29 de setembro de 2009

Lembrete

Se alguma vez me passar pela cabeça a ideia de cometer a insanidade de postar alguma fotografia minha de corpo inteiro, por favor lembrem-me de reler em voz alta todos os comentários a este post da Pipoca.

(Gostei muito de um comentário em que uma menina diz qualquer coisa como "não dá para ver os joelhos, que podem estragar uma perna, mas à partida parece ter tudo no sítio". Depreendo que, caso desse para ver, e eles não fossem perfeitos, se achasse no direito, e pior ainda, no dever, de dizer com "toda a sinceridade", que afinal as tinha feias, convencidíssima de que a tal sinceridade é uma virtude superior à delicadeza, sem se lembrar que estar bem caladinha é também uma boa opção. Aliás, a melhor. E o pior é que estão convencidos que estão a agir bem. Um nojo. A educação é mesmo uma coisa muito bonita. E, ao contrário do verniz vermelho, não é para quem pode, mas para quem quer.)

31 comentários:

  1. Nada de novo ai. Também se não fosse a falar mal, maior parte das pessoas não saberia muito bem o que dizer, nem como dizer. Implica usar mais palavras, pensar um bocadinho e caramba isso dá dor de cabeça. Ainda para mais aquele tipo de fotos de cima deixam sempre a pessoa com um ar meio esquisito. Se vissem aquelas roupas num catálogo da Mango papavam tudo e iam a correr comprar. Gostei muito da procura de ajuda profissional. Há tanta gente que precisa de um psicólogo e não procura quanto mais um consultor de moda looooooool Que chiques looool!

    ResponderEliminar
  2. LOL!
    E ainda há pessoal a reclamar por ela não postar fotos com a cara. Realmente, só faltava. Assim já podiam reclamar que o eye liner está torto, o baton esborratado e a base é no tom errado. Ou pior.
    Simpatia, só simpatia.

    ResponderEliminar
  3. A minha preferida foi mesmo a de procurar ajuda profissional.

    Falta de educação garantida. Mesquinhez, muita.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha visto uma coisa assim, para ser sincera acho que não publicava nenhum. E não, não sou adepta da censura, mas há limites para tudo. Por outro lado isso nunca me aconteceria porque jamais colocaria fotos minhas, precisamente porque tenho conhecimento da existência de gente tão querida e fofa como aquela...
    A rapariga chegou ao fim dos comentários completamente morta, aquilo foram só facadas, ela no chão e ainda a darem-lhe pontapés... Medo!

    ResponderEliminar
  5. Também há uma que diz: sem querer ofender, mas as leggins dão ar de prostituta. Sem querer ofender? Então está a querer o quê, elogiar? A sério, não há limites para a estupidez humana.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro este blog. Arranca-me quase sempre gargalhadas. E em dias como o de hoje consegue, inclusive, arrancar-me sorrisos.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. O que a mim me quer parecer é que o propósito da pipoca é mesmo esse. Não sendo propriamente uma bloguer inexperiente, sabe bem as consequências de postar fotos assim. Portanto concluo que gosta de ouvir as mais diversas opiniões e que até faz por isso, deve-lhe dar gozo... Não lamento que alguém oiça aquilo que faz por ouvir. Mas sim, concordo, se não queres do mesmo, não postes fotos a pedi-las!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei de cair até porque essa peça foi mesmo a minha preferida.

    Gosto mesmo de estampas de animal conjugadas com peças mais sóbrias.

    Deixar falar, no próximo verão até os biquinis tigresa usarão.

    ResponderEliminar
  9. LOL, um tratado sobre a boçalidade.

    Lembrou-me um artigo que li à pouco tempo no telegraph "50 things that are being killed by the internet", a primeira

    1) The art of polite disagreement
    While the inane spats of YouTube commencers may not be representative, the internet has certainly sharpened the tone of debate. The most raucous sections of the blogworld seem incapable of accepting sincerely held differences of opinion; all opponents must have "agendas".

