27 de setembro de 2009

Coisas que me irritam

Que os políticos se dirijam aos portugueses e portuguesas, aos cidadãos e cidadãs, aos eleitores e eleitoras. Mais que agradada com a deferência, que me parece algo paternalista, sinto sempre que me estão a chamar estúpida e que devem pensar que não sei falar português.

10 comentários:

  1. a mim irrita-me ainda mais que digam "o povo": o povo já votou, o povo irá decidir... como se fizessem parte de uma classe à parte, como se trio nobreza, povo e clero ainda fosse válido.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tentei que eles me tratassem pelo nome mas não estou a vê-los serem capazes de decorar 10 milhões deles. Só podem ser iletrados.

    ResponderEliminar
  3. Não, mas consideram que nós somos. O que, a avaliar por este comentário, talvez não seja de todo errado.

    ResponderEliminar
  4. Regras gramaticais

    O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se referem.

    Quando se referem a substantivos de géneros diferentes, adopta-se o masculino plural.

    ResponderEliminar
  5. Se bem me lembro, a culpa é do Guterres.

    (Já que estamos numa de gramática, é género e não gênero.)

    ResponderEliminar
  6. Copy/paste dum site brasileiro. Mea culpa mea culpa.

    Mas muito obrigada pela correcção, eu podia não saber.

    ResponderEliminar
  7. Presumo que estejam carregados de boas intenções e que esta seja uma discriminação positiva, mas a mim também não me caí nada bem.

    ResponderEliminar
  8. Ai esse poder de encaixe...
    Mas está a melhorar, vá lá.
    (após reflexão, presumo)

    ResponderEliminar
  9. 'E a chamada linguagem inclusiva que esta na moda e que tambem me irrita por demais! Para alem da perca de tempo num discurso... ridiculariza o portugues... todos nos sabemos que o plural e masculino e nao 'e por isso que nos mulheres nos sentimos excluidas... enfim...

    ResponderEliminar
  10. Sim, fazer referência aos homens e às mulheres de uma forma separada, num discurso, é uma coisa que também acho completamente inútil e que não soa nada bem. As pessoas que fazem isso devem pensar que estão a fazer um favor às mulheres, como se lhes estivessem a tentar dizer que não as querem discriminar por usar só o masculino… Mas a mim, isso soa-me muito mais a discriminação do que usar as regras gramaticais correctas. É como se as mulheres tivessem de ser tratadas de uma maneira diferente dos homens, e não necessáriamente de uma maneira melhor…

    ResponderEliminar