12 de maio de 2010

Open your eyes, people

Não costumo ligar muito a campanhas, petições, vídeos chocantes e outras coisas de que nos fazem forward diariamente para divulgação. Não porque não seja sensível às causas, mas porque penso que não é porque faço forwards indiscriminadamente e as pessoas até choram uma lagrimita durante os trinta segundos que demoram a ler o mail, para se esquecerem de seguida, que se muda realmente o que quer que seja, especialmente quando se tratam de direitos dos animais. No entanto, as pessoas que mandam milhares de forwards, apregoando o seu amor pelos animais, são depois as que acham tão fofinho ver um elefante a pintar, ohhhh que giro, ohhh que animal tão inteligente, que até é capaz de pintar e tudo, publicando vídeos no facebook sem aparentemente lhes passar pela cabeça a tortura a que o animal foi sujeito para o fazer, e desta forma compactuando com ela. Tudo entre powerpoints com gatinhos bebés e vídeos de sensibilização da peta contra o uso de peles. E é esta alienação que me incomoda, esta falta de noção da realidade, enquanto se aplaudem truques que deviam ser censurados por tudo o que lhes está inerente. E a minha forma de não compactuar é recusar-me a ver e a aplaudir estes truques, fruto da crueldade humana para seu entretenimento. Pelos vistos, alguém pensou exactamente como eu quando viu o vídeo do elefante artista. Abram os olhos.


10 comentários:

  1. Luna,
    ontem num jantar com amigos estivemos a falar precisamente disto. É incrivel como por vezes os pensamentos se alinham. A falta de sentido crítico é alarmante, as pessoas simplesmente aceitam tudo o que lhes vendem e ficam felizes porque já reencaminharam o mail ou já contribuiram com 5 cêntimos para não sei quê, e depois há estas contradições, estas e outras, porque são tantas, nunca mais acabam. É um sem pensar e uma leveza que me dão a volta ao estômago.

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo do que disseste...infelizmente, acho que esta situação está longe de acabar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Devia-se fazer forward era deste teu post.

    ResponderEliminar
  4. Tenho que concordar contigo. Sou contra o circo, as touradas e essas tretas todas em que usam animais para se divertir. Também sou contra o uso de peles, porque há muitas formas de nos vestirmos sem causar dano aos animais. Até a minha alimentação mudou, não como carne, reduzi ao mínimo o consumo de peixe e tento fazer um consumo calculado em relação ao ecosistema em que vivo. Sou uma consumidora consciente e procuro saber de que material são feitas as coisas, onde e por quem foram fabricadas (tem a ver também com a exploração infantil) antes de as adquirir... se todos fizessemos algumas das coisas que aqui mencionei já era um passo. Dá trabalho, mas contribui para um mundo melhor...

    ResponderEliminar
  5. E é por isto que me continuo a afirmar contra os animais no circo. Há quem acredite que eles são muito bem tratados. Eu acho que para aprenderem aqueles truques para divertir as massas, tiveram que passar por algum sofrimento. E não compactuo com isso.
    kiss

    ResponderEliminar
  6. Recebi o fatidico email ainda no outro dia e pensei exactamente no mesno, nem me dei ao trabalho de ver o video todo e nem sequer de reencaminhar o email.
    Ainda bem que não fui a única:)

    ResponderEliminar
  7. Isto era pra mim?
    Se era, percebeste mal a intenção com que publiquei o video, era exactamente para ter uma segunda opinião sobre o video. POrque quando o apanhei no facebook o comentário era do género "a arte é exclusiva do homem???".

    Se te incomodei, realmente peço desculpa, a ideia não era incomodar, nem promover acções do género.

    Beijinhos e fica bem!

    ResponderEliminar
  8. Não era para ti, querida, como sabes quando estes vídeos começam a rodar toda a gente os publica e envia em forward, até que a certa altura já os recebeste 40 vezes. Estou só a denunciar uma coisa que muitas vezes as pessoas não vêem por ingenuidade.

    ResponderEliminar