    ResponderEliminar
  10. Não concordo. Em lado algum a Pipoca diz: olhem os meus looks, comentem por favor, gostava tanto de saber a vossa opinião. Não.
    A Pipoca gosta de moda, sabe de moda, tem imenso estilo, é muito trendy, e mais, mostra os looks porque lho pedem - basta ir um post abaixo, onde fala das festas, para confirmar o que eu digo.
    Não digo que não goste de os mostrar, como tantas outras bloggers que falam de moda - e ainda bem que o fazem, pois dá ideias do que se usa a quem está mais desligado das últimas trends -, mas o que as pessoas não conseguem perceber é que, lá por se saber ao que se estão a sujeitar e terem os tomates de o aguentar - eu já estaria num hospital psiquiátrico depois de uma tentativa de suicídio por me terem roubado para todo o sempre a auto-estima -, isso não quer dizer que gostem. E mais importante ainda, não quer dizer que as pessoas não usem o seu discernimento para filtrar aquilo que devem dizer ou não.
    Tantas vezes vejo looks pirosos que doi, parolinhos parolinhos, mas não me passa pela cabeça activamente, sem ser obrigada, ir dar a minha opinião sincera, só porque a caixa de comentários está aberta e a pessoa se arrisca a isso. Chama-se educação e senso comum.
    Todos nós nos arriscamos a ouvir opiniões sinceras de cada vez que saímos à rua, felizmente, a maioria das pessoas abstém-se de o fazer. Não sei porque o fazem nos blogs, ou melhor, sei. Pelas costas quentes e impunidade que lhes dá o anonimato. E eu acho isso repugnante.

    ResponderEliminar
  11. Alexandra: bikini? Pelo verão hão de andar com umas parecidas, mas em mais rasca, e sem vestido por cima, ali com as bimbas à mostra. Muito mais chique. Vais ver.

    ResponderEliminar
  12. Digo isto porque este ano já foi a tendência das grandes marcas da especialidade.

    Como em tudo, cá só devem começar a ser adoptadas no próximo ano.

    Estou mesmo a ver que todas criticaram mas foram a correr à procura de umas iguais.

    ResponderEliminar
  13. "Só deverão ser adoptadas" Desculpa o português.

    ResponderEliminar
  14. Gostava de ver a reacção destas pessoas se alguém fosse ter com elas na rua e lhes dissesse: ai, desculpa a sinceridade, mas és um bocado feia. Para além de que tens um rabo gigante e pernas curtas e grossas. Mas sem ofensa, tá? estou só a dar a minha opinião sincera. Ah, e já agora, consulta uma consultora de moda, que essas leggings com uggs não favorecem nada quem só tem um metro e quarenta.

    ResponderEliminar
  15. É como tudo.

    Tenho uma loja, o que me permite observar certos comportamentos.

    Já assisti uma amiga a aconselhar a outra a não comprar porque, alegadamente, a peça não a favorecia.

    Isto para mais tarde regressar a fim de comprá-la para ela própria.

    ResponderEliminar
  16. Tás a gozar!
    Muito bom... ou melhor, muito mau.

    ResponderEliminar
  17. eu acho que a beleza está na diferença. se fossemos todos iguais então aí a piada perdia-se. não havia novidade. acho que podemos dizer as coisas sem ser indelicadas. ao mesmo tempo concordo contigo. só porque o post pode ser comentado não quer dizer que tenhamos de o fazer obrigatoriamente e principalmente para criticar tão duramente. o que eu acho bonito alguém pode achar feio e ao contrário. é uma questão de tacto.

    ResponderEliminar
  18. Sou leitora do blog da pipoca desde 2006. Não desde o inicio, mas ha tempo suficiente para ter percebido o percurso que levou. Um bog interessante, divertido, pertinente, trendy, fashion e até com a sua dose futilidade, mas que tinha imensa piada.

    Hoje em dia não é assim. Não sou analista na matéria, nem tão pouco sei explicar o que aconteceu, embora ache um fenómeno interessante. O blog mudou, muito à conta dos comentários feitos aos posts. É até possível que a autora mude o estilo dos posts em função dos comentários que recebe.

    Sempre vi a pipoca como uma mulher inteligente cheia de sentido de humor, muitas vezes negro e sarcástico. Recordo-me bem que foram posts assim que bateram records em quantidade de comentários (nem sempre em qualidade, lá está).

    E como, por vezes a festa se faz com a quantidade e não com a qualidade do n. de visitas alcançado, os post foram mudando...

    Com "vantagens" de chegar a mulher mais votada, porque invejada, de Portugal (vantagem sobretudo no sentido em que ganhou um belo prémio) ou a edição de um livro, e desvantagens de ter o seu blog minado por este género de comentários, em nada pertinentes, inteligentes ou construtivos (é que nem dão para rir...). Simplesmente desinteressantes.

    E esta é a maior crítica que posso fazer à pipoca, não às suas roupas... Saudades do tempo em que gargalhava logo pela manhã com os seus posts (admito que continuo a ver e a ler, não os comentário, pq não tenho paciência...)

