14 de janeiro de 2010

To date or not to date

Costumo, meio a sério, meio a brincar, dizer que "I don't date" ou "I don't do dates", sendo que o a brincar é só para disfarçar perante os meus pares e tentar parecer o mais normal possível. A verdade é que não gosto do conceito, daquela formalidade, de toda a ansiedade e constrangimento inerentes a um encontro a dois com alguém que mal se conhece e não se faz ideia se se tem alguma coisa comum ou algo a dizer, ou mesmo se se tem alguma vontade de eventually kiss, e morro de medo, pânico mesmo, dos silêncios incómodos, dos suores frios, da minha verborreia nervosa e de acabar a fazer a complete fool of my self, ou em bom português, figuras tristes e parecer uma perfeita idiota. Há ainda toda aquela pressão da existência ou não de um segundo date, e caso as rédeas da decisão não estejam exclusivamente nas minhas mãos, é coisa para causar abalos titânicos na minha frágil auto-estima, e mesmo que eu não quisesse, o facto do tipo não querer chateia-me na mesma, mas não quer porquê, deve ter a mania o grande palhaço, ou se calhar acha-me feia e gorda, ou será que levei sem reparar uma camisola com borbotos. E pronto, devido a tudo isto que se passa na minha cabeça perante a hipótese de um date ao qual ainda nem sequer aceitei comparecer, concluo que de facto não fui feita para dates e que o melhor é continuar assim. Claro que isto muitas vezes suscita dúvidas dos demais: "but if you don't date, how is anything supposed to happen at all?", pergunta pertinente com resposta igualmente honesta, que há que dizer estas coisas com frontalidade, "well, generally, it doesn't", sim, é uma dura verdade, mas se acontece não é assim, ou pelo menos comigo. Felizmente tenho tido a sorte de ter sido sempre agraciada com encontros mais espontâneos, boy meets girl through commom friends, meet each other casual and randomly a couple of times, rodeados de amigos, sem toda aquela awkwardness do tête-à-tête e da obrigação da exclusive attention, e se há empatia ela manifesta-se e encarrega-se de naturalmente nos empurrar para conversas all night long, até ao dia em que se torna inevitável that we sneak out together, especialmente com uns copos em cima, que é para não se ter de pensar muito, and you know the rest.
A esta altura já devem estar fartos desta coisa de eu estar aqui a mudar de língua constantemente, mas não me apetece pensar muito no que estou a escrever e na minha cabeça eu falo assim, so get over it. Isto tudo para dizer que ando very nervous com o facto de ter sido kind of asked on a date com a desculpa de uma drink after work e de me ver confrontada com a possibilidade não assim tão remota de ter de tomar uma decisão e dar uma resposta brevemente, sendo que a desculpa do agora não dá porque estou no supermercado and though I'm sure you'd love to meet my groceries, maybe another time - por acaso estava mesmo, que eu não minto - não poderá salvar-me novamente, isto se perante algo tão vago e difuso, o moço, que, diga-se de passagem, não está nada mal e é age appropriate e tudo, coisa rara these days, não se tiver assustado para todo o sempre e se atrever a convidar-me novamente.
Ai, estou tão confusa.

33 comentários:

  1. go for it! you should only regret, years to came, the (few) things you haven't done. So. go for it! Sem medos! give yourself a chance ;)

    ResponderEliminar
  2. Seriously?! this is the best post ever - ever, como quem diz, não li todos, mas este é demais. Acho que sou como tu. Vai no rol dos amigos, e mais encontros com amigos e o que tem de acontecer, acontece.

    Well... faltou apenas algum Dutch nestas lides :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  3. não perdes nada em tentar... a não ser que ele se revele um psicopata e te persiga para o resto da vida - just joking of course... :)
    mas como disse, há coisas que acontecem se nós arriscarmos um pouco, o que não quer dizer que tenhas que marcar casamento... :P
    tenta pensar nesse date de uma maneira mais leve, sem grandes expectativas e acima de tudo tenta divertir-te e distrair-te um pouco. é sempre bom para tentar atenuar certos problemas.

    ResponderEliminar
  4. Lindo! :) e em bom português: quem não arrisca não petisca! Ou seja, não perdes nada em aceitar! Go girl...and have fun! ;)

    ResponderEliminar
  5. São raras as mulheres que não se borrariam perante um date. Eu não me lembro sequer de ter tido algum,mesmo daqueles à séria com pessoas que conhecia mal. As minhas situações foram sempre com pessoas do "circulo".

    Bem, mas não leves regrets nenhuns da vida, nada como ir e tirar a prova dos 9!

    ResponderEliminar
  6. Bom, eu também falo assim na minha cabeça You know, half in english, e a outra metade em português. E não, eu não moro fora de portugal e nem ever vivi em Inglaterra or such thing. Adorei a forma como incluísta aqui uma ligeira piada sobre um outro texto algures que comentaste sou wisely. Dos dates não vou falar. I'm such a chicken in these things que não tenho lata de dar opiniões sobre isto a quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  7. Vá, vai lá. Que tens a perder? Dá uma oportunidade a ti mesma, mulher! :)

    P.S. - Cuidado, escolhe bem a camisola não vá surgir de uma manga ou coisa que o valha um borboto mais descarado mesmo a meio da conversa. E, já sabes, se tal acontece é meio caminho andado para o insucesso do vosso encontro.

    ResponderEliminar
  8. Como diria o Zezé Camarinha na nova publicidade do Wall Street Institute...you're done to the beef!

