14 de abril de 2010

Sorte nada, Xampa!

Uma das coisas que me fazem um bocadinho espécie - a sério, eu só uso esta expressão no blog -, é de cada vez que viajo me dizerem que tenho muita sorte. É que fico ali a pensar onde é que a sorte entra, que assim de repente não estou bem a ver. Ora, tendo em conta que nunca ganhei nenhuma viagem em tampas de iogurte ou refrigerante, porque as minhas viagens pago-as, diria que com sorte tem mesmo muito pouco a ver. Trabalho e recebo um salário, sendo essa a minha única fonte de rendimentos, com a qual pago as contas e o lazer. Nada de extraordinário ou que alguém com um ordenado minimamente decente - sim, eu tenho noção de que nem toda a gente tem ordenados minimamente decentes - não possa fazer. E quando digo decente, não digo exorbitante, que eu sou estudante, senhores. Não é sorte, mas antes a forma consciente com que gasto ou junto o dinheirinho que me sobra depois de pagar a renda e as contas do mês, que eu também tenho de comer e assim. Planeio a viagem, começo a juntar o pilim e a ver voos e as melhores tarifas e alturas para viajar, até encontrar as condições perfeitas. Pelo que não, não tem nada a ver com sorte. Tem a ver com escolhas. Assim, tipo, como andar de bicicleta.

23 comentários:

  1. está bem então, é uma maneira de dizer que és um rapariga afortunada, nada cai do céu é óbvio. e se tens noção que nem toda a gente tem possibilidade de o fazer acho que já te podes considerar uma pessoa de sorte (entende lá como quiseres) por poderes ter o privilégio de poder viajar para NY :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, é tudo uma questão de prioridades. Excepto claro quem passa períodos de dificuldades financeiras graves. Mas há quem escolha ir ver jogos de futebol, ir ao cabeleirero todas as semanas, comprar roupa nova todos os meses, almoçar fora em vez de levar o farnel e há quem prefira juntar para viajar. Eu sou uma delas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. E andar de bicicleta! Ou acham que isto de nao andar de rabo tremido com chauffage é só amor ao ambiente?

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo. Tenho amigos que preferem comprar carros e quando eu vou viajar voltam-se para mim com essa da sorte.
    E eu digo-lhes, por que é que não andas com um carro com 17 anos como o meu?

    ResponderEliminar
  5. Welcome back!
    "quem quer a bolota trepa" (e mais uma serie de provérbios que tb se aplicam nesta situação)! Não tem a ver com sorte!

    ResponderEliminar
  6. And let me add: o facto de não precisares de visto para nada disso. Acredita que é uma diferença entre pegar o avião e zarpar e ter esperado uma resposta durante 2 meses e pago um balurdio para poder ter a autorização de la estar.

    A Elite

    ResponderEliminar
  7. Pois lá em casa o que sobre também é para passear. Apesar de ter carro o passe tem muito uso, e não me meto em cavalarias de jantaradas e luxos.

    Mas desculpa qualquer coisinha, sorte tiveste tu em apanhar tempo limpo e calor! Sim, que aqui a menina, na semana antes, andou à chuva e ao frio. Chovia de tal maneira que nem pensar em subir ao top of the rock :( Aliás houve dois dias em que nem se via o topo do empire state, com tanta núvem baixa. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  8. Sorte não tem mesmo nada a ver. Eu também faço isso, abdico de comprar muita roupa e outras coisas para poder viajar. É tudo uma questão de escolhas, e juntar o útil ao agradável. Claro que se gastar em tudo o que quero, depois não sobra para as viagens... bjs e bem vinda de volta!

    ResponderEliminar
  9. Não sei fazer isso. Não quero, nem consigo. Não sei ser coerente. Nem juntar. Nem poupar. Nada. Só me resta o mealheiro que tenho em cima da mesa e a opção de andar a pé e deixar o carro em casa. Tu fazes boas opções.

