23 de setembro de 2009

T-shirts, seriously?



Tal como as t-shirts do Hard Rock servem para mostrar ao mundo que se é viajado, as de Bolaño servem o exibicionismo literário. Uma ténue linha separa snobismo de bimbalhice.

(com tanto marketing mais parece o Harry Potter)

26 comentários:

  1. E qual é o problema do Harry Potter?

    ResponderEliminar
  2. Ahahaha!

    Nem o Segredo, Luna ;-)

    ResponderEliminar
  3. Ai god, não há problema nenhum, era só uma comparação com o enorme golpe de marketing.

    A sério, esta mania da perseguição dos ofendidinhos do costume já começa a fartar.

    ResponderEliminar
  4. Não vejo nenhuma perseguição e também não estou "ofendidinho". Foi só uma pergunta. Se calhar o melhor é não disponibilizares comentários.
    Mas já agora... Enorme golpe de Marketing? Tens a certeza?

    ResponderEliminar
  5. http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/4686515.stm

    http://2666.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, mesmo! Não há paciência para pessoas que se julgam melhor que outras só porque têm opiniões diferentes. Temos pena, muita peninha, mas não temos que agradar a todos. E ainda bem que assim é! Caso contrário, que piada teria?!

    ResponderEliminar
  7. Falo do circo montado em volta dos lançamentos.

    ResponderEliminar
  8. Esta t-shirt é o cúmulo. Mais depressa vestia uma a dizer Star Wars. Ao menos os que gostam da trilogia (eu incluída) são assumidamente nerds, e não andam aí a dar ares de inteléquetuais e supra sumo da batata.

    (excepto se topam com tarados da trilogia dos anéis, que aí saca-se do sabre de luz e mostra-se-lhes como é.)

    ResponderEliminar
  9. Bem, eu ainda nem tinha ouvido falar do livro, mas como dizes ali para baixo, tudo o que é demasiado falado não me atraí. Às vezes dizem que é mania :P

    ResponderEliminar
  10. Luna, eu também não tenho pachorra para os chatos que referes (e vais referindo de tempos a tempos no blogue). Já escrevi que me chateia, quando digo que detesto André Sardet e me respondem "isso é porque não gostas de música romântica", ou quando destruo num comentário maldoso e excessivo os Killers e me vêm fãs deles, muito ofendidos.

    Mas olha que às vezes, uma crítica descontraída, mordaz e com a sua dose de excesso e maldade, a uma ideia que surja num texto teu, pode não ser fruto dessa mentalidade intolerante e consensualista, mas o contrário - é apenas alguém que também gosta de dizer o que pensa, quer gostem ou não, quer seja consensual ou não.

    abraço.

    ResponderEliminar
  11. Nuno

    não me chateia que me digam o que pensam, ou critiquem uma ideia. Chateia-me não poder fazer uma puta duma referência ao que quer que seja (e que neste caso nem sequer manifestava qualquer opinião ou juízo de valor à obra em si) e virem logo perguntar-me "qual é o problema do harry potter". Não se aguenta.

    ResponderEliminar
  12. Eu estou com a Cor do Sol... Esta frase assim...

    Bem, isto para dizer que tudo o que tem mkt a mais, me faz não querer ver, ler ou whatever, pode ser pirracinha minha, mas tira o interesse das coisas. E já que se falou nisto, o Harry Potter está no mesmo patamar, nunca fui ver ao cinema, e acho que ainda só vi o 1º, precisamente porque perdi logo o interesse.

    ResponderEliminar
  13. Não me vais dizer, que por causa de gente sem sentido de humor, ou com dificuldades com ideias diferentes das suas, vais deixar de ter comentários?!

    ResponderEliminar
  14. Já estive mais longe. Cada vez me cansam e irritam mais, e se ainda não o fiz, é porque não deve pagar o justo pelo pecador, e há quem tenha opiniões pertinentes que não quero perder. Mas que ando tentada, ando.

    ResponderEliminar
  15. Compreendo, Luna.
    E é exasperante, às vezes. Mas este é o país em que se usam as palavras "elitista", "elite" e "intelectual" como insultos.

    Para muita gente é incompreensível que se seja realmente crítico. O que esperam é massagens leves e balsâmicas no senso comum.

    Mas não deixes nunca de dizer o que pensas, da forma que achares melhor. Este blog é teu e não tens de negociar com ninguém a forma de te expressares ou os alvos da tua ironia.

    abraço.

    ResponderEliminar
  16. Achei piada à frase "A obra prima" na t-shirt. Neste caso acho que não há linha separadora de snobismo e bimbalhice, é tanto das duas para quem distribui isto que até enjoa.

