15 de dezembro de 2010

Primeiro estranha-se, depois entranha-se

18 comentários:

  1. É verdade, apesar de só conhecer a ver sao sueca: Glögg

    ResponderEliminar
  2. É bom, é. Quentinho sabe tão bem! :)

    ResponderEliminar
  3. É bom sim senhor, em qq das versões!!! (Estou mais familiarizada com a nórdica e a alemã)

    ResponderEliminar
  4. Conheci a versão alemã há uns dias e gostei!
    Bebe-se muito bem na rua ao frio!

    ResponderEliminar
  5. Glühwein? (versão holandesa, que imagino que tenha um nome parecido)
    Nunca experimentei mas até tenho uma certa curiosidade com a canela e tal...

    ResponderEliminar
  6. Sim, mas versão alemã mesmo - ainda no outro dia estive numa festa em casa de uma alemã com gluhwein preparado por ela. Aqui também fazem, mas creio ser igual ao alemão.

    (i meant glühwein, mas saiu-me um gluhweijn por causa do holandês - embora em holandês seja wijn)

    ResponderEliminar
  7. P.S. A primeira vez que experimentei odiei, nem sequer consegui beber o copo até ao fim, coisa que só me aconteceu com unicum e gorki list. Percebi mais tarde que estava mal feito, quando voltei a provar, mas feito como deve de ser. Bastante melhor.

    ResponderEliminar
  8. P.S.2. Além de que aquece mesmo, a maio do copo já uma pessoa está com afrontamentos.

    ResponderEliminar
  9. Gosto mais dos glöggs. Parece quase a mesma coisa mais não é bem... E em versão alemã gosto do que leva rum e açúcar derretido na hora: http://www.flickr.com/photos/10762814@N04/3111147546

    Delicioso!!!!

    As gentes do Norte sabem bem como se ocupar quando se tem obrigatoriamente que ficar em casa!

    ResponderEliminar
  10. Esse do açúcar a derreter nunca provei, mas a minha colega alemã já me explicou como é. Também não provei a versão nórdica, fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  11. Aqui na variante austríaca, para além de Glühwein também há ponches (Punsch): a ideia é a mesma mas com sabores de fruta ou de qualquer outra coisa mais criativa. Eu sou fã do Beerenpunsch que é quem diz o ponche de frutos silvestres.

    ResponderEliminar
  12. Deve ser o mesmo que glögg, na Suécia, e glöggi na Finlândia. Aqui há com álcool e sem álcool e costumam colocar passas e pedacos de amêndoa, eu como/bebo, mas só um copo que depois já é doce a mais.

    ResponderEliminar
  13. Eu bebi disto na minha temporada por Oxford que uma croata fez, foi das noites que dormi mais quentinha, o problema foi chegar a casa, todas as portas me pareciam iguais.
    Quentinho e doce, caem que nem ginjas mas depois é que se vê o estragos que faz.
    Abraço doce

    ResponderEliminar
  14. No Chapitô bebe-se um bastante bom.

    ResponderEliminar
  15. Engraçado... Nunca passei do primeiro golo :)

    ResponderEliminar
  16. Jura? Nem de propósito. Ontem estive com uns ingleses que estavam a descrever a maravilha que era. Só pelo que diziam, pensei que deveria ser algo... não muito bom.
    Pronto, se tu dizes... vou pelo menos experimentar ;)

    ResponderEliminar
  17. experimentei o da república checa e não consegui beber. Agora o ponch na Austria, sabe bem!

    ResponderEliminar