1 de junho de 2010

Esta gente está toda louca

Com apenas dois anos, o pequeno Ardi já é uma má influência para os amiguinhos e um descanso para aqueles pais que achavam que as suas crias eram uma peste. Com pinta de camionista, é vê-lo a puxar do seu cigarro com estilo e lançar arcos de fumo no ar como se tivesse nascido para o ofício. Só lhe falta a cerveja na outra mão. Com este ar de estrela e o mau comportamento de diva, Ardi bem podia ser o herdeiro Lucky Strike saído da barriga da Amy Winehouse. Não é o caso. Segundo o The Sun, a mãe Diana está consumida de preocupação porque o filho fuma cerca de 40 cigarros por dia e faz birra se lhe tiram o seu bálsamo: "He's totally addicted. If he doesn't get cigarettes, he gets angry and screams and batters his head against the wall. He tells me he feels dizzy and sick." Por seu lado, o pai Mohammed, 30, está orgulhoso de ter introduzido o seu filho à arte de lixar os pulmões quando este tinha apenas 18 meses: "He looks pretty healthy to me. I don't see the problem". O puto é manhoso e fuma apenas uma marca de tabaco e o seu hábito custa aos pais cerca de 3 euros por dia.

pela Vera, no seu "De olho no dragão, em directo de Beijing"

(Aposto que o paizinho do pequeno Ardi Rizal é um portento de inteligência, mas coitadinho, não teve oportunidades. E que a probabilidade de pensar tal qual assim se em vez de ser pescador fosse físico atómico é igualzinha, igualzinha.)

16 comentários:

  1. Que tristeza... certos pais deviam era ser castrados antes de reproduzirem.

    ResponderEliminar
  2. Então e o teu colega violador de telheiras? Ele tem que ser esperto, muito esperto, certo?

    E aqueles pais de classes altas que abusam sexualmente dos filhos? Também têm que ser espertos, certo?

    Se calhar a questão não será exactamente a suposta inteligência...

    ResponderEliminar
  3. Pedro

    esse tipo de argumentação é falaciosa e sabes disso.

    A inteligência não assegura carácter, e muitos monstros da história eram pessoas brilhantes intelectualmente. Taras sexuais, apetência para a violência, não tem nada a ver com maior ou menor grau de inteligência.

    O pai desta criança não revela maldade, revela burrice, ignorância e profunda estupidez. E isso sim, tem a ver com inteligência.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou físico teórico e experimental, nuclear, atómico e molecular, e tenho de te dizer que nós somos piores do que tu pintas... Mas obrigado! :)

    ResponderEliminar
  5. acho que, no entanto, a probabilidade de ignorares que fumar (aos dois anos de idade) não é nada bom para a saúde, é bastante menor do que a de alguém sem um mínimo de escolaridade.

    (estas coisas aprendem-se, e a probabilidade de tomar conhecimento delas aumenta com a exposição a informação.)

    ResponderEliminar
  6. Luna, só para esclarecermos as coisas, e agora fora de brincadeira, não te quero provocar...

    Imaginemos o seguinte, tu conheces uma jovem da tua idade e a única coisa que sabes dela é que trabalha na Zara do Colombo, só sabes isto, absolutamente mais nada.
    Tu automaticamente partes do principio de que és mais inteligente que ela, correcto? De que o teu intelecto está mais desenvolvido que o dela, correcto?

    A nossa diferença é esta, eu nunca assumiria isso.
    É certo que o teu trabalho será intelectualmente mais complexo que o dela, mas isso em nada prova que exista uma diferença relevante nas vossas capacidades cerebrais.

    E não venhas com o exemplo do emplastro porque obviamente o homem tem uma deficiência mental, por mais ou menos ligeira que seja. Falamos apenas de pessoas "normais".

    ResponderEliminar
  7. Não obrigatoriamente. É isso que te tenho tentado explicar. Eu não assumo que a miúda da Zara do Colombo tenha de ser menos inteligente do que eu, só porque trabalha na Zara do Colombo. Tudo depende do que a miúda da Zara é, para além de trabalhar na Zara.

    Mas, por defeito, assumo que alguém que trabalhe a pôr foquetões no ar em princípio não seja estúpido, porque tem de se ser minimamente inteligente para tirar um curso de engenharia aeroespacial, por exemplo. E que são mais inteligentes do que os que chumbaram 3 vezes no nono ano.

