13 de julho de 2010

As sugestões da Luna #2

Não recomendado a pessoas deprimidas, com tendências suicidas, ou altamente angustiadas com a procura do sentido da vida. Também não recomendado a pessoas que gostam dos livros porque são "muito lindos".

29 comentários:

  1. Pá, correndo o risco de ser entendida como comentadora chico-esperta, não concordo. Acho o livro muito recomendável para pessoas deprimidas e angustiadas com o sentido da vida, que ao menos ficam a saber que não são as únicas. Misery loves company, e um neurótico acompanhado é um neurótico mais feliz (um bocadinho, vá).

    (comigo resultou)

    ResponderEliminar
  2. LOL
    ou então corta os pulsos de vez, por perceber que está sozinho no universo e que nada faz sentido.

    (isto é um pau de dois bicos)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu gosto imenso deste livro, apesar de um pouco perturbador, é notável a construção da personagem e a forma como anda à deriva...

    ResponderEliminar
  4. hierra:

    eu não disse que não tinha gostado - ou não o recomendaria. Mas não é propriamente de auto-ajuda. :)

    ResponderEliminar
  5. I: mesmo antes de sair de Portugal, andei numa fase de desânimo, não via grande sentido para nada, vagueava pela casa, dormia, fingia que escrevia a tese. O meu pai andava preocupado, dizia que me estava a tornar num personagem camusiano. :)

    ResponderEliminar
  6. Experimenta o "Mito de Sísifo" do mesmo autor e da mesma colecção.

    ResponderEliminar
  7. Vamos deixar o trio do absurdo de lado um bocadinho, sim?

    ResponderEliminar
  8. Ah, mas nem todo o depressivo/neurótico é suicida. Eu sou contra: faz dói-dói. E cortar os pulsos, além de dói-dói, faz um chiqueiro danado de se limpar. Ele há neuróticos (não sei, ouvi dizer) que ficariam incomodados por dar essa trabalheira.

    Também tive (tenho?) as minhas fases camusianas, sartrianas, shoppenhaurianas (está mal escrito, aposto). É tão miserável... Mas o que mais me atrai no existencialismo é a concepção de culpa pessoal (tão neurótica, chuif, comove-me) que passa. Somos responsáveis, mesmo pelos actos cuja motivação não sabemos explicar. Maravilha. E acho que complementa Freud e a teoria do inconsciente, apesar de parecer contraditório.

    Vou parar, que isto já parece uma mesa redonda sobre a neurose e o seu lugar na xoxiedade. Mais um bocadinho temos aí o espírito do Eduardo Prado Coelho a baixar (já sinto o cheiro do cachimbo, fuge, fuge!)

    ResponderEliminar
  9. Eu também acho que sou existencialista mas esta afirmação é um absurdo e por isso eu normalmente não digo a ninguém que sou.

    ResponderEliminar
  10. Gosto de ir variando, e alternando estilos. Ler o mesmo autor na mesma temática over and over, tudo de seguida, é capaz de se tornar um bocado cansativo.

    Acho que vou passar para A viagem do elefante.

    ResponderEliminar
  11. Oh! E logo agora que estavas a ir tão bem...

    ResponderEliminar
  12. Faxavor de não dizer mal do meu querido Saramago, que adoro. Bem sei que não é consensual, mas eu gosto mesmo muito.

    ResponderEliminar
  13. Eu ainda estou à espera que ele se levante do chão...

    ResponderEliminar
  14. tambem nao sou la grande apologista da teoria dele. aliás, era tao boa que se matou :O

    ResponderEliminar
  15. Isto não são etapas. Tenho 30 anos, e não sou propriamente iletrada...

    ResponderEliminar
  16. Não quis de todo dizer que nunca leste nada além destes. Quis dizer "na mesma onda de, o proximo poderia ser...". Bref. Thought you knew me better than that.

    ResponderEliminar
  17. Luna (cara homónima) e porque o nome "A.L." não é assim tão frequente, é sempre bom encontrar uma! Este livro estaria na lista (pelo menos na minha) dos top 100 livros da minha vida! Se bem que ainda tenho muito livro para ler e já foram aqui deixadas boas sugestões!

    :)

    ResponderEliminar
  18. Luna (cara homónima) e porque o nome "A.L." não é assim tão frequente, é sempre bom encontrar uma! Este livro estaria na lista (pelo menos na minha) dos top 100 livros da minha vida! Se bem que ainda tenho muito livro para ler e já foram aqui deixadas boas sugestões!

    :)

    ResponderEliminar
  19. Sim, eu sei, mas soa assim um bocadinho a "professoral". :)
    Não estou numa de conteúdos programáticos, vou lendo o que me apetece, e o que vou tendo à mão, ou seja, os livros que vou trazendo de portugal cada vez que lá vou.

    (viver num país onde não se fala a língua limita-nos bastante na escolha literária)

    ResponderEliminar
  20. um excerto de um filme excepcional sobre o tema:
    http://www.youtube.com/watch?v=db9SuTRUC_0

    ResponderEliminar
  21. Confesso que não gostei particularmente. Lê-se bem, percebi a mensagem que queria transmitir, mas a indiferença do personagem em relação ao que o rodeava foi a mesma que tive em relação a ele mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Olá
    Obrigada pela sugestão (é uma vergonha nunca ter lido de Camus)e pela gargalhada ao imaginar alguém a dizer que gosta de livros "porque são muito lindos" ... Muito bom!
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  23. é mais "muinta lindos"! mas tá bem, vá...

    ;)

    ResponderEliminar
  24. "A Queda! também de Camus, é muito bom.

    ResponderEliminar
  25. Ando para lê-lo há décadas... :$

    ResponderEliminar
  26. Acho que foi o único livro que li em pé, a andar. Não o conseguia pousar mas também não dava para parar de andar, portanto foi um bonito compromisso.

    ResponderEliminar
  27. este deixou-me de rastos...e não, não deprimida e as minhas tendências são todas menos as que terminam em qualquer coisa menos...vá, terminal!

    ...enfim, vou-me ali pintar a unhaca...

    ResponderEliminar