7 de julho de 2009

Bitching


Educada em pequena num colégio misto, tive a oportunidade de verificar que os rapazes resolviam os conflitos com insultos, de preferência na presença de testemunhas, ou então através de demonstrações de força física. Uma questão de testosterona, concluí. Com as raparigas era diferente. Elas resolviam os seus ódios com uma espécie de maldade social: má-língua, boatos, comentários cruéis, todos raramente ditos na presença da vítima.

in Bomba Inteligente

Através deste texto da Charlotte, cheguei a este outro "The "Bitch" Evolved: Why Girls Are So Cruel to Each Other", que explica porque é que geralmente as raparigas são tão cabras umas para as outras. Explica também o estilo de retaliação que usam relativamente às suas rivais, e que passa por uma espécie de sabotagem social, manchando a sua reputação com boatos e fofocas cruéis, em vez de confronto directo.

"And if this little pigtailed girl is anything like the rest of her gender, in just a few years’ time she will unfortunately morph into an eye-rolling, gossiping, ostracizing, sarcastic, dismissive, cliquish ninth-grader, embroiled in the classic cafeteria style bitchery of adolescent female social politics."
[...]
"While teenage boys and young male adults are more prone to engage in direct aggression, which includes physical acts of violence such as hitting, punching and kicking, females, in comparison, exhibit pronounced social aggression, which includes such obnoxious things as mentioned in the various acts of bitchery listed above."


E este artigo, que recomendo vivamente, remete-me imediatamente para algo que tem acontecido recentemente na blogosfera, e que é a assumpcão de falsas identidades por meninas - segundo o artigo, o comportamento é mais comum na adolescência, entre os 15 e os 19 anos, pelo que não sendo já meninas, serão apenas atrasaditas mentais infantis - invejosas, que procuram denegrir socialmente bloggers conhecidas e com mais sucesso que as próprias, na esfera em que a sua popularidade é maior, a bloga, tentando que sejam excluídas e repudiadas pelos seus pares. Esquecem-se é que, na grande maioria, não somos já adolescentes, já passámos por isso há muito tempo e não somos tão facilmente manipuladas ou enganadas. Principalmente com tão pouca arte, e por maquiavelicazitas de pé de chinelo.

17 comentários:

  1. Tal é o que aqui vai! :))
    Sinceramente não percebo o porquê de tanta celeuma. Não era melhor as visadas ignorarem os remoques?
    Dá-me impressão que a blogo se está a transformar num galinheiro por causa da popularidade dos blogs de gajas*...
    Haja pachorra para o fait-divers do gajedo!


    PS: Não confundir com os blogs escritos por mulheres, os quais têm muito mais conteúdo, não sendo um chorrilho de trivialidades.

    ResponderEliminar
  2. Eehehehhe. Curioso o comentário anterior, sobretudo quando parte de uma pessoa que tem deixado comentários por aí a fomentar essa galinhagem que supostamente é própria das mulheres invejosas, com uma qualquer fixação anal que eu, confesso, não percebi muito bem. Mas, pronto, isso agora não interessa nada, não é verdade? :-)

    Clap, clap, clap, estou a aplaudir de pé este post. :-)

    ResponderEliminar
  3. @Kitty Fane:
    Felizmente a liberdade de opinião ainda é apanágio da blogo. E eu a pensar que só no Irão é que existia um Conselho dos Guardiões... Afinal também existe na blogo, e quem é o ayatollah, quem é? ;)

    ResponderEliminar
  4. Haja paciência...
    Eu passei por uma micro-situação parecida. Por discordar de uma blogger levei com posts sobre mim em variadissímos blogs de amigas da dita.

    Quando li o post da Kitty, ou quando leio alguns da pipoca, ou alguns teus, dou graças por não ser "famosa". Por mais que uma pessoa goste da "atenção" a verdade é que há sempre uma cabrazinha pronta a atacar.

    Agora o que não concordo é que seja uma coisa exclusiva de gaja/mulher/miuda ou como preferirem chamar. Há muito blogger homem que se aproveita do "anonimato" para achincalhar os outros! As mulheres utilizam mais requintes de malvadez mas nem por isso são as únicas bitches!

