17 de março de 2010

A crítica construtiva segundo a provedora da blogosfera

Uma das justificações mais recorrentes nas críticas "construtivas" aos blogues, muitas vezes revestidas de alguma solenidade, é a de que servem para dar feedback e permitir-nos melhorar. Normalmente começam com um "ai, isto é só a minha opinião" e continuam com um "mas, acho que devias qualquer coisa" sendo que já não leio a partir do qualquer coisa porque o meu cérebro se desliga automaticamente. E isto porque acho a necessidade de dar feedback completamente idiota, tal como a ideia de construtivo.

Construtivo para quê? Para benefício de quem? Tratando-se de corrigir uma incorrecção histórica, um equívoco factual, um erro ortográfico ou gramatical, ainda poderá servir para benefício de quem escreve, que ficará a saber mais. Uma opinião diversa relativamente a um assunto, ideia, conceito, poderá pôr a pessoa a pensar e expandir horizontes. Agora quanto à temática ou sumo do blog? Para quê? Com que fim? O que é que de tão mau pode acontecer se não agradar? Se me apetecer escrever sobre jogos florais, ou cozido à portuguesa, e a pessoa não gostar desses temas, dizê-lo beneficia exactamente a quem? Não será então mais fácil criar um blog onde escreve sobre os temas de que gosta e considera frescos e interessantes, não correndo o risco de ser apanhado desprevenido com um post que não lhe interessa escrito por uma pessoa que não sabe da sua existência e se está borrifando quanto às suas preferências pessoais enquanto mais um dos seus mais de mil leitores?

Vejamos: o blog não é a minha profissão, não é a minha vida, não ganho dinheiro com ele, e muito menos é um dever. É isso que os leitores se esquecem: o blogger não deve nada a ninguém, pelo que não tem a obrigação de agradar, ao contrário de um escritor que vende livros, ou um jornalista que publica reportagens, e que se não tiverem público deixam de ter emprego, o que, enfim, é chato, porque depois não dá para pagar a renda. Para o blogger fica tudo na mesma, excepto, talvez, chatear-se menos vezes ao dia com comentários parvos por ter menos leitores, e ser mais livre para escrever sobre o que quer por não ter de constantemente auto-censurar-se para não ferir susceptibilidades.

Eu tenho um blogue porque me apetece, e escrevo quando me apetece, e enquanto me continuar a apetecer. Mas se amanhã não me apetecer mais, ou me apetecer acabar com ele, ninguém tem nada com isso, nem tenho de dar justificações. As pessoas são livres de o ler ou não, como eu de escrever ou não. A única coisa que muda é ser mais ou menos lida, mas mesmo isso só teria importância se pretendesse que o blog fosse catapulta para algo mais, como promoção profissional. Mas não é. Eu não ganho a vida da escrita, não é a minha área, e não tenciono tornar-me cronista, pelo que a nível profissional em nada irei beneficiar, ou ver portas abertas por causa disto.

O blog para mim é um passatempo, como outro qualquer, e não tenho de ser boa para continuar a ter um passatempo. Basta que continue a dar-me gozo. E ter mais ou menos leitores é uma consequência de gostarem ou não de me ler, mas não pretendo tentar agradar para angariar mais uns. O que não faltam são blogues para todos os gostos e, acordemos para a vida, a blogosfera é um mundinho minúsculo do qual noventa por cento dos meus amigos nem sequer tem conhecimento da existência, tal a sua falta de importância.

E é por isso que qualquer tipo de feedback é completamente inútil, especialmente o negativo, porque não tenho de tentar melhorar ou atingir objectivos. Mesmo o feedback positivo só faz sentido enquanto gentileza, simpatia, que são expressões humanas agradáveis e que não têm de ter razão de ser. Não temos de ter uma razão para sorrir a alguém, basta apetecer-nos. Mas devemos ter se lhe espetarmos um murro nas trombas. E ninguém (normal) anda a esmurrar pessoas na vida real só porque a irritam ou não se vai com a sua cara, sem mais razão. Limitamo-nos a não nos relacionarmos com elas mais do que o estritamente necessário. E, ao contrário do dia a dia, onde temos de levar com pessoas com quem somos incompatíveis por motivos profissionais, familiares, ou assim assim, nesta esfera basta não ler, não comentar, fechar a janela.