    ResponderEliminar
  8. P.S. A minha melhor amiga trabalha na Pedra Dura.

    ResponderEliminar
  9. Mas isso depende dos motivos porque se ficaram pelo 9º ano... pode não ter a ver com inteligência.

    A minha teoria, e podes achá-la estúpida à vontade, não lhe chames é politicamente correcta, é a de que todos os seres humanos "normais" têm um nível de inteligência muito similar, ou seja, com variações, mas não relevantes.
    O que se passa é que por acasos da vida, uns seguem determinados caminhos que os levam a orientar essa inteligência para uns interesses e outros para outros interesses que tenham.
    Há quem não aproveite ao máximo a inteligência que tem, claro que sim, mas até pode ser por uma questão de preguiça ou simplesmente por escolherem outros interesses que tenham e que sejam mais mundanos.

    Por exemplo o teu engenheiro aeroespacial talvez não conseguisse fazer um curso de Direito ou de Economia, não por não ter inteligência para tal, mas sim por a sua inteligência estar virada para outros interesses. E o melhor economista do mundo nunca conseguiria ser engenheiro aeroespacial porque tem a sua inteligência orientada para uma area bem especifica.
    Outro exemplo...o tal engenheiro sempre que vai às compras é enganado nos trocos, para os vendedores ele é burro, nem sabe fazer contas... para mim é distraido, tem outras coisas em que pensar.

    Para mim a diferença cognitiva entre todos os cérebros humanos não é a um nível que tenha relevância.
    É esta a minha opinião.

    Agora podes chamar-me estúpido à vontade. :-)

    ResponderEliminar
  10. Pedro

    é a tua opinião, não é de todo a minha. Percebo o que queres dizer, e não te vou chamar estúpido, porque não acho que o sejas - embora por vezes teimes em fingir que não estás a perceber o que quero dizer só para me irritar -, embora não concorde na totalidade.

    Acho que, provavelmente, existirá inicialmente uma espécie de distribuição normal da inteligência, em que a maioria terá uma inteligência mediana e equiparável, e nos extremos se encontram os muito burros e os sobredotados. Mas a forma como essa inteligência é desenvolvida e trabalhada influenciará a capacidade intelectual do indivíduo no futuro, levando a que as diferenças se intensifiquem, levando a diferenças cognitivas significativas, sejam elas devidas a preguiça ou falta de interesse, ou o que quer que seja. Quem não treina o cérebro, estupidifica. E há gente que é estúpida que nem uma porta, por mais que não seja fofinho ou politicamente correcto dizê-lo.
    Não falo de talentos diferentes e vocacionados - eu não tenho talento nenhum para a música, por exemplo, e um músico pode ser genial, embora não perceba nada de física quântica nem lhe interesse. No entanto, se a pessoa nunca descobre um talento e o desenvolve, se nunca treina a cuca, a verdade é que ela perde capacidades - isto não sou eu que digo, é general knowledge. E, geralmente, maior educação e escolaridade, implicam maior treino - tal como leitura de livros, etc. - que no final se reflectirá em maior agilidade mental, rapidez de raciocínio, e capacidade de reflexão e análise. Ou seja, em inteligência. E é nisto que eu acredito.

    ResponderEliminar
  11. E esta "tradição"? Estúpida, no mínimo...

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=170301&headline=20&visual=9

    ResponderEliminar
  12. Cuidado, Jaqueline, que ainda te vêm com a conversa da relativadade cultural e te dizem para ires ler livros de antropologia para perceberes melhor.

    ResponderEliminar
  13. Não quero discutir Luna (aviso logo, hehe) mas este caso não tem a ver com inteligência, tem a ver com educação para a saúde (ou instrução, ou iluminismo, vá lá), que podem ser independentes uma da outra.

    ResponderEliminar
  14. Nuno: revela extrema ignorância, falta de informação, a que possivelmente teria sido exposto se tivesse tido mais educação. E sim, também revela burrice, pois o facto da mãe da criança saber que é mau, leva-me a crer que essa informação entretanto lhe chegou, mas que por burrice e ignorância não lhe faz caso. Porque a inteligência também se revela no uso que fazemos da informação disponíve.
    (então não é giro uma criança a fumar 2 maços de tabaco por dia? e parece saudável, é porque deve ser!)

    ResponderEliminar