26 de outubro de 2009

Ironia #2


E eu diria que o que se evidencia é que não percebem nada de Saramago. Nem de ironia.


7 comentários:

  1. Era rede ou arame farpado?

    ResponderEliminar
  2. Mau, mau, foi quando o Saramago afirmou que Deus criou o mundo em seis dias, descansou ao sétimo e que desde então não tem feito nada. Não ouvi dizer, assisti a isto. Se fosse crente, e conhecedora de um mínimo da bíblia, esta demonstração de ignorância (não, não era ironia... ou então ainda ironiza pior que a MFL) doía-me.

    Como ateia, parece-me que Saramago tem uma pedra no sapato com Deus, e no fundo acredita que ele exista. Nenhum ateu fala de Deus como ele o fez. Para nós, simplesmente não existe, pelo que toda a Bíblia é uma obra de ficção (embora admirável, admito), e não mandamos bocas ao que Deus fez ou deixou de fazer. E que por acaso foi muito, que todo o antigo testamento é um relato sobre um Deus intervencionista, só com Cristo passou a agir através de procurador.

    Enfim, o debate com Carreira das Neves (que até foi muito educado e respeitador, em não desmascarar mais abertamente a ignorância e falácia das ideias de Saramago) foi confrangedor.

    Saramago tem obra feita, já produziu muitos e bons livros, mas de uns anos a esta parte perdi-lhe o gosto, e há uma semanita que lhe venho perdendo o respeito, sinceramente.

    ResponderEliminar
  3. Er... assim de repente... o que é que Deus fez depois do sétimo dia?

    ResponderEliminar
  4. Bom, fartou-se de conversar e dar instruções a figuras importantes, como Abrão e Moisés. Segundo o AT, foi Deus quem elaborou e entregou a Moisés as tábuas dos dez mandamentos, com a lei fundamental (tipo a constituição da época), e já antes disso "inspirou" todas as acções de Moisés, para além de ter determinado o curso da história dos judeus, lançando as pragas sobre o Egipto, abrindo o Mar Vermelho à sua fuga, e por aí fora.
    E temos também as bonitas histórias dos castigos divinos, tipo Sodoma e Gomorra, já para não falar daquela vez em que achou a sua criação (homem) andava tão mal que mais valia começar de novo, vai daí mandou o Noé construir a arca para se salvar e à sua família (parece que eram boas pessoas) e mais um casal de cada espécie, e criou o dilúvio, que extinguiu todos os outros seres humanos.
    Era um Deus claramente intervencionista, que não só lançava os dados como viciava o jogo, sempre que isso lhe parecia bem.
    Já Deus do NT, para além dos milagres (que davam uma certa ajudita à credibilidade do filho, que ele pp mandou, para espalhar a sua palavra e por ela ser sacrificado), aparece pouco.

    ResponderEliminar
  5. Em quase todas essas histórias Deus foi um bocado mauzito não?

    ResponderEliminar
  6. Diria mesmo que foi muito pouco divino (blasfémia!).

    Não agora a sério: depende do ponto de vista, e aqui é que se vê como a bíblia é uma leitura interessante do ponto de vista histórico (história dos povos e da imagem do divino que tinham, entenda-se, que eu não acho que a bíblia seja um manual de história).
    Do ponto de vista do povo escolhido, criado por deus à sua imagem e semelhança, guiado por este para a terra prometida, claro que todos estes actos eram mais que justificados, porque Deus apenas cumpria a sua vontade e protegia os seus fiéis - os verdadeiros, claro.
    Era tipo um pai mal disposto, que não se ensaiava em passar os filhos a chicote se se portassem mal, mas tb não deixava que mais ninguém lhes tocasse, que ai deles.

    Agora o que Saramago pretende transmitir é que a bíblia é uma verdade histórica para todos os crentes, que olham todos os episódios nela relatados como verdades incontestáveis. E acho que isso é um atestado de estupidez arrogante e injusto à maioria dos crentes. Que os há tapados, mas felizmente já são uma minoria (também são os que gritam mais alto, daí darem a aparência de que são muitos).

    Não contesto o direito de ele dizer o que bem entende, é um direito que tem. Mas que anda a fazer uma figura de velhote esclerosado e taralhouco, isso anda. O que me entristece, como antiga admiradora e ateia, tenhjo que dizer.

    ResponderEliminar
  7. Agora polémica à parte, apesar de ateia, gostei muito da visão que o padre Carreira das Neves (que defrontou Saramago no debate de sexta-feira na SIC) tem da Bíblia. Acho que se todos a interpretassem como ele (para quem a Bíblia é apenas uma obra de literatura, escrita por escritores - passo o pleonasmo - para passar uma mensagem, não sendo as histórias contadas necessariamente verdadeiras) haveria menos problemas no mundo.

    ResponderEliminar