A caixa de comentários existe para que haja debate de ideias, opiniões, conversa, ou mesmo discussões acesas. Mas sobre as ideias, o que foi escrito, não sobre se deveria ter sido escrito. Ou se o leitor x preferia que se tivesse escrito sobre outra coisa qualquer. A caixa não serve para discos pedidos, nem pretende ser um livro de reclamações ou sugestões do cliente para melhorar um serviço. Porque isto não é um serviço, e nem eu ando a fazer estudos de mercado. Até porque se andasse, bastaria copiar a fórmula de sucesso, infalível, sobejamente conhecida e copiada à exaustão. Só que me aborreceria de morte, e nunca é de mais lembrar, só escrevo porque me divirto.

(adaptado de um comentário não assim tão recente)

36 comentários:

  1. Como não te queres tornar cronista? Pensei que podias ser a correspondente na Holanda do Borda d'Água... :S

    A propósito: as tulipas, já florescem?

    ResponderEliminar
  2. (Vi que tenho uma mensagem tua no meu FB mas não tenho acesso ao FB aqui na empresa. A vaca dos RH negou o acesso ao FB a toda a empresa... Puta! Quando chegar a casa vejo e respondo, ok?)

    ResponderEliminar
  3. Estava só a elogiar o teu lifting!

    ResponderEliminar
  4. um amigo meu uma vez disse-me uma coisa sobre o twitter [ele passa lá a vida] que se adapta perfeitamente à bloga: as pessoas que têm muitos seguidores acham que são celebridades, que vão a andar no meio da rua e lhes vão pedir autógrafos e esquecem-se que aquele é um meio que não tem importância nenhuma fora daquele microcosmos, que são uma data de nerds e pronto.

    total falta de noção da realidade.

    ResponderEliminar
  5. Ai, é só a minha opinião....mas a menina agora ofendeu muita gentinha...AHAHAHHAHAHA

    BEIJOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  6. Exacto, só neste mundinho minúsculo é que achamos que temos muita importância, mas não temos. E o facto da maioria dos meus amigos nem saber o que é um blog ou gozar com quem tem blog, ajuda-me a keep it real.

    ResponderEliminar
  7. :)

    parece-me que anda por aí alguma "guerra" que me passa ao lado, mas gostei do post!

    ResponderEliminar
  8. não há guerra nenhuma. este post andava para ser escrito há que tempos, com base numa discussão numa caixa de comentários. e a sua publicação foi catalisada por um comentário recente sobre a frescura e originalidade dos meus posts face ao papel de provedora da blogosfera, a que achei muita piada.

    ResponderEliminar
  9. Luna,
    concordo em absoluto contigo.
    E tenho "lido" muitos comentários que nem lembram ao menino.
    Cada um escreve sobre o que quer e como quer e quem não gosta tem um excelente remédio que é não voltar.

    ResponderEliminar
  10. Ia-te fazer uma «crítica construtiva» dizendo que tinhas escrito que os jornalistas faziam «repostagens» em vez de «reportagens» mas tu já corrigiste.
    Diabo da miúda.

    Eu proponho uma nova categoria nos «Super Blog Awards»: A Provedora da Blogosfera. Quem ganhasse recebia um salário condizente com a sua nova condição (não me atrevo a apontar valores).

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião do mesmo modo que os autores dos blogs escrevem o que querem com toda a legitimidade (ou sei ela), também acho que os comentadores podem escrever o que querem com toda a legitimidade (ou sei ela).

    Se os bloggers podem dizer mal, dizer bem, criticar, etc etc, os comentadores igual.

    Não acredito em duas leis para a mesma coisa.

    Isto dos blogs é mesmo microcosmos, com excepções feitas a duas ou três pessoas (adivinhem quais ^^) que com isto estão a tentar/conseguir os seus 15 minutos de fama e já se acham as maiores da terra delas.

