30 de maio de 2010

Eu bem digo que vivo no campo

Só recentemente tomei conhecimento de que Leiden, à parte da universidade, é conhecida por ter uma das populações com mais baixo QI da Holanda. Parece que tal fama se deve essencialmente à população rural e pouco educada, camponeses que vivem em pequenas aldeias aqui em volta, e que só vêm à cidade no 3 de Outubro e dia da rainha, despertando em mim uma sensação semelhante à de quando vou aos santos e vejo personagens que poderiam ter saído dos filmes de Ettore Scola, pensando surpreendida mas ainda existem pessoas assim? Para espanto do meu interlocutor, nunca tinha ouvido dizer tal coisa, e muito menos apercebido-me do baixo nível intelectual dos meus concidadãos. Claro que depois comecei a pensar melhor, e a verdade é que só conheço dois tipos de pessoas: ligadas à universidade, ou então ao ESTEC, pertencente à agência espacial europeia, o que me deixa com um universo de conhecidos entre o phd e o rocket scientist. Se há gente burra nestes universos? Claro que sim, há gente burra em todo o lado, mas pelo menos é uma burrice doutorada e com QI acima dos 120, o que sempre dá para disfarçar melhor.

11 comentários:

  1. Boa Noite, Luna

    Hoje quando vi este vídeo, lembrei-me de si.

    http://www.youtube.com/watch?v=n-AbPav5E5M&feature=player_embedded

    :)

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente mais baixo do dos de QI de 60. Peer pressure, e falta de resultados, passamos o tempo a pensar que nada resulta e a duvidar das nossas capacidades, entre outras coisas. Ou não estás familiarizado com os conceitos geek e nerd? Normalmente não são os engatatões e party animals do mundo.

    ResponderEliminar
  3. (que bom, mais uma ronda de chateanço à minha pessoa... é o quê, ciclos de não sei quantos em não sei quantos meses? muitas saudades? psico-patologia grave?)

    ResponderEliminar
  4. Há posts que não resisto a comentar...
    Aqueles em que entra o QI (conceito que me deixa as maiores dúvidas) é certinho.

    ResponderEliminar
  5. As saudades foram mútuas ou não?
    Sê sincera...

    ResponderEliminar
  6. Goste-se ou não do conceito, é mais usado de forma simbólica que outra coisa. Não é de números que falamos, mas de uma população ser considerada burra ou não. E, curiosamente, a população de leiden, aparte a universidade, é aparentemente considerada das mais burras da Holanda.
    Ora, eu não sei se isto é verdade, porque de facto não conheço habitantes de Leiden que não estejam ligados à universidade ou à agência espacial europeia - ou seja, os estrangeiros - e não tem a ver com ego ou convencimento, mas com a realidade.
    E por muito que vos desagrade ou irrite admitir, a verdade é que tanto os cientistas como os gajos dos foguetões são gente relativamente esperta. E não quero com isto dizer que as outras pessoas não são, mas caraças, por menos snobismo intelectual que se tenha, há-de se convir que os cientistas e engenheiros aerospaciais não costumam ser o grupo de pessoas mais burras à face da terra. Daí que nunca me tenha apercebido da suposta burrice dos habitantes da minha cidade.

    ResponderEliminar
  7. Só o simples facto de existir um mito que diz que determinada comunidade rural é menos inteligente do que o resto do país, já é a modos que... estúpido!
    Um agricultor não é forçosamente mais burro que um "rato" de laboratório ou que um gajo que constrói foguetes, terá interesses diferentes na vida, certamente, talvez tenha tido menos oportunidades e uma experiência de vida menos diversificada, mas nada disso nos induz a que o seu cérebro seja menos desenvolvido.
    E este teu post é de um snobismo intelectual atroz, sim. Não sei como não tens vergonha de o ter escrito.

    ps: tiveste saudades minhas ou não?

    ResponderEliminar
  8. Tendo em conta de que não fui eu quem inventou tal mito, do qual só tomei conhecimento recentemente, e estou apenas a constatar um facto, não, não tenho vergonha de o ter escrito. A mim envergonhar-me-ia bastante mais dizer que gostava de dar um enxerto de porrada a uma pessoa na sua caixa de comentários, por exemplo.

    Quanto ao snobismo intelectual, está na tua cabeça formatadinha ao politicamente correcto. Em lado nenhum afirmo que os camponeses são burros, digo só que não sei porque as pessoas que eu conheço, os meus amigos, não o são. E sim, serem engenheiros aeroespaciais e cientistas, no geral, ajuda a que não o sejam. Peço imensa desculpa se isso te ofende ou te sentes menorizado.

    É que se podes ter pedreiros e agricultores inteligentíssimos, em princípio não podes ter perfeitos lorpas a construir satélites ou a estudar doenças neurodegenerativas, por mais snob que isto te possa parecer.

    Quanto às saudades, lamento, mas só me lembro de que existes quando voltas para vir chatear-me.

    ResponderEliminar
  9. A melhor prova de que não existe diferença a nível da capacidade cognitiva entre agricultores e baixinhas que estudam doenças neurodegenerativas é precisamente tu pensares o contrário.
    Medita lá nisto um bocadinho.

    ResponderEliminar
  10. Porra que és teimoso, e mais, recusas-te a perceber o ponto de vista, o que me lava a crer que também não és lá muito dotado. Paciência, nem toda a gente é capaz de seguir raciocínios simples. Ou premissas lógicas.

    Nada impede que um agricultor tenha capacidades cognitivas elevadíssimas. Mas algo impede que um rocket scientist tenha capacidades cognitivas baixíssimas. Capici?

    Já agora, não estudo doenças neurodegenerativas, pelo que a provocaçãozinha barata bateu ao lado.

    ResponderEliminar