26 de junho de 2009

Michael Jackson

Morre Michael Jackson e todo o mundo exclama de comoção. Choca-nos a morte de um ícone, que povoa as nossas memórias de infância e adolescência e que julgávamos quase imortal, lembrando-nos a sua morte da nossa própria mortalidade. Pessoalmente, há muito que a figura deixou de me suscitar qualquer simpatia, seja pelos escândalos de pedofilia, pela obsessão em ser branco, renegando as origens negras que lhe ofereceram aquele talento e de que se deveria orgulhar, pela quase perda de humanidade com sucessivas plásticas. Para a posteridade, fica o mito, que o homem há muito se foi.

15 comentários:

  1. concordo, mas fui bem mais bruta que tu...

    ResponderEliminar
  2. Ele nao teve nenhuma obsessão em ser branco mas sim uma doença de pele que lhe foi deixando manchas brancas na pele. É obvio que depois disso se seguiram as tais cirurgias que o tornaram "branco", mas nao se tratou de uma obsessão. O proprio tratamento teve os seus efeitos secundários na cor da pele... Não foi um mero capricho.

    ResponderEliminar
  3. Tenho sérias duvidas em relação a essa "doença" de pele. Mas enfim, agora também não interessa.

    ResponderEliminar
  4. Ele foi um mito há 20 anos atrás, agora, já não.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo. Aliás, acabei de fazer um post sobre isso.

    ResponderEliminar
  6. Confesso que deixou-me muito triste a notícia da morte de Michael Jackson…
    Aliás foi a primeira vez que a morte de uma figura pública me abalou desta forma…
    Talvez porque cresci a ouvir, e dançar, as suas músicas…
    Porque a sua música acompanhou momentos marcantes da minha vida, e me ajudaram a sonhar.
    A sua genialidade será eterna, tal como a sua música!

    MAS, concordo em absoluto com o que escrevete!
    Muitissimo bem escrito, aliás!

    ResponderEliminar
  7. Não consigo ver as coisas dessa forma racional...tento ser imparcial, sair da minha pele - o que me seria fácil - visto talvez não ser sequer uma grande fã do Michael Jackson.
    Mas acredito sobretudo no conceito de "mito" e ele foi (é) um. Ele levou a indústria da música a um nível do show business como nunca dantes feito. Ele revolucionou a presença em palco, os primeiros concertos e videoclips com efeitos especiais foram os dele.
    Ele esteve no topo durante tantos anos, conseguindo sempre reiventar-se.
    O azar dele é que teve um período de decadência séria que se acentuou a nos últimos 6 anos e isso torna a coisa menos dramática.
    Acima de tudo o que me consterna Luna, é saber que se foi o último mito que havia. Para além do Elvis e do MJ, não há NINGUÉM no mundo da música que daqui a 100 anos as pessoas falem ainda.
    Havia a esperança que ele relançasse a sua carreira e ele faltavam-lhe 20 dias para o início da tour. Lamento não ter-lhe sido dado um período de redenção artística, sabes? Ou redenção divina.

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  8. Último mito? Acho que há pelo menos um: a Madonna. Ficaria bem mais consternada se ela morresse.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns entre tantas coisas ditas até então sobre o assunto e tanta babação de ovo... a primeira coisa sensata que leio sobre isso realmente morre o mito que que povoou nossa infância e adolescência onde de fato julgávamos imortal... nos lembra de nossa própria imortalidade e assim como você de minha parte há muito já não havia mais admiração... Faço minhas todas suas palavras deste comnetário!
    Bjs

    Dani

    ResponderEliminar
  10. Madonna?

    Madonna perto de Michael é apenas teoria. Michael sim, tem um verdadeiro talento. Madonna é boa marketeira.

    ResponderEliminar
  11. Michael Jackson não tinha obsessão em ficar branco não. Ele tinha uma doença chamada vitiligo se você não sabe! ¬¬ e ele não era pedófilo...nunca foi. ele não deixou de ser um mito. ele era, foi e sempre será o melhor cantor que ja existiu no mundo todo. Espero que agora, depois de sua morte, ele esteja melhor, pois aqui, enquanto estava vivo, ele era incompreendido demais, pois se alguem falasse alguma coisa de qualquer famoso, sempre era elogio, mas se falasse do Michael Jackson era sempre critica,critica e critica! ¬¬

    ResponderEliminar