18 de dezembro de 2009

Ai, está tanto frio em lisboa #5






À porta de casa.

20 comentários:

  1. são obviamente fotografias tiradas no bairro holandês em Lisboa. Ali ao lado do Martim Moniz...

    ResponderEliminar
  2. Aqui está igual! Trabalho num 6° andar e parece que estou dentro de um globo de neve!!!
    o meu querido carrinho estava irreconhecivel debaixo da neve....

    ResponderEliminar
  3. obviamente que na Holanda faz mais frio do que em Lisboa mas isso não significa que não esteja, igualmente, frio em Lisboa para as pessoas que aí vivem. não será concerteza um frio extremo mas é o suficiente para quem não está habituado a temperaturas um pouco mais baixas do que o habitual.
    o ano passado eu estava em espanha com neve e temperaturas quase negativas e este ano estou na madeira com 20 graus mas isso não quer dizer que vá andar de t-shirt e shorts e a criticar toda a população da madeira por andarem de casaco, collants, etc. só porque para mim isso não é frio. as pessoas habituam-se ao clima do lugar onde vivem e certamente que 4 graus de minima não é calor!!

    ResponderEliminar
  4. Não é calor, mas também não é "ai tanto frio, alerta amarelo". E 4 graus de mínima é mais que os -4 graus de máxima previstos para amanhã aqui. E por isso, se me dá licença, se me apetecer gozar, gozo.

    ResponderEliminar
  5. Luna, costumo ler o teu blog, aprecio e apoio bastante algumas das tuas ideas. No entanto, no que toca a temperaturas... de vez em quando queres fazer valer a diferença de temperaturas entre PT e Holanda. E cada vez que leio as ditas, faz-me 1 certa impressão. isto pq vivo no norte da Europa e neste país estão simplesmente 18 e 20ºC negativos. Se compararmos, também posso gozar, não é?É que -4 graus aqui são + que normais.

    Não leves a mal!
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Helena

    A diferença é que eu não ando para aí a queixar-me "ai ai ai, está tanto frio, coitadinha de mim", e aqui não se fazem reportagens com pessoas a queixarem-se do frio como em Portugal, onde não se ouviu falar de outra coisa na última semana - ele era notícias de jornal, reportagens, lamentos no facebook e blogs, etc. Sinceramente, já não há pachorra. Portugal é mais quente que todos os outros países da Europa, e as pessoas não páram de se lamentar que está muito frio com 10 graus.

    Sim, em Moscovo também estão -30, e as pessoas sobrevivem. That's my point, all this time. Não era para fazer de coitadinha. Pena que pessoas como tu e a Sofia não tenham entendido isso.

    ResponderEliminar
  7. P.S. E sim, podes gozar à vontade, mas não comigo, porque eu não te telefono, ou escrevo, ou falo no facebook a dizer "ai ai aqui está muito frio", que é o que me costumam dizer ao telefone, por exemplo. Aliás, os títulos serem :"ai está tanto frio em Lisboa" e não em Leiden espelhavam exactamente essa ironia.
    De resto, o tempo aqui é miserável o ano inteiro, incluindo o verão - nem me importaria de ter um inverno mais rigoroso se ao menos o verão fosse bom, mas não, não é, e chove tanto quanto no inverno - e daí por vezes fazer os quadrinhos: para lembrar às pessoas da sorte que têm. Pena que só quando se sai de Portugal nos apercebamos disso.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela resposta, Luna.

    Pena que tu não tenhas entendido o meu comentário e que sejas tão disposta a fazer julgamentos sobre pessoas "como eu". És muito sensível a comentários de terceiros, mas sentes-te picada muito facilmente, sendo que nesta situação específica a minha intenção não foi essa.

    ResponderEliminar
  9. "de vez em quando queres fazer valer a diferença de temperaturas entre PT e Holanda"

    "Se compararmos, também posso gozar, não é?É que -4 graus aqui são + que normais."

    Qual foi a parte que não entendi?

    Sim, eu sei que a Holanda não é o país mais frio, e também não o digo. Sim, eu sei que no norte da europa está ainda mais frio, e se vivesse no norte da europa também faria quadrinhos destes com as temperaturas do norte da europa, a comparar com portugal. Como se eu me estivesse aqui a lamentar do frio, poderias gozar, sim, e fazer quadrinhos com as temperaturas de onde vives. Acontece que não era eu quem se estava a lamentar, mas todos os meus amigos/familiares/etc. em Portugal, daí eu gozar. Posso?

    ResponderEliminar
  10. Ai Ana não ligues... não ha paciencia... se nao gostam dos comentarios, nao leiam....!!! ou se nao percebem a essencia...
    ahahahahah
    Olha aqui tb faz um frio do caralho, 1 grau qd vou p o trablaho às 7 da manha, e nao passa dos 7 graus durante o dia.... e nao ando p ai a dizer ai que frio,ai que frio... é normal estamos em Dezembro...
    aahhahahaah, e tiro-te o chapeu de conseguires andar com a bici toda nevada de meias e saltos....

