23 de setembro de 2010

14 comentários:

  1. You'll have religious people unless one day reasons explains it all. And guess what: they are the clever ones. Religion is useful throughout life and If they're wrong they will never notice it.

    ResponderEliminar
  2. Como qualquer cientista saberá, não se pode provar que algo não existe. Apenas que existe.

    ResponderEliminar
  3. Luna: Palmas!
    Capitão Microondas: Para mim, a utilidade da religião é a utilidade de uma mentira.

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes explico a utilidade Pedro. Repito o que disse: o crente, se estiver enganado nem o perceberá. Eu não tenho certezas absolutadas de coisa alguma, aliás penso que ter certeza absoluta (seja da existência ou inexistência do divino) é prova de estupidez.

    Quanto ao que eu disse Luna não me referia à ciência perder tempo a desmentir o que as pessoas sonham. A ciência já fará o seu trabalho no dia em que conseguir explicar tudo. A suceder, ainda falta algum tempo.

    Costuma-se dizer com alguma crueldade mas muito acerto o seguinte: Se o Stephen Hawking a soubesse toda já andaria a pé.

    ResponderEliminar
  5. Eu sei da utilidade da religião. Mas é uma mentira! Prefiro viver em profundo desespero e angústia do que viver uma mentira.

    Não preciso de Deus para nada. É um facto. Para mim a história da religião é como outra história para crianças.

    ResponderEliminar
  6. A razão não faz parte da religião. Por isso é que os únicos crentes (seja em que deidade for) que perdem a lucidez são aqueles que acham que a sua fé é razão, e não crença.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. O Pedro parece saber tudo. Mais do que o Stephen Hawking. Invejo-o.

    Eu, apesar de não me identificar com nenhuma religião mas reconhecendo alguma sabedoria prática a Erasmo de Roterdão, por exemplo digo apenas isto: respeito a fé de todos e até a ausência de fé. Não percebo o porquê de quem, não tendo fé alguma, perder tempo afirmando-o. Se acreditar em algo é, aos seus olhos, pobre em espírito e razão, o que dizer de se perder tempo comentando algo que não existe?

    Irrita-me um pouco a condescendência de quem, não tendo fé, se acha mais inteligente ou esclarecido do que os que a têm.

    Termino com uma citação de um senhor que, não acreditando em nenhuma religião oficial e nem sequer num Deus pessoal que se preocupa com o nosso destino inividual dizia isto:

    I believe in Spinoza's God who reveals himself in the orderly harmony of what exists, not in a God who concerns himself with the fates and actions of human beings. (Albert Einstein)

    Seria o Albert um imbecil? Não me parece. E no entanto diz acreditar precisamente naquilo que a Ciência tarda em explicar na totalidade. Isso ou colocar Hawking a andar.

    ResponderEliminar
  9. Ora nem mais, é isso mesmo. E o curioso é que os religiosos normalmente tentam sempre impor a visão deles aos outros, tentam sempre converter os ateus e raramente se verifica o contrário.

    ResponderEliminar
  10. Capitão Microondas,

    Os físicos não estão particularmente bem preparados para falar sobre religião. Por isso, presumo que os tenhas posto aqui por serem inteligentes. Ora, pelo facto de serem inteligentes não significam que tenham razão no que diz respeito a este assunto. E mesmo que isso fosse verdade, é possível encontrar gente mais inteligente que o Einstein (Wooooow, será isso possível..?)que não acredita em Deus. Veja por exemplo o caso do J. Von Neumann, matemático, contemporâneo de Einstein, colega dele em Princeton, que de acordo com Abraham Pais que privou com os 2, foi a pessoa mais inteligente que conheceu.

    Finalmente, o facto de não acreditar em Deus não significa que não tenha opinião sobre isso. É como a comida japonesa, apesar de já não a comer não significa que não possa falar sobre isso. Em relação à condescendência... é de rir. Onde é que eu estou a ser condescendente? Eu acho que estou certo e que os outros estão errados.

    ResponderEliminar
  11. concordo! um dia tinha saído de uma aula de evolução em que tínhamos debatido o novo flagelo da sociedade americana que é o ensino do criacionismo como principal teoria da evolução, saí da faculdade e encontrei duas testemunhas de Jeová a pregar que a vida tinha sido criada por Deus e blá blá blá...eu abri a boca e comecei a "pregar" senti-me no direito de lhes "impingir" as minhas crenças já que eles se sentiram no direito de me impingir as deles primeiro...hoje eles fogem de mim na rua XD

    ResponderEliminar
  12. Como católica, estou já tão habituada a isto que nem me deixo sentir insultada. Não, não temos todos um desejo inelutável de converter os ateus e até é possível ter uma conversa connosco sem que tentemos meter no meio de uma frase "Jesus é a salvação". Somos, pasme-se, pessoas normais.
    Ah, e para que conste, o meu namorado é ateu e nunca o tentei evangelizar. Além de que uma das coisas que ele mais gosta em mim é precisamente a minha fé.

    ResponderEliminar