9 de janeiro de 2010

Visionária


Ainda sobre os orgasmos de Clara Pinto Correia, uma das coisas que me ficou na cabeça foi o facto de Clara Pinto Correia achar que é uma coisa inédita. Ora, não sei bem se fala da parte de ter sexo, ou se estará convencida de que é a única mulher do mundo a ter orgasmos, mas a existência de 6 biliões de seres humanos neste planeta leva-me a crer com alguma margem de certeza que não. Quanto ao acto de se ser filmado ou fotografado a ter sexo, pensava ser "arte" sobejamente conhecida e divulgada, dando pelo nome de pornografia, que de inédito acho que já não tem mesmo nada, e qualquer coisinha que possamos imaginar certamente já foi mais que repetida sob títulos sugestivos, sendo que mesmo as produções caseiras de famosos já não são novidade para aí desde a Pamela Anderson. Mesmo considerando só a cara de uma mulher em êxtase, qualquer simples busca no google nos garante da não originalidade da coisa, como se pode ver neste beautiful agony, além de nos fazer duvidar ainda mais do valor estético e artístico da mesma. Resta-nos o exibicionismo, mas até esse deixou de ser inédito desde a publicação de uma foto "artística" em topless há uns anos atrás. Fico então a pensar que o original se deve à exibição da exposição no Centro Cultural de Cascais, que realmente nunca recebeu nada assim, até porque também ainda só existe há 10 anos. E sem moralismos, é caso para dizer que não havia necessidade. Não é original, as fotografias não são bonitas, muito menos sensuais, e sem contar com as devidas excepções, não é nada que ninguém nunca tenha visto. E este exibicionismo forçado, especialmente numa idade em que já deveria ter juízo e deixar-se destes devaneios, fá-la apenas cair no ridículo. Pegando numa frase da Ana de Amsterdam, "uma mulher deve chorar e masturbar-se com discrição". E vir-se também, acrescento eu.

18 comentários:

  1. Não acho nada! Gosto imenso dessa foto que foste buscar. Está linda. A dela e a de outros que, na altura, participaram dessa ideia. De resto, alguns bem mais velhos como o fantástico Cutileiro.
    Quanto às fotos e a esta louca empreitada acho-a, no mínimo, arrojada. Nisto tudo só me chocam os atávicos puritanismos, saloismos e provincianismos que gangrenam na nossa sociedade. E desde quando é que é preciso invocar os filhos para criticar as atitudes de uma mulher?, estamos todos parvos ou quê? ou a baixaria já ultrapassou tudo?!
    Tomaram muitos dos que a criticam escrever metade do que ela escreve, ter feito metade do que ela fez. Ousou mostrar-se nua?, óh vil pecado!, ousou atentar contra a mediania que grassa por todo o lado? outras acusações surgirão em breve, isso é tão certinho como 2010.

    ResponderEliminar
  2. Lá está: esta fotografia é bonita, as dela, não. Esteticamente não estão conseguidas, e não acho a iniciativa interessante, arrojada, nada. Ainda se fosse uma exposição de fotografia com várias caras de várias mulheres em êxtase, poderia ser interessante, mas assim parece-me apenas mais um exibicionismozinho algo infantil, mais uma vez chamando a atenção do país para si mesma.

    ResponderEliminar
  3. Só hoje tive conhecimento destas fotos da Clara Pinto Correia que estão a causar alguma polémica. Acho-as baixo nível. É a minha opinião... E não entendo o objectivo da senhora. Se é falarem dela, então conseguiu o que queria. Eu não assino o "Falem de mim... mal ou bem, mas falem!"

    ***`s

    ResponderEliminar
  4. Se fosse qualquer outra pessoa nunca seria tema de exposição, mas como a senhora é uma "intelectual", tem interesse... Não sei bem para quem!

    ResponderEliminar
  5. O sexo existe na arte há muito tempo. Mas aquilo nem me parece arte nem coisa nenhuma, começando no facto de as fotos estarem muito más e acabando com o orgasmo fingido. É tudo mau e falso. Mais um cliché, que parece ser tão certo e afinal é um perigo pegar-lhe. Mas lá está, numa coisa estamos todos a dar-lhe razão: estamos a falar nas fotos e estamos a falar nela.

    ResponderEliminar
  6. Tal como ela é um fracasso enquanto cientista, também é SUPER RIDÍCULA em fotografar-se em orgasmos.

    Se fosse filha desta senhora escondia-me para todo o sempre...
    :o

    Para além de que as expressões não estão sequer bonitas (será que ela está cega e não vê isso?)

