16 de setembro de 2010

Saber esperar

Cresci sem ter de responder a muitas perguntas. A minha mãe sempre respeitou o meu tempo para lhe contar o que era importante, sem pressionar. Nunca questionou, insistiu, mesmo quando intimamente sabia o que se passava. A maioria das vezes bastava olhar para mim. Mas sabia que eu precisava do meu tempo, do meu espaço para processar, antes de desabafar. E acabei sempre por contar, quando estava preparada. Talvez por isso raramente faça perguntas intrusivas, tentando forçar a confiança. A raposa tem de se cativar, e a confiança é uma conquista que tem de se merecer. E as pessoas contam-nos o que querem contar, quando querem contar. E só temos de esperar que queiram.

26 comentários:

  1. Mais nada.
    PS- a raposa nao precisa ser cativada pois bicho mais descarado nao há ;)

    ResponderEliminar
  2. essa prosa é um belo naco de sabedoria.
    tal como o principezinho

    ResponderEliminar
  3. Gosto destes teus pensamentos. Este fez-me pensar e dou-te razão. Temos que ser pacientes e temos que entender que a confiança não se força, conquista-se.

    ResponderEliminar
  4. Luna, isso é tão, mas mesmo tão lindo...

    ResponderEliminar
  5. Sim, sim, sim! Haja alguém que entende a razão pela qual eu NÃO faço perguntas íntimas aos meus amigos/família. Mesmo sendo pessoas muito chegadas, acredito que cada um falará comigo se quiser e quando quiser. Mas poucas pessoas me entendem, dizem que parece que eu não me interesso :(

    ResponderEliminar
  6. Tal e qual. Esteve bem agora, Luna.

    Também só sei aquilo que me quiserem contar, o que vou ouvindo sem ser da boca do próprio, não dou grande crédito.

    Bom fim de semana e um beijinho

    ResponderEliminar
  7. retrata uma ou outra situação da minha vida nesta semana.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Luna
    A linha entre o "perguntar porque nos importamos com alguém" e o "não nos metermos na vida dos outros" é muito ténue, acho eu. Na dúvida há que saber estar em silêncio e esperar que falem connosco quando e, principalmente, SE quiserem.
    Mas há alturas (e pessoas) que "precisam" de mais...

    ResponderEliminar
  9. Que conveniente:)

    Há coisas que é preciso esclarecer logo à partida...só para que não haja confusões mais tarde, quando há muita confiança.

    Sou adepto do, sem rodeios, verdade despida, nua e crua, na hora...afinal de contas, as coisas são como são...não vale a pena inventar.

    Ninguem gosta de levar gato por lebre...a mentira é o maior cancro que pode haver.

    Mais dia menos dia, uma mentira vem sempre à tona. Isto é irrefutável...as mentiras têm perna curta...tropeçam.

    A verdade é só para os verdadeiros.

    Segura-te às regras, ou vais de patins...há quem não esteja em posição de fazer grandes reinvindicações. Há quem tenha como única safa, a verdade, por muito inconveniente que a verdade seja. Para quem não quer falar, a verdade nunca convem...

    ResponderEliminar
  10. Isso é o tipo de histórias que se contam às crianças. É muito bonito mas é um disparate. Há pessoas que têm de ser apertadas para reagirem.

    ResponderEliminar
  11. Cada um é como cada qual Luna. Há quem espere por uma perguntar para poder desabafar e há quem não goste de ser questionado sobre coisa alguma.

    Eu, por norma, aplico esse principio de nunca perguntar pelo quer que seja. Mas nao acho que seja um daqueles assuntos "preto no branco"...

    BEIJO

    ResponderEliminar
  12. Eu sou incapaz de fazer certas perguntas a uma pessoa que não conheça já muito bem. Tenho um medo monumental de ser invasiva...

    ResponderEliminar
  13. "Isso é o tipo de histórias que se contam às crianças. É muito bonito mas é um disparate. Há pessoas que têm de ser apertadas para reagirem."


    Começa a polémica!!!

    ResponderEliminar
  14. Há por aí mta malta que precisa de levar uns apertões...:)O texto está bem escrito e aplica-se em muitos casos, mas não em todos. Esta coisa de escrever o que vem na lógica da razão convem a todos, mas como mta gente faz coisas que não vêm na lógica da razão, tb não se podem apoiar nela qdo esta lhes dá jeito...capice?


    Toca a desbroncar e a deitar tudo cá pra fora..:)ou, daqui não levas nada.

    O mundo deve ser cor de rosa e às bolinhas e eu,devo ter nascido ante-ontem...:)

    Poupem-me seus bébézinhos de fralda.

    Polémica, agarrem-na:)

    O Pedro é que falou bem...

    ResponderEliminar
  15. Lógica, coerência, aprendizagem, coisas para reter e pensar?

    Epá, não me metam nisso...

    ResponderEliminar
  16. Mas "saber esperar" é coisa para vir com a idade, não é?
    Então estou fora.

    ResponderEliminar
  17. Agora a sério,
    O "saber esperar" veio a mim com a idade, essa meretriz.
    Enquanto nova, não tinha a serenidade necessária...

    ResponderEliminar
  18. A diferença que faz ter uma mãe assim ou oposta vê-se nas pessoas que conhecemos. E na forma como elas reagem, criadas de uma forma ou de outra.

    ResponderEliminar
  19. E quando não contam não significa que não gostem de nós. Mas isto também é coisas que muitas pessoas não entendem. É isto e achar que quanto mais cobrarem, exigirem, mendigarem mais conseguem quando o acontece é exactamente o contrário. Estou há imenso tempo para escrever sobre isto das cobranças. E do não perceber que nisto de relações não adianta forçar as coisas. E acho que este teu texto me inspirou.

    ResponderEliminar
  20. (Faltou dizer que gostei muito do teu texto. Mas acho que estava implícito. Certo?)

    ResponderEliminar
  21. E que também eu não faço perguntas dessas. Nem me sinto nada à vontade quando mas fazem. Mas percebo o que disseram alguns comentadores relativamente a haver pessoas que necessitam de uma pergunta. A questão é que quem sabe não as fazer quando não deve sabe fazê-las quando percebe que é preciso. Tem muito a ver com o grau de confiança.

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Luna!
    Estava a precisar ler isto para me "situar" com a minha filha mais nova em plena fase-estúpida-como-a-potassa, da minha filha mais nova (de quase 15 anos)...
    Muito obrigada! :)

    ResponderEliminar