17 de setembro de 2009

Ser o maior

In many people it is already an impertinence to say 'I'.
- Theodor Adorno

Uma coisa que sempre me fez confusão, é a facilidade com que certas pessoas se afirmam publicamente melhores que outras, declarando despudoradamente que o outro não lhe chega aos calcanhares, ou que ainda tem de comer muita sopa para atingir o seu nível. Eu, mesmo no auge do meu convencimento, confesso que não sou capaz de tal arrogância, não tenho tanta lata, até porque não me tenho assim em tão boa conta. Lembra-me um artigo que li há tempos, sobre um estudo que demonstrava que eram os menos aptos que demonstravam maior tendência a sobrevalorizar-se, por ser menor a sua capacidade de auto-crítica. Razão para se dizer que, pior do que falsa modéstia, só mesmo a sua falta.

3 comentários:

  1. Com certeza...... vc já reparou, que quem se auto-afirma sempre é uma pessoa que tem problemas com sua auto-estima?????
    bjoquinhas

    ResponderEliminar
  2. até podem ser pessoas simpáticas e nossas amigas, mas falsa modéstia que até parece extremamente sincera dispenso dos outros. e eu até sou uma pessoa demasiado auto-depreciativa!

    ResponderEliminar
  3. Mas isso é como no emprego, o gajo que critica todos é sempre o mais incompetente, enquanto que o gajo que faz criticas construtivas, no meio de uma piada é o gajo que sempre nos surpreende em qualidade de trabalho.

    ResponderEliminar