    ResponderEliminar
  10. também depende da maneira como o dizem. muitas vezes o "que sorte" é somente um "que bom".

    A mim o que me faz espécie é o comentário: "há grandes vidas", esse sim, faz-me espécie.

    ResponderEliminar
  11. Sei bem o que dizes. Por viajar imenso, também não escapo aos comentários de muita gente que acha que estou a exercer um luxo extraordinário. Mas temos de ver que não gasto 75 euros num par de jeans da Salsa a cada dois meses, por exemplo. Desde que regressei a Portugal não ganho nada de extraordinariamente visível, mas continuo a direccionar o dinheiro para os meus interesses. Isto é, viajar. Por isso não, não tem nada de sorte nisto. :)

    ResponderEliminar
  12. Desculpa esqueci-me de dizer... e já só faltam 56 dias para ir para Amsterdão!!! Xampa!! lol

    ResponderEliminar
  13. ola, sou seguidor deste teu belo blog, e gostei deste pequeno post sobre ferias. Como referiste pesquisas os melhores preços e tarifas. Eu estava a pensar em fazer uma viagem nas ferias para a reviera maia e estou naquela fase critica que é procurar preços e tentar encontrar um que me agrade minimanete ;) sera que me podias dar algumas dicas de onde pesquisar preços, sem ser as tipicas abreu ou halcon que nao deixam fazer nada online.
    Se poderes manda-me um mail com algumas dicas.

    Beijos grandes . Adoro o blog

    ResponderEliminar
  14. Olá

    os voos vejo sempre na Kayak.com e subscrevo a mailing list com as actualizações diárias das tarifas em que estou interessada - tive NY na lista quase um ano, por exemplo.

    De resto, não costumo muito viajar com pacotes, mas és capaz de encontrar uns deals também na expedia, orbitz, hotwire, etc. Na kayak também dá para procurar vacations e deals, que é onde costumam estar os pacotes.

    ResponderEliminar
  15. Estou com o Hugo Tavares, ás vezes os "que sorte" é muito no sentido de "Hey que bom". AGora aquelas pessoas que dizem que eu devo ganhar balúrdios, que eu gasto rios de dinheiro em viagens, que é tudo oferecido pelos meus pais (quem me dera!) ou que rica vida que eu tenho que é só viagens e festas é que me tiram do sério.

    Com o meu salário (que não é mesmo naaaada de especial) pago as minhas contas, a gasolina, os cinemas, os jantares, as roupinhas e ainda me sobra para poupar para uma grande viagem ou pequenos luxos ocasionais (tecnologias, mobílias, etc etc). Eu acho mesmo é que as pessoas não sabem poupar...

    ResponderEliminar
  16. Bem, eu pago o carro, viajo e compro as minhas coisinhas. A verdade é que pouco junto. Vai-se quase tudo para isso, apesar de agora estar a aprender a poupar. São opções que fazemos e ninguém tem nada que ver com isso. Há pessoas que apostam na compra de casas e na poupança para terem casamentos exorbitantes. Eu prefiro viajar e ter uma vida confortável. Talvez mude um dia.

    ResponderEliminar
  17. como dizia o outro... "a sorte dá muito trabalho..."

    JG.

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o JG (aqui de cima). Cada um é que faz a sua sorte... Mais do que sorte, chamar-lhe-ia prioridades :) Eu cá tb prefiro viajar!

    ResponderEliminar
  19. Nem mais! Eu faço exactamente o mesmo ;) e também passo a vida a ouvir dos outros "como é que consegues?" ...

    ResponderEliminar
  20. Acho que há um certo preconceito tuga, de achar que quem viaja tem muita sorte e que quem vem a falar nas viagens está-se a armar.

    ResponderEliminar
  21. Quando fomos de lua de mel nem imaginas os comentários que ouvimos...É tudo uma questão de opção, nós não gastamos na festa/roupas do casamento

    ResponderEliminar