    Chego à conclusão que é difícil ser blogger com o sucesso e dimensão da pipoca, sabendo gerir e manter a pertinência diária de posts...

    Mas também acho que ser blogger é uma forma de exposição, que não pode ser comparada a sair à rua. Quando me visto e saio de manhã de casa, não tenho nenhuma caixa de comentários aberta à espera de ser preenchida. Quando crio um blog sim... Sendo que não é novidade nenhuma que existe a opção de não permitir comentários.

    Tudo isto para dizer que os comentário também fazem um blog (neste caso tb o podem destruir) e, neste caso, a autora é responsável por eles... Acabe à pipoca ter inteligência suficiente para contornar/ evitar esse tipo de leitoras através dos post que escreve.

    Espero não ter sido demasiado extensa e suficientemente clara para explicara minha opinião.

    Já agora e até ver, parece-me que a luna se sabe defender bem melhor e ainda com sentido de humor.

    ResponderEliminar
  19. Eu pela 1ª vez não resisti a comentar no blog da Pipoca, e repito aqui, o grande problema reside na educação, ou melhor, na falta de educação. Continuo com a opinião de que o facto do blog ser aberto não significa que as pessoas possam ser malcriadas como foram. E nem se trata de inveja, trata-se de falta de educação, de chá e de pricipios. Estamos rodeados de pessoas mal educadas e mal formadas. É aquilo a que eu chamo "gentinha" e que vivem com duas valentes palas nos olhos!! E por falar em palas, lembrei-me da tua recente polémica da falta de educação, mas da outra educação! LOOOOL Pelo menos dá para rir, não é tudo mau!!

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito quando dizes "(...)a tal sinceridade é uma virtude superior à delicadeza" ou ao respeito. Aplica-se a muitas situações e mostra como cada vez as pessoas têm menos a noção do outro como um igual. Confesso que eu até gosto de roupa mas não ligo nada à moda. Vou vestindo. Mas bem, agora fiquei com medo de sair à rua.

    ResponderEliminar
  21. Eu concordo com tudo que foi dito pela "Lau". Não sejamos assim tão ingénuos ao ponto de pensar que a Pipoca com a experiência e notoriedade que tem hoje em dia não estivesse já à espera desse género de comentários. Além disso, a moderação existe para isso mesmo e se não quisesse não os publicava. O objectivo daquele post é precisamente este, estar toda a blogosfera a falar e comentar o blog. Isso "apenas" lhe vai trazer mais visitas, mais vendas do livro e por isso acredito que ela se ria de todos esses comentários.

    E é óbvio que se fazes um post apenas com looks teus, os comentários serão sobre isso! E ela é a 1ª a criticar também o look dos outros. Vejam o que disse sobre a Carolina Patrocínio. Enfim...

    Adoro o blog dela mas detesto esta onda que se criou de "a coitadinha".

    BJS*

    ResponderEliminar
  22. Concordo com a Lau...eu adorava o blog e acho que se está a tornar desinteressante...
    Por outro lado o teu está cada vez melhor, Luna.
    Susana

    ResponderEliminar
  23. As pessoas só comentam assim, porque afinal ninguém neste mundo virtual "dá a cara"..
    É triste..!

    beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Na sequência deste post fui espreitar os comentários e fiquei chocada...esses dos leggins é puro provincianismo. Teria eu 13 anos, e usava uns calções com uma renda preta ao fundo (80´s) e saí da igreja na terreola dos pais, quando uma senhora me aborda e me diz que eu parecia uma prostituta...eu chorei copiosamente, claro está...Pensei que, tais atitudes tinham ficado para trás no tempo e na província, mas parece que não!

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente quem tem os comentário abertos (ainda que moderados) arrisca-se sempre a isso. Nesse tipo de post só há 3 opções: Ou se diz bem, ou se diz mal ou não se diz.

    E a Pipoca sabe disso. Por cada comentário a dizer que é linda hão de haver 5 velhacas a dizer que não que parece é uma pega. Não é propriamente novidade.

    E se o sabe e ainda assim opta por ter a caixa de comentários disponível e opta por publicar esses comentários dando-lhes tempo de antena, então lamento mas shame's on her. Eu não tenho moderação de comentários no meu blog, mas havendo algum comentário que considere ofensivo é logo eliminado. Ela só ganhava em fazer o mesmo.

    Luna, sê sincera, quantos comentários com aquele tipo de conteúdo é que tu publicarias?

