14 de outubro de 2009

E falta decidir qual destes trazer, para me lembrar de casa



Cunhal - Desenhos da Prisão

16 comentários:

  1. Gosto particularmente do primeiro!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não sou do partido, mas isso não me impede de achar estas gravuras lindíssimas, nem de me fazer lembrar a minha casa, onde estão penduradas algumas.

    ResponderEliminar
  3. Percebi-te.
    O que queria dizer é que os trabalhos dele estarão sempre envolvidos pela aura da sua persona politica e pelo culto da mesma por parte dos seus militantes, justa ou injustamente.
    Não imagino alguém a adquirir desenhos do Alvaro Cunhal sem ter uma simpatia pessoal pelo homem e pelo politico.
    Eu sou simpatizante, mas não eleitor do partido.

    ResponderEliminar
  4. Acho que a grande maioria das pessoas da geração dos nossos pais se divide essencialmente em 2 facções: os de esquerda, simpatizantes da revolução e de Cunhal, mesmo que não sejam do partido e nele não votem; os da direita conservadora e reaccionária, simpatizantes do antigo regime e que, como tal, detestam Cunhal e tudo o que ele representa.
    Sendo os meus pais pertencentes ao primeiro grupo, a aquisição da colecção de gravuras representa o respeito e simpatia por uma figura que resistiu, lutou contra o regime, esteve preso e exilado, e quer se queira quer não, é um dos principais responsáveis pela queda da ditadura. E isso é de louvar, mesmo que não se concorde com todo o percurso político posterior.

    ResponderEliminar
  5. E é também trazer comigo um pouco de história, lembrar que existiu uma ditadura, mortos, presos políticos, e resistentes. E estes desenhos da prisão, que sem nenhuma desta simbologia são lindíssimos, tornam-se ainda mais bonitos se os pensarmos como a forma de manter um espírito livre, mesmo em cativeiro.

    ResponderEliminar
  6. Decididamente o das duas mulheres.

    ResponderEliminar
  7. Luna, não leva a mal que no rebanho dos seus seguidores haja uma ovelha ronhosa, contestatária, que é aqui o je? A prova é que, na minha opinião, nem "uma grande maioria das pessoas da geração dos nossos pais se divide essencialmente em 2 facções etc."; nem Cunhal foi "um dos principais responsáveis pela queda da ditadura." E isto porque na geração dos seus pais, a que pertenço, havia entre reacconários e comunistas uma larga camada (a que se chamava, no jargão da época, o “contra”) que no pós-Abril veio a integrar uma parte do PS, o PSD e uma parte do CDS. Quer dizer que não havia duas facções, havia quatro: as que indica mais os contras mais os indiferentes. Quanto à queda da ditadura a história factual, não mitológica, do 25 de Abril, não autoriza muitas dúvidas: o regime caiu porque o exército (em particular a sua componente miliciana) se cansou de uma guerra aparentemente sem fim à vista e crescentemente exigente em comissões de serviço. Cunhal desempenhou um grande papel ... depois. Claro que o depois nunca teria sido o mesmo se antes do 25/4 muitos não tivessem mantido acesa a chama da contestação e é claro também que no MFA se enxertaram muitas influências que haviam nascido na oposição presa, emigrada ou latente. E aqui o PCP e Cunhal fazem parte incontornável do séc. XX Português. Daí a atribuir-lhes um grande papel na queda do regime do Estado Novo ...

    ResponderEliminar
  8. JMG

    obviamente que tem razão, mas como há de calcular, não era a minha ideia fazer uma análise política exaustiva de todas as facções existentes na altura para explicar o porquê de ter estas gravuras, pelo que optei por uma simplificação. Simplificação essa que associava uma certa simpatia pela figura de Cunhal e respeito pela importância que teve na resistência ao regime, que teve sim muita influência na sua queda, ainda que indirectamente - sim, eu sei que foram as forças armadas, às quais o meu pai por acaso até pertencia - e que essa simpatia e respeito que não implicam que se seja militante do PCP, mas, grosso modo, de esquerda (ou centro direita, embora na altura ainda nâo existissem os partidos como hoje conhecemos) e pró 25 de Abril. Pronto, era só isto, que não sou analista política nem de todo era essa a ideia do post.

    Era só mesmo mostrar as gravuras de que mais gosto.

    ResponderEliminar
  9. São todas lindas mas a segunda tem um quê de angústia, de Portugal antigo, de sentimento de repressão que me fascina mais.

    Talvez sejam os olhos.

    ResponderEliminar
  10. A primeira, pra te lembrar que podes abarcar o mundo num abraço, que nunca vais estar sozinha e que não voltas a comer pizza congelada nos teus anos.

    ResponderEliminar
  11. Só quero mesmo agradecer o facto de me teres dado a conhecer estas gravuras. Não as conhecia, nem fazia a mínima ideia deste "talento" do Cunhal. Gostei muito. Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Se tivesse tido tempo para escolher trazia todos, paz.

    ResponderEliminar
  13. as mulheres...
    escolheria as mulheres, apesar de sentadas estão prontas a sair a qualquer momento, há uma acção enorme nesta posição estatica e espectante.

    ResponderEliminar