6 de maio de 2011

Finalmente o coiso literário

Desafiada primeiro pela Teresa e depois pela Andorinha a responder a mais uma cadeia que visa mostrar ao mundo como somos super espectaculares, aproveito para fazer uma pausa no poster que tenho andado a tentar acabar sem vontade nenhuma, e finalmente responder.

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

Não. Não releio livros. Ou, pelo menos até agora, nunca reli nenhum. Há tanto livro por ler que me parece perda de tempo voltar a reler o que já foi lido. Eventualmente poderei abrir excepções relativamente a livros que tenha lido há muitos muitos anos, mas tendo livros novos por ler, é pouco provável que o faça.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Oh, tantos... Assim que me lembre, de repente, o Som e a Fúria, porque estava sempre à espera que aquilo melhorasse quando não fosse o personagem atrasadinho a falar e eu finalmente começasse a perceber, mas a verdade é que nem nunca melhorou nem eu comecei a perceber, e acabei por desistir, esgotada. O fracasso com Faulkner de certa forma anteviu fracasso idêntico com a Memória de Elefante, de Lobo Antunes, que tem Faulkner como uma das suas mauiores referências. Será certamente defeito cognitivo meu, mas são estilos em que simplesmente não consigo entrar, e nem sei se estou para insistir. 
Também desisti rapidamente d'As Ondas, de Virginia Woolf, mais ou menos pelos mesmos motivos, e de vários outros livros. Não me estando a agradar, ponho de lado facilmente.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

Tendo em conta que não releio livros, nenhum. Seria, no mínimo, boooooooooring.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Muitos. Há anos que tenho o Moby Dick a olhar para mim, por exemplo, já andou a viajar comigo e tudo, mas perco sempre a coragem de lhe pegar.

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

Cem anos de solidão, que tem um dos finais mais estranhos e inesquecíveis de sempre.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Sim, muito. Lia tudo o que apanhava e me ofereciam, e felizmente os meus pais ofereciam-me muitos livros, pelo que li tudo das principais colecções juvenis, como Os cinco, Uma aventura, O clube das Chaves, Viagens no Tempo, Condessa de Ségur, Alice Vieira, Sophia de Mello Breyner, etc., mais os clássicos como Robinson Crusoe, As Aventuras de Huckleberry Finn, O Conde de Monte Cristo, etc.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Vários, principalmente alguns dos obrigatórios na escola. Um dos meus preferidos, O Velho e o Mar, por exemplo, custou-me imenso a ler e achei muito chato pelo meio, embora seja um livro belíssimo, que à distância reconheço como obra-prima, mas com 15 anos, páginas e páginas a sermos puxados pelo cabrão do peixe é coisa para começar a cansar. Um livro que me lembro de me ter custado horrores a chegar ao fim foi A Balada da Praia dos Cães, pelo tipo de escrita difícil de Cardoso Pires, que me obrigava a voltar atrás e reler cada frase para a entender.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Mil novecentos e oitenta e quatro - George Orwell; Admirável mundo novo - Aldous Huxley; Lolita - Vladimir Nabokov; Of mice and men, O inverno do nosso descontentamento - John Steinbeck; Os Maias - Eça de Queiroz; Ensaio sobre a Cegueira, Memorial do Convento, Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago; O Amor nos tempos de Cólera, Cem anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez; O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde; Orgulho e Preconceito - Jane Austen; O Deus das Pequenas Coisas - Arundhati Roy; A insustentável leveza do ser - Milan Kundera; O Fim da Aventura - Graham Greene; O velho e o mar - Ernest Hemingway; O estrangeiro - Albert Camus; A metamorfose - Kafka; Os Capitães da Areia - Jorge Amado. É possivel que me esteja a esquecer de vários, não sou boa com listas.

9. Que livro estás a ler neste momento?

The Catcher in the Rye. Sim, eu sei, vergonha, devia tê-lo lido há uns 15 anos, mas calhou ser só agora.
(estava baratinho baratinho pela amazon)

10. Indica dez amigos para o Meme Literário: 

Passo a outro e não ao mesmo.

6 comentários:

  1. eu sei que me vais dar nas orelhas, mas tenho o Admirável mundo novo do Aldous Huxley em casa pra ler há uns... 20 anos. O meu primo enfiou-mo nas mãos e disse: TENS QUE LER. É o melhor livro que já li! E eu, como está em inglês e me dava preguiça, fui encostando, encostando... pois, já sei. Já leste o post do desafio literário da Zôzô? Inveja, muita inveja do que a menina já leu, oh caramba, vou ter de lamber tanto livro! ;) Beijos e obrigada pela resposta! Bom poster!!

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, ela referiu um livro de que nem me lembrei, O último cais, de que gostei imenso.

    Quanto ao admirável mundo novo, gostei muito, mas gostei mais do 1984, que achei mais forte, talvez por ter lido primeiro.

    ResponderEliminar
  3. Damn! 1984, mais um que esqueci! E Animal Farm!!
    Também o prefiro ao Admirável Mundo Novo (e li-o depois, um aos 18, outro aos 20).

    ResponderEliminar
  4. Lê o Ratoneiros do Faulkner =)

    É um dos últimos livros que escreveu e é uma escrita mais leve e e cómica, acho uma boa maneira de começar a entrar no Universo dele (muito melhor que o de Lobo Antunes e de Saramago, na minha opinião, que seguem a mesma corrente literária)

    Em relação a Woolf não posso dizer, também só li as ondas, mas ao contrário de ti, adorei.

    Tens livros muito bons nos favoritos ^^ : Mas fiquei a salivar especialmente pelo 1984 e pelo Os capitões de areia que também estão no meu top =) São brutais.

    ResponderEliminar
  5. Estou com saudades de uma corrente e não me passaste esta, que é sobre livros? Ora foda-se, pá.

    ResponderEliminar
  6. Ó rapariga, mas isso é simples:

    Passo o desafio à Menina Limão. :)

    ResponderEliminar