    ResponderEliminar
  5. Ora nem mais!
    E fiquei a saber que todos os comentários nojentos e (grande surpresa!) anónimos que recebi ontem (o que te mostrei nem era dos piores) são de uma dessas pessoas que andam a passar-se por bloggers mais conhecidas, já que de madrugada não resistiu a voltar a comentar, desta vez usurpando a identidade de outrem.

    É apagar sem piedade e não dar mais troco.

    ResponderEliminar
  6. Recebi dois "mimos", por coincidência depois de ter deixado um comentário à Kitty. Um era pura e simplesmente ordinário e insultuoso, outro somente parvalhão (apesar das ameaças, suspiro) e a fazer-se passar pela Kitty.
    Apaguei e coloquei moderação.
    Isto parece coisa de adolescentes palermas, ou se produzida por um adulto, gente doentinha e sem dinheiro para a medicação.
    Não há pachorra.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei sem perceber se te tinha acontecido o mesmo, mas eu acabei de fazer uma queixa conta o IP de quem me deixou comentários menos próprios nos blogs, vi que tb tens sitemeter, por isso podes fazer o mesmo, procura pela hora a q te deixaram os comentários e abre o nº da visita, tens a página com todas as informações inclusivé o serviço de internet, que foi para onde mandei a queixa.

    Beijito

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo Maldonado,

    mas entre expressar a sua saudável opinião e andar por aí a comentar que uma certa pessoa tem é falta de sexo anal (sim, tudo se resume a isso na sua cabecinha que, espero, não seja oca) e outras brejeirices que tais, vai uma grande distância. Mas, pronto, isto se calhar sou eu que acho. Eu que, felizmente, agradeço diariamente aos paizinhos a educação que me deram, e que sempre me ensinaram a respeitar os outros. Sobretudo quando estes nenhum mal me fizeram. Mas, volto a repetir, isso sou eu que acho. O menino é totalmente livre de continuar a sua saga da maledicência. :-)

    Cumprimentos, e se isso o faz feliz, só tem é de continuar. :-)

    ResponderEliminar
  9. Fizeste-me lembrar um livro que existe que se chama "Queen Bees and Wannabes!"
    Esse livro deu origem a um filme chamado "Mean Girls", que apesar de ser uma coisinha light, a nível cinéfilo, demonstra como as meninas sabem ser mázinhas e muito sacanas.
    Relativamente ao resto, é mais do mesmo... Triste gentinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. what goes around comes around.....

    ResponderEliminar
  11. Se tivessem que fazer não se davam a essa trabalho. Eu já tive que moderar comentários por me andarem a chatear. Agora, rejeito uns quantos e não sinto culpa nenhuma :P

    ResponderEliminar
  12. @Kitty Fane:
    Olhe que as suas opiniões discriminatórias sobre homens, peludos, crianças e outros seres tais que diminuem o seu ego principesco também não lhe abonam em nada... Mas isso sou eu que tive uma educação no sentido de respeitar as diferenças alheias, pois vivemos num mundo pluralista. Quando não gostamos de alguém não é preciso demonstrar uma afectação de aristocrata arruinada que desdenha a plebe. Só se melindra quem tem um ego descomunal, pois as pessoas saudáveis simplesmente mantém a postura e vão à sua vida...
    E mais não digo porque é inútil este saudável debate estéril...
    Felicidades na sua demanda, seja ela qual for... :)

    ResponderEliminar
  13. É de facto um fenómeno que não consigo compreender. Até eu, com o meu pobrezinho do meu blog tão recatado e praticamente só visitado por amigos, tive no outro dia uma visita anónima com o único objectivo de me ofender... enfim... gente triste, é o que é. Anyway, optimos ensaios os que divulgas. As usual.

    ResponderEliminar
  14. A minha solidariedade para quem infelizmente não consegue manter um blogue livre de moderação de comentários ou de acesso condicionado. Eu fiz a minha escolha e até ver não me arrependo dela.

    Lamento Luna que seja alvo de tamanha estupidez.

    ResponderEliminar
  15. Ainda não li os comments que geraste, mas posso-te dizer: uma das mais perfeitas bofetadas de luva branca que já li. Fabuloso! Andas-te a esmerar ;)

    ResponderEliminar
  16. AHAHA! E o mais bonito é que é tudo verdade ! :)

    ResponderEliminar
  17. Que post mais interessante. Parece que antigiu algumas criaturas na area da blogoesfera :)

    ResponderEliminar