26 de abril de 2010

Porque sempre volto a Mexia

Em quase todas as sociedades ocidentais, dois terços ou mais das pessoas dizem que são «felizes». Eis a felicidade como «estado de espírito declarado», isto é, como auto-ilusão. Quando uma pessoa anuncia que é «feliz», há um contentamento narcísico nesse anúncio, mesmo que o facto seja manifestamente falso. Conheço gente com vidas miseráveis que repete bem alto que é «feliz». E também conheço, em muitos casos, a medicação que eles e elas tomam para que a sua «felicidade» brilhe. As pessoas que se dizem «felizes» estão interessadas em obter o estatuto de «felizes», em serem reconhecidas pelos outros como pessoas felizes, mesmo que isso seja um logro. Dizem que são felizes como alguém diz que comprou um objecto que está à venda. Esperam que esse objecto as torne mais completas.

Pedro Mexia, no seu Lei Seca

12 comentários:

  1. A maneira fantástica de ele escrever estas verdades deixa-me boquiaberta.

    Não faço ideia é se ele compreender o que é na "essência" uma pessoa feliz e uma pessoa não-feliz.

    Essas existem. Não tem é que necessariamente andar a dizê-lo.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que as pessoas quando andam sempre a apregoar que são felizes, na realidade não o são, mas querem acreditar que o são e querem que os outros acreditem também nisso. Quando se é verdadeiramente feliz, não há a necessidade de andar sempre a apregoar a mesma coisa.

    Aliás, eu vejo a felicidade por momentos. Há momentos em que eu estou feliz. Há outros em que nem por isso.

    ResponderEliminar
  3. Tanto que se poderia escrever sobre a felicidade Luna. Tantas vezes que estive mesmo pra escrever. A felicidade é, cmo disse a Kitty e bem, feita de momentos. Até porque somos felizes em determinados momentos por oposição a outros em que estamos tristes. E uma coisa é ser uma pessoa optimista, que normalmente gosta de estar bem consigo, com os outros, com a generalidade das coisas, outras é confundirmos com o termos de estar sempre felizes. Parece que hje em dia as pessoas têm medo de entristecer. Cmo se fossemos todos uns robots que só sabem sorrir. E, cmo diz um professor meu, António Coimbra de Matos, a tristeza é o melhor antídoto contra a depressão, quem não entristece deprime a alguma alura. E eu acrescento que quem não se entristece também não sabe ser feliz. Mas cmo já deves ter reparado hje em dia é muito valorizado o dizeres que estás sempre feliz. Cmo se o sentir outras coisas fosse fraqueza. Gostei imenso deste texto sobre a ilusão da felicidade permanente.

    ResponderEliminar
  4. Credo, que tristeza. Eu gosto tanto da minha vida, acredito piamente que sou feliz!

    ResponderEliminar
  5. As pessoas não são felizes, estão felizes, essa é a diferença. Podem é estar tranquilas na sua vida.

    ResponderEliminar
  6. Se as pessoas que vivem livres e em paz, perceberem o milagre, a oportunidade única e irrepetível que a natureza lhes proporcionou nesta vida, de poderem ter tido uma experiência e fazer parte deste todo, beijariam todos os dias a terra que pisam.

    Aquele abraço,

    ResponderEliminar
  7. Miss G
    escrevi algo sobre isso há uns aninhos

    http://horas-perdidas.blogspot.com/2006/04/os-traumas.html

    ResponderEliminar
  8. A felicidade é momentânea. Mas se morresse hoje e me perguntassem se fui feliz, diria «Sim... muito feliz». E, querida Luna, olhe que eu choro por tudo e por nada e tudo ou nada me magoa.

    ResponderEliminar
  9. Nossa querida me pareçe que encontrei um furo seu...andou plagiando hein kkkk
    Que feio!!!!
    http://vozemfuga.blogspot.com/2007/01/em-resposta-ao-desafio.html

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma camisola que diz: «Vende-se felicidade».
    Querem ver que o Mexia ainda me acusa de publicidade enganosa...

    ResponderEliminar
  11. Olá Luna,

    Claramente tu e esse membro da muito pouco narcisística e autoprocamada nova geração de 70 , ignoram ou escolhem ignorar o conceito de felicidade sintética.
    Penso que que este link responde à vossa questão.
    http://www.ted.com/talks/lang/eng/dan_gilbert_asks_why_are_we_happy.html

    Cumps.

    ResponderEliminar