24 de junho de 2010

Relatividades

mapa mundo chinês (descubra as diferenças)

Por vezes andamos tão centrados no nosso umbigo que nos esquecemos que nem todos vêem o mundo da mesma maneira. Literalmente.

19 comentários:

  1. É verdade. Nunca tinha visto o papa do mundo desta perspectiva. Para mim o continente americano sempre ficou do lado esquerdo e a Ásia do lado direito.

    ResponderEliminar
  2. Já não é a primeira vez que me lês os pensamentos.

    ResponderEliminar
  3. Ontem vi este video, no seguimento do tema, e por coincidencia acaba também num mapa contra-corrente, aos 2:35.

    http://www.youtube.com/watch?v=q1zh49J5rsg&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  4. Curioso! Ainda agora numa aula comentava o facto de uma aluna ter apresentado um mapa "américo-cêntrico". Um como este nunca tinha visto. Mas nesta versão, Portugal ainda parece mais periférico do que o costume.

    ResponderEliminar
  5. E melhores ainda são aqueles mapas árabes orientados para Sul, em que o Pólo Norte está em baixo e o Sul em cima :)

    ResponderEliminar
  6. A primeira vez que vi esta versão foi aos 14 anos num restaurante em Macau e tive um pensamento muito semelhante ao teu...nunca mais fui a mesma! ehehe :)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Calíope, por acaso não acho nada Portugal periférico no mapa habitual, acho sempre que estamos mesmo ali no centro do mundo.

    ResponderEliminar
  9. Não me levem a mal mas não percebo o espanto.

    ResponderEliminar
  10. O meu colega chinês, que colou este mapa nas costas da secretária que irei ocupar, disse-me que antes de ter vindo para a europa, nunca tinha visto um mapa mundo diferente. E eu achei graça, porque eu também não.

    ResponderEliminar
  11. Por acaso lembro-me de no meu livro de geografia do 9.º ano ter exemplos de mapas feitos nos EUA (com eles no centro) e na URSS (com eles no centro e um com o Pólo Norte para baixo como o que a zozo referiu).

    Luna: já viste o cartoon do «um sábado qualquer» sobre o Saramago?! http://www.umsabadoqualquer.com/385-jose-saramago/

    :)

    ResponderEliminar
  12. Curiosamente, passou-me, e eu até costumo ir lá com regularidade.

    ResponderEliminar
  13. Sempre pensei que os mapas fossem todos iguais :-o

    ResponderEliminar
  14. Os livros de Geografia e os Atlas, geralmente apresentam diversos tipos de mapas, em conformidade com local do globo, onde são publicados. É a chamada localização egocentrista.

    ResponderEliminar
  15. Eu não sei de vocês mas assim como o Miguel eu também vi este mapa inúmeras vezes em livros de história e geografia de oitavo e nono ano.

    Por isso não percebo o espanto. É absolutamente normal a representação ser feita de acordo com a posição de cada país aka continente.

    Mas eu raramente estou assim tão centrada no meu próprio umbigo. Vistas curtas nunca foi para mim. Nem mesmo em relação a mapas.

    ResponderEliminar
  16. Fartei-me de olhar para o mapa e não vi nada de estranho. Nadinha. Tive de ler os comentários para entender. Como tenho um globo aqui em casa e gosto imenso de olhar para mapas, vê-los de qualquer ponto de vista é-me natural :)

    ResponderEliminar
  17. Eu achei estranhíssimo! E será por já ter uma provecta idade e dos meus livros de geografia nunca me terem apresentado outras representações de mapas mundi.Obrigada , Luna, agora já não morro (tão) burra...

    ResponderEliminar
  18. ponto de vista Australiano:
    http://camp4.files.wordpress.com/2007/11/aussieworldmap.jpg
    Literalmente, o mundo de pernas para o ar

    ResponderEliminar