12 de setembro de 2011

Do no harm

Não sendo médica, na minha vida sigo uma espécie de Juramento de Hipócrates, onde o "não causar dano", isto é, não fazer mal a ninguém conscientemente faz parte dos meus princípios mais fundamentais. Quando percebo que alguma das minhas atitudes pode realmente fazer mal a alguém, tendo a reavaliar a minha posição e tentar que isso não aconteça. E por isso não consigo compactuar com vinganças, agendas pessoais, vontades de prejudicar, ou fazer mal intencionalmente, e permanecer ao lado de quem o faz, não concordando, por mais que goste da pessoa. A minha maior lealdade é para com os meus princípios, e se posso perder uma ou outra amizade, antes isso que não conseguir dormir à noite.

13 comentários:

  1. Não, posso já ter andado confusa com o mapa, mas no fim encontro-o sempre.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que- ainda assim- prefiro gente burra a má! ;)

    ResponderEliminar
  3. Luna nem sabes o quanto este texto hoje me fez sentido! Obrigada, nisto sou como tu.

    ResponderEliminar
  4. Atitude correcta obviamente. Só quem não tem boa índole poderá discordar com isto. Eu também gosto muito de deitar a cabeça descansada na almofada e dormir sossegada. A perder o sono que seja por um bom motivo ;)

    ResponderEliminar
  5. Também sou um pouco assim! Só muito, muito de vez em quando me abandono...

    ResponderEliminar
  6. É difícil quando princípios se sobrepõem a casos de amizade, há amizades tão inseparáveis que aceitam tudo. Eu, penso tal como tu.

    ResponderEliminar
  7. Só pra te dizer que adorei o teu comentário, sobre a última medida fdp do governo em relação à saúde, que deixaste na MC. parece que ng entende que o que ali está são mais impostos, menos deduções no irs, fora tudo o resto, a praticidade que é ir à farmácia e tal. 500 euros? pqp, nem sabia o preço...

    sorry plo off topic, mas quis fazê-lo.
    Bjo

    ResponderEliminar
  8. Felizmente existem pessoas assim (eu estou incluida) não faço mal a ningué, e se perdes amisades por seres igual a ti mesma e fiel aos teus principios, é porque essas amisades não eram grande coisa.
    E so a minha opinião, mas os amigos têm de saber respeitar a maneira de ser de cada um e aceitar os seus valores e tomadas de posição

    ResponderEliminar
  9. verdade! sou totalmente da mesma opinião. pena que muitos não sejam assim...era tão mais fácil o dia a dia.

    ResponderEliminar
  10. Só para referir que tenho um novo texto favorito teu.

    Não tenho comentado mas a visita perdura e sabe bem. :)

    ResponderEliminar
  11. Quem me dera que toda a gente fosse assim :) isso, para além de carácter, é grandeza de espírito!

    ResponderEliminar