    ResponderEliminar
  11. Continuando o comentário da Miss Rita:
    Eu tiro-te o chapéu de andares de bici quanto mais com o frio E de saltos E de meias E vestido (mas isso é porque eu e as bicicletas não somos grandes amigas).

    Anyway, compreendo o pessoal de Lisboa porque também estou agora numa zona mais fria do que aquela a que estava e, vai na volta, também me sai um 'tá aqui um frio, pá...'. Mas obviamente, tens todo e qualquer direito de gozar com isto porque também me dá cabo da cabeça quando eu estou aqui com -1ºC ou -2ºC (e habituadinha a 10ºC de minima) e me dizem "epá, hoje tive que usar meias grossas". (mas, la está, tu agora deves estar a ler o meu comentário e pensar "'-1ºCº'? Queria-te ver com neve, pá!".

    ^^

    ResponderEliminar
  12. Aqui temos frio, sim, e depois? Gostamo-nos de queixar. Somos assim. Para ti e para outros é calor, para nós é frio e ponto final. Somos uns queixinhas de merda não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  13. Eu entendo muita coisas e uma delas é que tu não tentas ver a perspectiva das outras pessoas, pessoas que não estão habituadas a temperaturas mais baixas do que o normal e que também têm o direito a queixar-se, chama-se a isso ser uma pessoa empática. Gosto do teu blog e leio-o regularmente, só acho uma pena tantos posts sobre o tempo na Holanda para provar algo que é muito claro para todos (incluindo os teus amigos e familiares): o tempo aí é mais frio do que em Portugal! Acho que qualquer dos teus leitores já entendeu isso desde Setembro, eu pelo menos já. Vês, até entendo algumas coisas mas acima de tudo tento sempre entender a opinião dos outros.

    ResponderEliminar
  14. Pessoal:

    eu vivi em portugal durante 27 anos, ok? eu sei como é e também me queixava. acontece que ao mudar para outro país bem mais frio - e bem que sofri no início - a pessoa aprende a relativizar e a ver que na verdade até tinha muita sorte no país em que estava, e que o queixume se torna apenas maçador, especialmente para quem vive outras realidades.
    Querem queixar-se? Queixem-se, mas depois também não se armem em virgens ofendidas cada vez que alguém goza com isso. A liberdade serve para os dois lados, right?
    Além de que eu não vou chatear ninguém no seu blog, faço-o no meu, porque, bem, é meu, e só lê quem quer e só se ofende quem quer também. Don't take it so seriously.

    Beijinhos e bom Natal

    ResponderEliminar
  15. Adoro a 4ª foto, aquela árvore está tão bonita pá!

    ResponderEliminar
  16. Eu preferia, juro-te que preferia, ter o frio daí ao frio daqui. Entramos em casa e podemos usar t-shirt e alcinhas (não é?). Dormimos quentinhos. As lojas estão quentes e servem para moderar o frio que sentimos na rua. A trabalhar em qualquer lado não sentimos frio.
    Aqui em Portugal não se sente só frio na rua: sente-se nos escritórios muitos deles sem aquecimento ou com o dito avariado, sente-se nas casas que o mais que poderão ter na maioria dos casos é um aquecimento numa divisão, sendo que passas para as outras e continuas gelada (há aquecimento central em algumas casas recentes e os ordenados médios aqui não suportam as mensalidades do dito). Desse pequeno pormenor faz-se a diferença entre o sul e o norte da Europa, um pormenor que justifica que se continue a não apostar no aquecimento aqui, porque de facto são raros os dias com temperaturas muito baixas, e que origina os alertas amarelos. Que são amarelos, não são laranjas nem vermelhos. É porque aqui morre-se de frio, aí se calhar não.
    E na semana em que não se falou de outra coisa não estavam 10 graus. Esses 10 graus existem em muitos Invernos. Claro que 10 graus a seguir a temperaturas baixas faz com que nas tais casas sem aquecimento ainda esteja frio (e daí que as pessoas se queixem). Nessa semana houve uma manhã que o carro de um amigo meu acendeu a luz de estarem abaixo de 4 negativos (em Lisboa!). Podes gozar, obviamente. Mas também não menosprezes o que te dizem daqui, eu sei o que é estar longe e gozar com Portugal, quando estive em Manchester também gozava quando a minha mãe dizia que aqui estavam 12 graus. Mas chego aqui e os meus sensores térmicos relembram-me...
    Tenho amigos que foram para a Dinamarca viver e desde que lá estão, quando cá vêm fazem figuras mais tristes que eu a falar do frio :-p Porque não estão preparados para o frio que passam aqui dentro de casa :-)
    Isto tudo para dizer que não fico ofendida com o que escreves, longe disso. Mas relativizar por relativizar, o alerta amarelo também é relativo a Portugal e não à Holanda.