    (e vá a conversa que as cabras invejosas é que dizem isto é que já está completamente ultrapassada...)

    Sejam felizes =)

    ResponderEliminar
  12. queria dizer anteriormente (sem ela) em vez de (sei ela).

    ResponderEliminar
  13. Este é um daqueles posts que eu gostaria de ter escrito.

    ResponderEliminar
  14. Espiral: eu também tenho o direito de me chegar ao pé de uma pessoa e dizer-lhe que a acho uma idiota, ou feia e gorda, ou qualquer coisa que ache sobre ela. No entanto, não o faço. Porquê?

    Deixo-vos reflectir sobre este ponto e deixar à vossa imaginação.

    (reparem que eu escrevo sobre assuntos, tal como cada um pode escrever no seu diário, ou comentar entre amigos o que pensa acerca das coisas. não vou a blogues de que não gosto ou acho parvos dizer isso a quem os escreve, só porque eu pessoalmente não gosto. é diferente dizer que não se gosta de determinado tipo de blogs ou posts, e dizer que não se gosta da não sei quantas que escreve o blog x ou y. embora por vezes se lhes sirva a carapuça, não pretendo personalizar a coisa. já quando alguém me vem dizer que eu não devia escrever sobre determinado assunto, não está no seu blog a dizer que em geral não gosta de blogs ou posts que focam esse assunto, está a dizer-me a mim, como autora de um blog, que não gosta da sua temática, ou seja, não está a generalizar, está a personalizar o desagrado. e isso é inútil. até porque se tivesse de agradar a todos os meus leitores, tinha de escrever uns quatrocentos posts diferentes por dia, e não tenho tempo)

    ResponderEliminar
  15. Um excelente post este mas espero que não tenhas ilusões: quem rabuja só por rabujar nas caixas de comentários dos outros fá-lo para libertar frustações, precisamente porque na vida real não pode esmurrar quem bem lhes apetece só porque sim. E esses vão continuar a faze-lo no matter what. Porque o anonimato é uma arma fodida.

    ResponderEliminar
  16. Bom, olha para isto como uma crítica construtiva: acho que este post é muito comprido e os post compridos não são uma boa opção.
    Os tempos de hoje, voláteis, não se ajeitam a coisas compridas. Devias tentar alterar isso, mas é apenas a minha opinião.

    Não resisti, hehe. Mas apenas porque tu te puseste a jeito.

    ResponderEliminar
  17. Ui, quanta honra por ver o meu comentário originar um post.

    Confesse lá que até achou piada ao "Provedora da Blogosfera"...

    Acho que ficou bem claro no meu comentário que sei bem que um blog é um blog - não é uma democracia.
    O meu, até mais ver, é um reino privado.

    Também não vejo motivos no meu comentário para uma reacção tão intensa - falo só pelo meu comentário, certo?
    Mas, e como diz que lhe achou piada, sorrir é bom...
    Eu estou-lhe agradecida pelos muitos sorrisos que já levei daqui :D

    E agora vou até ali comer uma polenta valsugana que é coisa para animar qualquer um. Recomendo.

    ResponderEliminar
  18. Ufa!!! Por um momento apanhei um susto e achei que tinha entrado em paramnésia! Afinal já tinha mesmo lido boa parte disto!

    Somehow... não posso deixar de concordar com o comentário da Maggie.

    ResponderEliminar
  19. Spazzi

    o post, como disse, foi adaptado de um comentário de há uns dias, de modo que só a parte da provedora é que deriva do seu comentário, porque dava um óptimo título. O resto já tinha sido escrito. Só estava à espera do polimento final.

    ResponderEliminar
  20. Luna,
    Eu adoro os teus posts longos! Mas isto é só a minha opinião :-)

    Pólo Norte,
    Devias mostrar a essa vaca dos RH um artigo que saiu na Sábado, em que uma especialista em recrutamento com recurso a redes sociais fala da importância do FB para uma avaliação dos candidatos. :-)

    ResponderEliminar
  21. Luna,

    Tanto na vida real como em blogs chegar ao pé de alguém e insultar é uma falta de educação.

