha ido para modelo, não para escritor, tinha sido um talento desperdiçado.:)
    Lê, não te vais arrepender!!

    ResponderEliminar
  6. Se leres as 1ªs páginas já não consegues ler o livro todo acredita. Deverias experimentar, se não gostares, depois diz que não gostaste e não lês mais este autor! Mas experimentar, experimenta-se sempre (e são livros que nos "transportam")...

    ResponderEliminar
  7. Foi exactamente essa mesma fotografia que me roubou qualquer interesse que tive sobre a obra do senhor.

    ResponderEliminar
  8. Bem, tenho alguma dificuldade em tomar o escritor ou seja quem for pela sua escolha de camisas ou aparência como indicação de qualidade da sua obra. Ler ou não ler uma obra por causa das camisas do moço... bem... Se vamos por aí, o que dizer do Truman Capote, por exemplo (http://i202.photobucket.com/albums/aa197/schukina1/CELEBS/truman_capote_3163505.jpg) . E já olharam bem para a figurinha do Gogol, ou a do Joyce (http://images.google.com/imgres?imgurl=http://homepage.univie.ac.at/melanie.feratova-loidolt/James_Joyce%255B1%255D.jpg&imgrefurl=http://homepage.univie.ac.at/melanie.feratova-loidolt/courses/ss2007Gender/ulysses.htm&usg=__nHZgnaVg4JrwVKqGeYKCkefGcJo=&h=281&w=250&sz=12&hl=pt-PT&start=3&sig2=5JcT_bK05gdH7P9m_M0eUQ&um=1&tbnid=LEO6CQnI_fhjeM:&tbnh=114&tbnw=101&prev=/images%3Fq%3Djames%2Bjoyce%26hl%3Dpt-PT%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26um%3D1&ei=lI9ESr_AF8OK-QbP4ugS)? Ou alguém, caso não conhecesse o artista em causa, não acharia que o nosso proprio Fernando Pessoa tinha um ar de totó que doía?
    O gajo tem um péssimo gosto para camisas, e abimbalha-se que nem gente grande. Mas quando as caracteristicas físicas entram em jogo para a apreciação da obra, julgo que o elemento objectividade está desde logo lançado às urtigas. Não gostas da obra do Sr, e isso é um direito que te assiste, e ninguém obviamente o poderá colocar em causa. Mas qualificar a obra, sem ler, e com base em camisas, bem, é, no mínimo, discutível. Até porque, na minha modesta opinião, os livros dele são honestos, têm uma voz própria, fazem um extenso e por vezes tocante elogio à magia dos livros, da literatura e das histórias, e revelam trabalho. Confesso que tenho alguma dificuldade em comparar Zafon com formulaicos como Sparks e quejandos, porque me parece que nada tem a ver, mas isso, claramente, só a leitura da dita obra o poderá revelar, e espero sinceramente que tenhas uma boa surpresa, porque cheio de conteúdo ontologicamente significante ou não, é certamente uma boa história.
    E, parece-me, que isto não se afere pela (horrível!!) camisa que o Sr. veste...

    Bom dia :)

    ResponderEliminar
  9. ...don´t judge a book by is cover..they say.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. I do... e aliás já escrevi sobre isso.

    ResponderEliminar