    Eu sou sincera e respondo: 0

    Dizes ainda: "E mais importante ainda, não quer dizer que as pessoas não usem o seu discernimento para filtrar aquilo que devem dizer ou não." com o que concordo a 200%. Mas sabendo que há pessoas que não o fazem não teria mais lógica resguardar-se deste tipo de merdinhas? Moderar os comentários ou não publicar alguns não era de forma alguma um atendado à liberdade da Pipoca, mas sim uma forma de ser superior a isso.

    ResponderEliminar
  26. Eu acho que qualquer pessoa tem o direito de não gostar dos looks que alguém publica.

    Mas uma coisa é dizer "não gosto muito mas gostos não se discutem", outra coisa é dizer "tens as pernas tortas, muita celulite e três pelos a sair das canelas". Por favor!

    ResponderEliminar
  27. Daniela, sinceramente, acho que publicaria a maioria. Tal como permito a existência no meu blog de comentários em me dizem ser uma pessoa execrável. Porque por regra só apago aquilo cujo conteúdo acho extremamente ofensivo, tipo insultos directos a mim ou a outros.

    O grande problema do teor dos comentários no blog da pipoca, é que, na sua maioria, nem sequer procuravam ser ofensivos, mas "opiniões sinceras". Quase nenhum deles cruzava o limite daquilo que considero publicável, mas no entanto achei-os extremamente maldosos, mal educados, e sem qualquer noção de civilidade.

    E sim, é verdade que nos arriscamos a levar com este tipo de comentários, mas a culpa não está em nós, mas em quem não tem o bom senso e discernimento de se abster de dizer o que pensa, sem ter em consideração os sentimentos de quem o recebe.

    Por exemplo, eu não acharia ofensivo alguém dizer-me que eu tenho um rabo grande, mas ficaria magoada, triste e com a auto-estima em baixo. E por isso agradeço que não o façam, mesmo que o pensem.

    ResponderEliminar
  28. Tanta polémica faz-me um bocadinho de confusão.

    Acho horrível certas coisas que dizem e tem que se percebem a diferença entre a opinião sincera e a a má educação.

    Mas... a Pipoca em 50% (e estou a ser simpática) do que escreve diz mal de alguém, diz que algo é piroso, diz que algo é out (como por exemplo dizer mal dos casais que vão a casamentos a condizer).

    Portanto, ela pode e os outros não? Ela pode, porque é jornalista e conhecida e etc, e os outros são uma cambada de invejosos?

    Hum, lamento mas não consigo ver tão preto no branco. E faz-me confusão a carneirada dos defensores da pipoca, é um problema que tenho.

    E na minha opinião, ela anda na moda sim, e até tem bom gosto. Agora coordenar as duas coisas não me parece que consiga muito bem, mas é a minha opinião.


    Bom blog (o teu)

    ResponderEliminar
  29. Espiral

    é completamente diferente eu dizer que acho unhas de gel horríveis e o cúmulo do piroso, e ir dizê-lo a alguém que as use e goste o que acho e que lhe dão ar de pega.

    Como é diferente eu aqui criticar a Scarlett Johansson ou escrever-lhe a dizer-lhe.

    Eu falo mal de muita coisa, no geral. Ou, no limite, de famosos em particular, mas cuja probabilidade de irem ler o que eu digo e ficarem melindrados com isso é mínima, senão inexistente.

    Por isso, sim, a pipoca pode dizer mal, porque geralmente não se refere a ninguém em particular ou vai dizê-lo a pessoas nas suas caixas de comentários.

    Estas pessoas não podem - ou melhor, poder podem, tanto que o fazem - porque se dirigem directamente a alguém, que o vai ler, e que, por mais fairplay que tenha, não vai gostar.

    É a diferença entre dizer que não se gosta de leggings de padrão animal ou que ela parece uma puta.

    ResponderEliminar
  30. Sim, também não acho bem certos comentários, como esses do puta e etc.

    Mas há muita gente que deu apenas a opinião de "não gosto" e são logo apelidados de "invejosas" e "mal comidas", pelos defensores do sítio.

    E se acho de extrema má educação um lado, também acho o outro.

    Apenas isso.
    De resto comentários maliciosos e maus são apenas isso, comentários maus. Infelizmente atingem e magoam.

    Mas acredito que também tenha a ver com o tipo de blog. Conheço blogs muito bons (com caixa de comentários aberta) que não recebem aquele tipo de comentários...
    Bem, faz pensar no mínimo.

    Obrigada por teres respondido.

    ResponderEliminar