    E não foi disse que falei. Falei sobre falarmos sobre o que quisermos e darmos a opinião. Porque muitas vezes ás pessoas abespinham com tão só e apenas opiniões. E vem logo a carneirada dizer que as pessoas são invejosas etc etc.

    Para mim não há diferença em dizer o que me apetece (com a conta, peso e medida que tem a ver com a minha propria identidade) no meu blog, e dize-lo em caixas de comentários.

    Obviamente que é horrível comentários anónimos e cobardes. E também é horrível o insulto gratuito. Mas acho horrível seja em comentários seja em posts de bloggers. Como por exemplo aquele da Pipoca que pelos vistos estava a dizer mal da Kitty Fane (não quero entrar por aqui a dizer bem ou mal disto, foi um exemplo).

    Acho que deves escrever o que te apetecer (tu lá terás o teu crivo)e nisso tens razão, tem piada as pessoas que mandam bitaites sobre isso, mas não acho que seja grave. =)

    ResponderEliminar
  22. Que "grande" post. Um post com P grande. LOL

    maufeitio3

    ResponderEliminar
  23. Eu dou por mim a ter cada vez mais cuidado a escrever as coisas não se vá dar o caso de magoar alguma mente mais sensível e depois já se sabe, parte-se logo para o achincalhamento em praça pública, as usual.

    É que escrevo sobre relações à distância e há logo quatro ou cinco bloggers a pensar que me estou a referir a eles e a mandar boquinhas porque até têm relações à distância e eu nem sequer sabia, porque não leio todos os blogues. Aliás, neste momento leio seis blogues para dizer a verdade.

    Digo que não gosto de casamento tradicional, e vêm logo quatro ou cinco aventesmas dizer-me que eu estou a mandar boquinhas para A ou B, porque se vão casar pela igreja ou então que estou cheia de inveja (o argumento da inveja é o meu favorito). Enfim...

    Já aconteceu dezenas de vezes. Já não suporto. Parece que uma pessoa já não pode escrever que não gosta de uma coisa sem virem logo as alminhas ler nas entrelinhas e encontrar significados onde eles não existem.

    Por exemplo hoje até queria escrever que odeio sapatos de plástico e que não percebo como é que as pessoas os usam porque a mim dão-me cabo dos pés, mas já sei que depois vão logo pensar que me estou a referir à Maria da esquina que compra os sapatos na feira ou ao Manel da tabacaria que ofereceu umas melissas à sua namorada... :-)

    ResponderEliminar
  24. Gata Escaldada,

    A "especialista" remete-se À sua insignificância...

    ResponderEliminar
  25. My toughts exactly.

    E a necessidade de afirmação da malta já chateia um petit peu.

    ResponderEliminar
  26. pois, nem mais!
    um blogue não é nenhum serviço público, nem remunerado, o blogger é livre de escrever nele o que quiser.
    os outros bloggers são livres de opinar, de dizer de sua justiça, se acham bem, mal, eu sei lá.
    mas isto é um assunto que dá (muito) pano para mangas porque DESDE que haja uma caixa de COMENTÁRIOS aberta a coisa torna-se mais complicada.
    não podemos, nem devemos, nem queremos agradar a gregos e a troianos, é impossível!

    ResponderEliminar
  27. Eu assino por baixo outra vez. Mas será que as pessoas se esquecem de que a blogosfera existe porque existe a liberdade total de expressão? Que não se pode, nem se quer agradar a tudo e todos? E quem não gosta, pode e deve simplesmente ignorar? É que a natureza é tão perfeita que nos criou com um filtro que nos ajuda a fazer escolhas sobre o que retemos ou não de toda a informação com que somos bombardeados diariamente? Tenho impressão que quem mal diz toca de alguma forma em alguma falha ou insegurança. Que façam terapia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Adorei o que escreveste, pois é isto que acontece quando as pessoas fazem do blog uma vida paralela como se dela dependesse tudo!!

    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  29. Ao ler-te saiu-me um "Ehhhláá!".

    Sangue na guelra, óptimo!



