12 de outubro de 2009

Individualismo #2

O que se torna uma coisa chata para quem, não sabendo mentir, de tempos a tempos tem de responder que sim, que gosta imenso de trabalhar em grupo e tem imenso espírito de equipa, juntamente com o ser muito dinâmica e empreendedora - seriously, acham mesmo que 90% das pessoas podem ser dinâmicas e empreendedoras? -, coisas que hoje em dia estão muito na moda e sem as quais ninguém nos dá emprego, e, enfim, uma pessoa tem de fazer pela vida.

4 comentários:

  1. Detesto este conceito - o empreendedorismo - sempre na ponta da língua da maior parte. Não há paciência para tanta repetição. O que diz muito sobre a qualidade de quem a profere, já que lhes falta exactamente isso (no sentido de inovação).

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou empreendedora nem dinâmica (se o fosse não estava como estou), mas isso não significa que não trabalhe, e bem. Ponham-me um trabalho à frente e eu faço-o, com todo o emprenho e dedicação. Ultrapassa-me um bocado a histeria com a necessidade de todos sermos assim (como se fosse possível sermos "todos" de uma certa forma!!).

    Infelizmente, não tenho as ideias muito claras, e apenas algumas, poucas, convicções muito fortes.

    ResponderEliminar
  3. Mas isso dos grupos é porreiro: uma minoria faz o trabalho todo e o resto finge e fala. Basta pertencer à maioria.

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje estava a pensar nos clichés que se esperam ouvir nas entrevistas de emprego: que trabalhamos bem sob pressão (mentira: é vir alguém com prazos atrasados e passamo-nos logo), que somos empreendedores (a julgar pelo número decrescente de iniciativas privadas neste país, não creio) e responsáveis (cumprir horários e ser pontual é ser responsável e no entanto...).

    Eu cá confesso: sou uma mais-valia reconhecida por todos para quem trabalhei. Não teria ganho nenhum dos trabalhos que ganhei se tivesse dito as coisas como elas são nas entrevistas.

    ResponderEliminar