    ResponderEliminar
  9. Opa completamente. Mas acho que isso dos dates é um pouco cultural. Eu costumo dizer que em Portugal we do not go on dates. É como dizes, conhecem-se pessoas através de outras ou ocasionalmente, não é preciso haver aquele empurrão forçado e incómodo. E pessoalmente acho tão mais fácil conhecer alguém entre amigos, com conversas em que alguém tem sempre algo a dizer e não temos de lidar com os silêncios perturbantes de que morro de medinho apesar de falar pelos elbows ;)

    ResponderEliminar
  10. Luna este post está brilhante. Quanto ao date...de vez em quando temos que quebrar as nossas próprias regras. Quanto mais não seja para ter uma nova experiência.
    Por isso vá não deixes o pobre moço pendurado, que senão o coitado ainda fica com uma mossa na auto-estima para todo o sempre.;)

    ResponderEliminar
  11. Luna este post está brilhante. Quanto ao date...de vez em quando temos que quebrar as nossas próprias regras. Quanto mais não seja para ter uma nova experiência.
    Por isso vá não deixes o pobre moço pendurado, que senão o coitado ainda fica com uma mossa na auto-estima para todo o sempre.;)

    ResponderEliminar
  12. Mein Gott, nunca discordei tanto de algo que tenhas escrito.
    O que nao muda absolutamente nada...

    Pedro

    ResponderEliminar
  13. Pedro: é que nem sequer há algo aqui para concordar ou discordar. É um chorrilho de dúvidas sem afirmações, perguntas sem resposta, mas gostas de ser do contra, ok.

    ResponderEliminar
  14. Luna, já aqui foi dito mas este é o melhor post do mundo, até fiquei triste quando acabou :)

    Quanto ao conteúdo do mesmo, sou exactamente igual. Exactamente.

    ResponderEliminar
  15. :)
    Pelo contrário, costumo concordar com quase tudo (teu), daí nao ter resistido ao comentário...
    Anyway, para manter a reputacao que me deste:

    "...até ao dia em que se torna inevitável that we sneak out together, especialmente com uns copos em cima, que é para não se ter de pensar muito, and you know the rest..."

    Isto é uma opiniao/preferencia tua, certo? Acho que é possivel discordar.

    Em relacao a convidar segunda vez: claro que sim.

    ResponderEliminar
  16. Fantástico post! É o que eu sinto também... dates... bem dates dessas também me deixam assim para o confuso!!!!!!!... bjs

    ResponderEliminar
  17. Mas não é assim que é bom, porque é inevitável e urgente, porque sabes que não podes passar mais 5 minutos sem beijar aquela pessoa, que tens vontade de estar com ela, ali e agora, sem muitos ses e grandes racionalizações, e não porque estiveram sozinhos artificialmente num restaurante, e agora até estás a porta de casa dela, e é suposto passar-se alguma coisa, e já que já estás ali porque não?

    ResponderEliminar
  18. Decidas o que decidires, não fales ao pobre moço nesta mistura de línguas... Mesmo que falasse português ias apenas confundi-lo: homens, uma tarefa de cada vez!

    LOL para o borboto.

    ResponderEliminar
  19. Just english.
    (se bem que já passaram 4 dias e ele não voltou a convidar. estúpido. mas ainda bem, que este fim de semana estou muito ocupada)

    ResponderEliminar
  20. Brilhante post! Além do mais, identifico-me a cem por cento.

    Não sou capaz, soa tudo a artificial e, até hoje, dates e "apresentações" deram sempre asneira. Tenho pavor.

    Talvez não conheça tantos potenciais quanto isso mas gosto mesmo e só sei viver do conhecimento expontâneo.

    Noutros países ou em certos núcleos de amigos, sinto tanta diferença que me considero uma saloia.

    Engraçado está que, saltando as outras culturas, no que toca aos amigos que o praticam, verifico sempre que se tratam de pessoas cuja vida e rotina se baseia em casa-trabalho-trabalho-casa.

    Como sempre tive milhentas actividades, a expontaneidade surge de outra forma e não é tão limitada.

    ResponderEliminar
  21. Bem, ao menos não sou só eu que penso em duas línguas e para quem o modo como este post está escrito faz todo o sentido! Falo da forma, claro. Que eu sou uma mulher (bem) casada e o conteúdo (do post) é drama existencial que eu não tenho. E francamente não me lembro de ter tido.

    Gostei muito de encontrar as suas horas perdidas. Voltarei.

    ResponderEliminar
  22. olha, olha...pesnei qeu era o dinamarquês...;)
    afinal não...


    mas de resto? onde é que está a dúvida?

    acerta o teu english, português ou sejaoquefor e lava os dentes!! o importante é ter os dentes lavadinhos...;)

    o resto vai correr bem, vais ver :)

    ResponderEliminar
  23. AMAZING, MY FEELINGS EXACTLY.
    I THINK THE FACT THAT WE ARE IN A DIFFERENT COUNTRY IT BECOMES EVEN HARDER, LET ME TELL YOU.
    ALOT GETS LOST IN TRANSLATION.....

    ResponderEliminar
  24. Eu tb diria que fosses! Na pior das hipóteses o tipo é um chato de galochas e tu, gira e elegante, sais de fininho de cena. E pronto! Claro que este é o plano de fuga. Mas com certeza o tipo até é interessante e dá panos para mangas. Se o que te faz confusão é ser um ''date'' então pensa que NÃO é um date!!! :) Boa sorte!

    ResponderEliminar
  25. 1. Também penso metade em cada língua, cada vez mais, o que me irrita profundamente porque já afirmei solenemente em frente a todos os meus amigos que nunca falarei "à bifa".

    2. My thoughts exactly.

    3. Convida-o tu agora :-)

    ResponderEliminar
  26. Isto do age appropriate, fez-me perceber que não era o estagiário giro! :P

    ResponderEliminar
  27. Há pouco tempo que descobri o teu blog mas acho que posso dizer que este é o post mais fixe que já aqui li :)

    ResponderEliminar