    Um blog é um blog e ponto final. É nosso e não dos outros. Longe de mim escrever para agradar seja quem for. Eu cá faço-o porque me faz sentir bem. É uma espécie de purga, e em certas alturas, um exorcismo. Tenham lá as palavras a riqueza ou o valor que tiverem, ideias ou sentimentos até.

    Mas seja qual for a temática, intensidade, se é de atravessado ou escrito do avesso, agrada-me pensar que é mais uma partilha que se faz.

    Do meu espaço...

    ...sempre se queixaram da cor escolhida para o texto. Dizem que é mortiço e custa a ler..

    ...ou que o pisca-não-pisca do cabeçalho incomoda...


    ...a ver se mudei algum. O tanas! Eu cá gosto.



    Ah, gostei do teu! :)

    ResponderEliminar
  30. Falaste muito bem!
    Um blog é um site para partilhar pensamentos altamente individuais.
    Eu também não sabia o que era um blog,mas quando comecei a ver na televisão que existem comunidade de bloggers portugueses,também tive necessidade de criar o meu.
    Há muita escassez de comentários mas sei que muitos acompanharam as mensagens do meu blog.
    É verdade,uma pessoa que tenha blog não vai escrever para agradar ao próximo,um blog é sinal de liberdade de expressão.
    Eu já vi blogs a falar de culinária,de assuntos íntimos e insignificantes como o blog de Margarida Menezes do clube das virgens,blogs que são autênticas cópias dos poemas uns dos outros e as pessoas vão lá aplaudir e ainda vi pessoas que fizeram de um blog um diário!!!
    O que é tremendamente lixado é escrever,escrever e quase ninguém responder no blog.(pelo menos no meu é assim).

    "A caixa de comentários existe para que haja debate de ideias, opiniões, conversa, ou mesmo discussões acesas.A caixa não serve para discos pedidos, nem pretende ser um livro de reclamações ou sugestões do cliente para melhorar um serviço." Falaste bem mas infelizmente só os ignorantes é que pensam assim.

    "O que não faltam são blogues para todos os gostos e, acordemos para a vida, a blogosfera é um mundinho minúsculo do qual noventa por cento dos meus amigos nem sequer tem conhecimento da existência, tal a sua falta de importância."
    O mal das pessoas é virem á net para estarem no msn,é que nem nas redes sociais dizem nada,só mandam mensagens a pedirem mail.

    ResponderEliminar
  31. Olha há uns meses um leitor disse-me que o meu blog andava a perder qualidade porque andava muito lamechas e só escrevia sentimentalices e que demonstrava ser uma pessoa carente (??) e tuti-tuti. Respondi-lhe curto e grosso: não gostas, não leias.

    Olha-me que esta!! Então agora uma pessoa não pode andar lamechas e escrever coisinhas que apelam ao coração (só porque sim, porque sabe bem e alivia) que vêm logo reclamar que querem posts para rir??? Então agora que ando mais animada só estou à espera que me venham pedir posts para chorar...

    ResponderEliminar
  32. Jovem e doce Luna, sempre a desdobrar-se em justificações.

    Aquele abraço,

    ResponderEliminar
  33. Eu dou muitas palminhas a este post que achei fantásticamente bem escrito, o que aliás só podia vir de alguém absolutamente fantástica... :)))

    (Eu continuo com a cena do fantástico que foi algo que achei fantástico)

    Eu detesto guerrinhas e sinceramente nem as compreendo neste piquinino mundo da blogosfera... como tu 99% dos meus amigos nem têm blog ou os que têm são baby blogs completamente diferente destes por isso... guerras passam-me ao lado. Eu só leio os blogues que gosto e só comento qd me apetece e se não concordo com a blogguer sinceramente nem me dou ao trabalho de comentar. Os meus parabéns pelo teu blog e pela tua forma de ver as coisas.

    Beijos

    Rita

    ResponderEliminar
  34. é isso mesmo, Luna :) quando os blogues são pessoais - o que é o caso - cada um escreve sobre o que lhe apetece, quando lhe apetece e como lhe apetece. e os restantes podem opinar mas.. achar que não se deveria ter escrito isso? ai jasus..

    ResponderEliminar