    ResponderEliminar
  7. Se a fosse a Carlota Joaquina do 1º dto, que é boa comó milho, toda a gente acharia as fotos espectaculares, mas como é a Clara Pinto Correia, uma figura da intelligentsia nacional e ainda por cima com background científico, toda a gente acha que é de baixo nível... :)

    ResponderEliminar
  8. Se as fotos fossem espectaculares, não importaria se fosse a carlota joaquina ou a clara pinto correia, mas como as fotos são apenas más, enfim, não acrescentam nada. Poderiam ser boas fotos, mas não são, e para mim nem tem a ver com nível - coisa que não referi, porque me estou nas tintas para falsos moralismos - mas com alguma noção de ridículo.

    ResponderEliminar
  9. Mas aí está, estas fotos não são boas nem más, são idênticas às do mesmo género que andam por aí. O único elemento que eventualmente as poderá diferenciar das demais é o facto de a modelo ser a CPC. Sendo assim, o "ridículo" estaria aí...

    ResponderEliminar
  10. Acharia igualmente ridículo se a vanessa sofia do 5º esquerdo achasse por bem fazer uma exposição com fotos suas a ter orgasmos, completamente out of the blue. Mas é a minha opinião. Não acho as fotos boas, mesmo em termos de fotografia enquanto fotografia no geral - pudera, o fotógrafo estava um bocado ocupado, é verdade -, de modo que não acrescenta nada. Para mim é exibicionismo puro. Mas é a minha opinião. Teria a mesma se fosse a soraia chaves, se as fotos fossem da mesma qualidade.

    ResponderEliminar
  11. É a tua opinião e como tal deve ser relevada.
    Sendo assim, já percebi que o cerne da questão é o objecto e não o sujeito das tais fotos...
    A Arte e o Erotismo têm um potencial ilimitado, logo não podem ser quantificados nem qualificados pelo senso comum.
    Se fotos de orgasmos "completamente out of the blue" não podem ser consideradas artísticas, isso depende do contexto de quem as vê e analisa.
    Exibicionismo? Deixa-me rir!
    É a minha opinião...

    ResponderEliminar
  12. Opah eu acho desnecessário. Apenas isso. Porquê dar tanta importância a senhora?

    ResponderEliminar
  13. Olá Luna, concordo contigo, só um aparte, vamos ser nacionalistas e fazer publicidade às suas verdadeiras pérolas homevideo, o nosso Arquitecto Tomás Taveira, filmes amplamente divulgados com frases parafraseadas ainda hoje eternizadas na cultura intima e/ou cómica de qualquer um!! :)
    Quanto a esta senhora, já nos habituou a ser falado à custa de plagiato de artigos científicos e outras coisas mais, como deveria estar a precisar disso e o tema sexo VENDE ela não se inibiu e aí vai disto!!

    ResponderEliminar
  14. Mas alguém acha mesmo que a CPC preciso disto para ser falada? Pel'amordedeus! Já viram bem a quantidade de coisas que esta mulher faz? E acham que é só por ser doida varrida?
    Não sei se as fotos são grande coisa. Não me choca nada a expressão da criatura, não a acho especialmente feia nem bonita. Acho um piadão que sejam fotos de prazer. Lembram-se da Millet ainda não há muitos anos? Lembram-se do sururo que o livro deu? Acham normal que, vários anos depois, ainda nos deixemos chocar porque alguém se lembra de levantar o véu sobre a sua vida sexual?! Caramba, isso é que devia ser motivo para nos assustarmos.

    ResponderEliminar
  15. Mas aí está o equívoco, não choca, nem interessa. Falando de artes e vanguarda, nada do que CPC possa fazer neste campo tem algum interesse histórico ou artístico. Não é nenhum Mapplethorpe, for god's sake. É só um conjunto de fotos brega de má qualidade.

    ResponderEliminar
  16. A Clara Pinto Correia sempre foi uma mulher arrojada. E corajosa. Se assim não fosse ela nunca consentiria a exposição ridícula de alguns momentos que até nem deveriam sair da intimidade do casal. O pior é que em termos estéticos acho a exposição absolutamente desinteressante, para não dizer abjecta, e o conjunto artístico é nulo. Para além disso, estou-me nas tintas para os orgasmos da CPC.

    ResponderEliminar
  17. Acho que toda a gente se esta nas tintas para os orgasmos da CPC, menos a propria e o companheiro, que nao tem nocao do ridiculo e do recato....nao havia necessidade, mas a mulher ta feliz...
    As fotos estao pessimas, alem de que para serem mais realistas deveriam estar tremidas .....

    ResponderEliminar
  18. A ideia não é original, para já não falar do facto de as fotos não terem NADA de bonito...a mulher não bate bem não...

    ResponderEliminar