    ResponderEliminar
  17. Eu sei disso tudo, e bem me lembro de ir para a faculdade e nunca tirar o anorak o dia todo, no entanto há uma série de coisas que as pessoas têm como certas e inalteráveis, sem pensar que as poderiam mudar, bem como alguns mitos que não são, de todo, verdade. A ver:

    1. As pessoas não estão habituadas. Mentira. Todos os anos, por esta altura, as temperaturas descem e as pessoas queixam-se do frio. Todos os anos, mais cedo ou mais tarde, entre dezembro e fevereiro, toda a gente tem frio, porque é Inverno, mas assim que passam essas semanas nunca mais se lembram disso até ao ano seguinte, onde voltarão a queixar-se do frio sem fazer nada para o prevenir.

    2. As pessoas não podem pagar. Mentira. Algumas pessoas não podem pagar, tal como aqui, mas se falarmos de classe média ou das pessoas que normalmente aqui comentam no blog - lembro, aliás, que ainda há bem pouco tempo tive imensa gente aqui a gabar-se de ganhar mais que eu e mesmo a dizer ter filhos em colégios com mensalidades que custam o mesmo que a minha renda da casa.
    Não podem pagar 300€ por mês, obviamente, mas em Portugal só é necessário aquecimento entre 1 a 2 meses ao ano, pelo que a seguir a um investimento inicial maior - num recuperador de calor, por exemplo - os gastos a nível anual não seriam maiores que, por exemplo, o que gastam em telemóvel - e como os portugueses gastam em telemóvel, credo. Eu, se fizer as contas, gasto quase um ordenado meu por ano em aquecimento - mais ou menos o mesmo que gastaria num carro, se o tivesse. Mas o conforto paga-se, e há prioridades que se estabelecem. A dos portugueses não é o aquecimento, verdade. Mas por escolha, não porque não haja nada a fazer. Por isso não ajam como se tivessem de viver conformados com isso, nem se ofendam quando alguém vos diz que o poderiam mudar, pelo menos nas vossas casas - edifícios públicos, etc, é caso à parte, admito.

    De resto, eu também rapo frio quando vou a portugal, mas obviamente as 2 semanas que vou no natal não justificam um imenso investimento em aquecimento. Ainda assim, há muitos anos os meus pais investiram numa salamandra, e a nossa vida mudou, porque aquece de facto a casa. No quarto tenho um a óleo, que dá para o gasto.

    Mas é como em tudo, sempre que alguém tenta mostrar que se poderia mudar algo de que toda a gente se queixa todos os anos, aparecem imensas desculpas para provar que não, que não é possível, e que teremos todos de viver para a toda a eternidade com frio quando estão 10 graus, porque portugal é o único país do mundo onde não é possível aquecer as casas por desígnios divinos.

    (já agora, não ando de t-shirt em casa, não chega a tanto, embora tenha a sala a 20ºC - tenho o do quarto desligado, para poupar um bocado, e porque o prefiro ligeiramente mais fresco, já que vou estar tapada na cama. mas caraças, já que me custa umas férias em cancun, ao menos que me sinta quase lá)

    ResponderEliminar
  18. OK, estamos basicamente de acordo.
    E além de ganhar pouco nunca me lembraria de me gabar de ganhar muito... Mas enfim, há pessoas e pessoas :-)
    Eu não sou das que se queixa do frio, até prefiro frio ao calor porque investi em bons casacos, uso roupa em camadas, tenho camisolas daquele material fantástico que se chama polar, e não ligo o único calorífero que tenho cá em casa porque prefiro ter a casa toda na mesma temperatura do que mudar de divisões entre o quente e o frio. Mas acho bem que se alerte as pessoas para o facto de ir estar mais frio do que é comum - estiveram negativos em Lisboa esta noite, pelo que percebi, o que como sabes é raro no Inverno aqui - porque mesmo assim vejo pessoas (só) de casaco de malha na rua... Acreditas? Acho que é por isso que alertam, e para não virem dizer que ninguém avisou.
    O alarido é a proximidade aos zero, o abaixo de 10. Porque 10-12 é o normal no nosso Inverno e com isso as pessoas já se habituaram a viver, acho eu.
    Também acho que se devia investir em mais infra-estruturas nas casas, quer para o frio quer para o calor - as temperaturas cada vez são mais altas no Verão! - acho. Eu ainda não ganho o suficiente para equipar o meu apartamento com isso; mas talvez um dia.
    Notinha: em telemóvel gasto 20 euros/mês e, como te disse algures, ando de transportes públicos. Não tenho filhos, vivo sozinha e pago tudo com o meu ordenado.

    ResponderEliminar
  19. meu! tá um puta calor no brasil! quando está frio, está frio. quando está calor é calor... e ponto! não importa se estão 10 ou -10. frio é frio e as pessoas sentem.
    não não sei qual qual é a ofensa em alguém sentir frio!

    ResponderEliminar
  20. Qualquer temperatura abaixo de 3 graus pra mim é pura ficção. Eu chamaria tudo de muuuiiito frio!! Por mais banal que seja o tema, é como ler um livro cujo cenário é totalmente alheio ao meu e ficar imaginando como seria. Por isso é instigante tanto ver as fotos quanto ler a conversa.

    ResponderEliminar