    ResponderEliminar
  17. Olá Luna… Já sigo o teu blog ha algum tempo (descobri através da querida Kitty Fane) e ainda não tinha te tinha comentado… Mas hoje, por estar também um pouco cansada de te ver sempre nesta “lufa-lufa” com os comentários resolvi também dizer qualquer coisita porque não ha paroxorra! Por amor de Deus, de Alá, de São Pedro e tudo e tudo e tudo... Bom tudo isto porque penso que este tipo de comentários/críticas que recebes se deve tão somente ao “culto da falta de RESPEITO” tão presente na nossa Cultura. Agora é chique e está na mora não respeitar o espaço dos outros e assim como o “nosso” próprio espaço. Enquanto grande maioria das pessoas que lêm blogues e ando por ai nisto que chamamos VIDA, QUOTIDIANO, DIA-A-DIA, SOCIEDADE, não perceberem que ao desrespeitarem o espaço dos outros estão a pôr o seu espaço tambem a ordem do desrespeito e desrespeitando-se a si próprios, nunca conseguiram passar por “blogues” (como é o caso) e entender que essa é a opinião da/o dententor/a do mesmo e que se querem perder tempo das suas vidas, por favor, não facam os outros perder igualmente tempo das suas.
    Respeitem o espaço de cada um, caros leitores...
    Todos nós temos direito as nossas opiniões, tal como os que discordam ás suas, no entanto dêm contributos plausíveis a nossa sociedade...
    Se não gostam do blogue, não leiam, não aborreçam na área que nem é vossa. A isso é o que eu chamo de “Leitura Masoquista:... Continuar a seguir/ler aquilo que em nada me agrada.
    Mas isto é so a minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  18. Olá Luna,
    já acompanho o Horas Perdidas há imenso tempo, e é um dos meus blogs preferidos. Nem sei se já cheguei a comentar alguma vez ou não, mas a verdade é que a maior parte das vezes concordo contigo, não fazendo sentido algum fazer um comentário a dizer concordo em cada post em que expressas uma opinião.
    E como eu devem existir imensos visitantes, que apreciam o que escreves,principalmente as tuas opiniões em relação aos temas que escolhes abordar. Assim sendo, e desculpa a pretensão de deixar-te um conselho, ignora. É difícil porque o teu blog é um espaço teu que criaste exactamente para o utilizares como entenderes, e, assim deve ser. Escreve o que entenderes, limita a extensão das tuas opiniões de acordo com os teus limites, porque assim deve ser. E é exactamente por isso que eu te leio, assiduamente!
    E por se afirmar que se gosta de x não tem de se pedir desculpa a todos os que gostam de y...

    Enfim, continua. :)

    ResponderEliminar
  19. Ora, deixa de escrever, eh o que eu digo. Como nao se agrada a gregos, troianos, ingleses e indianos, mais vale eh deixar de escrever! Para nao ferir susceptibilidades!

    Adoro os Twilight. Gostei assim assim dos Millennium. Adoro Harry Potter e gostei do 1984. Amei os Cheasepeake. Adorei alguns Perez-Reverte. Ohhhh que bimba sou eu. Ou ohhhhh que culta sou eu.

    Bahhh, gente chata.

    ResponderEliminar
  20. Bem sei que o último post, cujo título é "Desabafo", não permite comentários, mas queria dizer à mesma que estou solidária ctg. É que já me irrita isso tb. O pior e surreal é que as pessoas levam tudo à letra o que se escreve e aqueles que nos conhecem pessoalmente e sabem que temos um blog depois mandam boquinhas. Mas tá tudo doido???? Bjs grds. Sunrise

    ResponderEliminar
  21. Se por cada comentário com o intuito de provocar escreves dois posts, eles não vão terminar concerteza. e agora estás a fazer birra e não permitiste comentários;)

    ResponderEliminar
  22. Não permiti comentários porque não me apeteceu e porque haveria de vir alguém falar nos sentimentos do pigmeu ceguinho e perneta e que lá por eu ter 2 olhos e 2 pernas não é preciso ofender os coitadinhos que não têm, e que as pessoas não são nada chatas, eu é que estou a generalizar injustamente, porque se comentam é porque têm liberdade de expressão e é para o meu bem, e que gostos não se discutem e têm de ser respeitados, a não ser que vão contra os gostos de quem lê o blog, e que nesse caso então já não tenho o direito de manifestar os meus, porque não tenho nada que andar a insultar os outros não gostando da mesma coisa que eles.

    Cansa-me muito.

    ResponderEliminar
  23. P.S. Felizmente, uma coisa que ainda posso fazer, é escrever aquilo que me apetecer no meu próprio blog, e se me apetecer escrever trezentos e quarenta e três posts por cada comentário que me irrita, felizmente posso fazê-lo, porque, e embora as pessoas por vezes percam essa noção, o blog ainda é meu.

    ResponderEliminar
  24. Claro que podes,não foi isso que escrevi.

    ResponderEliminar
  25. Acho é que é uma causa perdida, o humor e a ironia não são entendidos por todos (ou até entendem mas preferem chatear na mesma) mas isso não retira nenhuma piada ao que escreves.
    E os posts de indignação também são engraçados :)

    ResponderEliminar
  26. ah ah! nunca tinha ouvido falar no livro nem no Boleano até ter lido aqui no blog!
    Santa ignorancia (a minha!)... Serão vantagens de emigrante? :)

    ResponderEliminar