21 de janeiro de 2011

Amizade, etc.

Nunca cortei relações com ninguém, ou melhor, nunca cortei relações com alguém de quem me considerasse amiga. Por maiores que fossem as ofensas - e por vezes foram muito graves -, por mais violentas as discussões, depois da fúria passar, sempre fui capaz de parar e pensar. Recapitular o que que passou e pesar as coisas, pondo num prato da balança o quanto gosto da pessoa, e a importância que tem para mim, e no outro o quanto me magoou. E de todas as vezes a balança acabou por pender para o lado da pessoa, porque afinal me incomoda mais estar zangada com alguém de quem gosto, do que a razão porque me zanguei. Porque a pessoa é mais importante, pesa mais, e não quero daqui a dez anos pensar nela com pena e arrependimento, sem me lembrar já porque nos zangámos, por não ter dado oportunidade a uma reaproximação. Talvez seja por isso que mantenho amizades tão longas e duradouras, resistentes, daquelas que estão lá de pedra e cal, no matter what. Sei que não é fácil, é preciso muitas vezes pôr o orgulho de parte, baixar a guarda e, sem artifícios, peito aberto, conversar longamente sobre o que aconteceu, resolver as diferenças, deitar para fora o que nos feriu para podermos recomeçar. Só que é curto o período em que isso é possível, pelo que o devemos aproveitar antes que se perca. Deixando passar demasiado tempo, cria-se uma distância que se torna intransponível, e a cada dia que passa mais difícil de estreitar. E que faz a diferença entre voltar a ser-se amigo, ou passar-se a conhecido. E ninguém quer ser conhecido de quem já se foi amigo.

26 comentários:

  1. Já me aconteceu mas foi sempre porque do outro lado o esforço para permanecer amigo e não passar a conhecido, não foi tão grande quanto o meu. Estou para escrever sobre isto há muito tempo.

    ResponderEliminar
  2. Pois, e não se pode obrigar ninguém. O que interessa no fim é sabermos que da nossa parte fizemos tudo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por descreveres de uma forma tão simples, mas tão profunda e certeira, o verdadeiro conceito de amizade.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Acho que interessa é que os outros saibam que fizemos tudo o que podiamos e que só não são dignos da nossa amizade porque não souberam dar valor ao que foi feito.

    ResponderEliminar
  5. Nunca cortei relações com ninguém, também. Agradeço, caso tenha feito algo que mogie, que mo digam, aproveitem essa janela de oportunidade para esclarecer as coisas. Até mais longe no tempo. Levo a mal e magoa-me o afastamento sem explicações, o ignorar, o não responder a telefonemas ou mensagens. O apagar alguém. Nunca o fiz, mas se mo fazem, também não volto atrás.

    ResponderEliminar
  6. (*algo que magoe*, claro. aprende a rever os comentários antes de clicar, ó parvalhona)

    ResponderEliminar
  7. Lindo post, inspirei-me e escrevi!!
    Certo dia numa dessas ruas por onde me meto tempos sem fim, por cima da ombreira de uma casa antiga li a seguinte frase: "Ninguém é feliz sem amigos, a infelicidade traz o vazio da nossa existência".
    Abraço grande e quentinho ahahhaha
    :)

    ResponderEliminar
  8. Eu tb nunca me afastei de ninguém que achasse ser minha amiga, só daquelas que descobri que nao era ...porque aí nãop estava a segurar a amizade mas a prolongar a agonia...

    ResponderEliminar
  9. Revi-me neste texto. E fizeste lembrar que tenho uns assuntos pendentes.

    ResponderEliminar
  10. nao podia ter lido melhor texto neste momento :)

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, já perdi alguém que considerava meu amigo. E por parvoíces da adolescência, coisas sem importância que se poderiam e deveriam ter resolvido. Muitos anos depois ainda me lembro desse alguém...

    ResponderEliminar
  12. admiro-te Luna por escrever um texto como este mas sobretudo por seres tal como te descreves.
    Também tenho alguns assuntos pendentes, de que me avivas-te a memória, mas já passou tanto tempo que acho q não há volta a dar...

    ResponderEliminar
  13. Pois... o que o decorrer da Vida nos traz é que "também" algum dia cortamos...

    ResponderEliminar
  14. Amigos são sempre amigos, mesmo que o tempo passe, que as coisas mudem, que a vida ande para a frente e para trás. Amizade que é amizade fica para sempre.

    ResponderEliminar
  15. já cortei relaçoes em 2 situaçoes:

    - uma pessoa que não era minha amiga, só conhecida, que me insultou. não conta para este ranking.

    - uma pessoa muito amiga cortou relaçoes comigo. não conta para este ranking.

    - uma pessoa com quem andei e me zanguei muito muito, mas, pela mesma consciencia que aqui demonstras, tive a iniciativa de me re-aproximar, voltando a amizade. não conta para este ranking.

    - uma pessoa que acabei por concluir não ser minha amiga, tais as desconsiderações, faltas de respeito e cortesia, oportunismos e manipulações. não era minha amiga: não conta para este ranking.

    (mas tanto que conta que só por causa dela escrevi este comentário)

    ResponderEliminar
  16. donde, e rectificando, só cortei relações - afastando-me inexoravelmente - no último caso. queiram portanto não considerar a forma como iniciei o coment anterior.



    (basicamente, luna, o que quis dizer é que durante muito tempo pensei como tu, mas agora já não.)

    ResponderEliminar
  17. De tantas coisas que por vezes se inveja nas pessoas e não nos servem para nada de nada quero dizer que invejo esta tua capacidade. Adorava ter a abertura de espírito de voltar atrás, de reconsiderar, de perdoar... a diferença entre os bons e os maus homens está no perdão, mais até que a capacidade de amar, é superior a capacidade de perdoar. Acho que não será nesta vida que conseguirei eliminar este defeito que trago, eu não consigo mesmo.
    ...grande linha de pensamento, independentemente de ter sido educacional ou atingida por ti, parabéns.

    *lamento ter tratado por tu, o você era estúpido para o que queria transmitir.

    ResponderEliminar
  18. Ei, me desculpe por não ter te citado, não foi minha intenção "copiar o seu texto".Sempre leio seus textos e adoro. Mais uma vez desculpa, já retirei o texto do blog.

    ResponderEliminar
  19. "Melhor que fazer novos amigos, é conservar os velhos!"

    Dá mais 'trabalho', mas dá um gosto <3

    ResponderEliminar
  20. Obrigada por teres escrito isto, Luna. Ando a passar por uma situação em que isto encaixa completamente e é um alívio perceber que não estou maluca por tomar as decisões que tomo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Há quem queira ficar só conhecido de quem já foi amigo.

    ResponderEliminar
  22. verdade mas por vezes missão quase impossível.

    ResponderEliminar
  23. Depende muito das situações, mas concordo contigo. Há que pesar tudo na balança e perceber o que é mais importante para nós.
    Adorei o texto.

    ResponderEliminar
  24. "E ninguém quer ser conhecido de quem já se foi amigo"...nem mais

    ResponderEliminar