6 de outubro de 2011

A Luna é má

Gostava muito de ser daquelas pessoas que conseguem ser superiores e manter-se impávidas e serenas enquanto os cães ladram, mas infelizmente não sou. Desde que me conheço que sou rezingona, refilona e respondona, e se a idade me foi ajudando a moderar o mau feitio e a conseguir deixar passar algumas provocações, a verdade é que ainda não ao ponto de conseguir comer e calar. E daí que reaja ao ser provocada, mesmo sendo por pessoas que não merecem sequer a minha atenção, e por quem nutra profundo desprezo. Mas não resisto, é mais forte que eu. Por isso já alimentei discussões intermináveis e absurdas, já ataquei e fui atacada, já provoquei e reagi, já fui antipática e arrogante, já me zanguei e fiz as pazes, já disse coisas que não devia, já me desculpei, enfim, o normal, como toda a gente que não se quer perfeita. 

No entanto, na blogosfera, há uma série de reacções e comportamentos recorrentes, que me parecem ridículos se vistos à luz da convivência social, e quase incompreensíveis. Começo pelo facto da maioria dos leitores achar que poder comentar é um seu direito universal, e que não só pode dizer o que quer, como o autor tem obrigação de lhe responder, e com simpatia. Não vêem nisso uma cortesia, mas um dever. 

Ninguém na vida real se chega ao pé de uma pessoa que não conhece de lado nenhum e lhe diz que é uma arrogante de merda, ou outra coisa qualquer, e muito menos estará à espera que a pessoa lhe responda de sorriso nos lábios e agradeça a honestidade e a amabilidade de a informar. Mas aqui sim, esperam que sejamos tão fofinhos como um cãozinho amestrado e ainda lhes demos a patinha quando mandam bocas. E se por azar o autor até está num dia mau, cansado, ou simplesmente sem pachorra e responde mal, ai, ó deus me acuda, que estou a ser atacada, e lá começa o choradinho nhonhonhó a Luna é má. E o problema é que a coisa não fica só por aqui. 

Na vida real, aproximamo-nos das pessoas por quem sentimos empatia, e quando não vamos com a cara de uma pessoa, seja porque a achamos antipática ou por que razão que for, evitamo-la, não estreitamos laços, nem a tornamos parte da nossa vida. O que é bastante simples, basta não forçar contacto. Não lhe telefonamos todos os dias para conversar, não convidamos para jantares e festas, nem para ir beber café. Também não lhe dizemos de cada vez que a vemos que não gostamos dela, e nem andamos a alardeá-lo a toda a gente que conhecemos. É apenas uma pessoa que não conhecemos, e que não nos interessa conhecer melhor. Na vida real também não esperamos que toda a gente tenha vontade de conversar connosco, e muito menos à força, e não costumamos andar a abordar perfeitos desconhecidos para discutir o sexo dos anjos, exigindo a sua atenção.

Já na bloga é diferente, quanto mais se antipatiza, mais se comenta a mostrá-lo e se o grita aos sete ventos, dizendo que o tal blogger é isto ou aquilo. E mais grave, quem o faz acha mesmo que tem o pleno direito, todo o conhecimento, e que o blogger tem obrigação de o aturar, ficando extremamente ofendido e acusando-o de cobardia quando o comentário é apagado, ou a caixa de comentários fechada, porque o autor simplesmente não quer falar mais com ele. E lá vem outra vez o ronhonhó a Luna é má, a Luna não gosta de mim. 

Agora imaginem a seguinte situação: estão num jantar entre amigos, e um deles traz uma perfeita desconhecida. A certa altura, está tudo na galhofa, à vontade entre gente de confiança, a contar piadas de gosto duvidoso e comentários mordazes, quando a desconhecida, desagradada pelo teor da conversa, se insurge sobre um comentário, arrogando-se única detentora da moral e valores universais. De início lá lhe dão o benefício da dúvida, e lhe vão respondendo, uma, duas, dez vezes, mas não há nenhuma resposta que lhe agrade ou satisfaça, e a mulher simplesmente não se cala, fazendo monólogos intermináveis, recusando-se a concordar em discordar, enquanto toda a gente já revira os olhos de enfado. Em seguida começa por insultar o dono da casa, depois gradualmente os restantes convivas, até ser convidada a sair. Várias vezes. Recusando-se e fincando pé, e continuando a importunar toda a gente, é finalmente agarrada por um braço e posta na rua, porta trancada, enquanto os amigos voltam para dentro para a festa. Na rua começa então a gritar impropérios contra aquelas pessoas, e fica ali à porta a tentar ouvir a conversa, toda a noite aos gritos histéricos, batendo à porta, não deixando ninguém dormir, sem arredar pé, caluniando toda a gente, a ver se acorda os vizinhos para que lhe dêem razão. Parece perfeitamente disparatado, doentio mesmo, não? 

Infelizmente, aqui na blogosfera não só há quem ache este comportamento aceitável, como normal, e portanto, quando um blogger se recusa a falar mais com uma pessoa e lhe veda o tempo de antena, vão fazer queixinhas para o seu próprio blog, gritando a toda a gente que o tal blogger é isto e aquilo, mesmo não o conhecendo de todo, e ai coitadinha de mim que sou uma vítima e me querem sugar as emoções, como se sequer houvesse alguma relação pessoal para o permitir, e quando a única coisa que o blogger quer é distância e que o deixem em paz de vez, que vão à sua vidinha, desconhecidos como antes. 

E por isso torna-se não só absolutamente ridículo, como quase patético tanto alarido, tanta gritaria, tanto post, tanta auto-vitimização, tanta queixa, tanta acusação delirante, quando no fundo tudo se resume a um sentimento infantil de a Luna é má, a Luna não quer brincar comigo.


A Luna é má.

E então? How old are you?

Temos pena, mas não posso, nem quero, brincar com toda a gente. Get over it.


93 comentários:

  1. Então, mas se brincasses com toda a gente eras uma vadia e uma maria vai com as outras, não sabes já? xD

    ResponderEliminar
  2. A Luna é boa.

    A Luna não quer é aturar gente parva, eu também não aturaria...

    ResponderEliminar
  3. Opá, alguém que me mande por mail o link, que eu fui à caixa de comentários infinita e afinal eles já não existem. Eu assim amuo :'(

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao primeiro parágrafo:
    1- os anos passam e a gente deixa de responder, até mesmo à primeira. Creio mesmo nisto, e espero que aos 50 consiga deixar de dar a primeira resposta.

    2-se tivesses tido um irmão com quem passasses a infância às turras, já sabias quando parar. A partir de certo momento já não é preciso a mãe intervir ;)


    Quanto ao resto: acontece, pois acontece. Não acontecia se as pessoas não teimassem em por a mão no fogão, a ver se está quente. Se tem o lume aceso, ora!
    Faziam como eu: quanto mais me irrita, menos comento.

    ResponderEliminar
  5. Mas queres brincar comigo? tenho uma barbe nova...

    ResponderEliminar
  6. Há gente mesmo infantil, pelo amor de deus, não há pachorra.

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca recebi nenhum hate comment, snif snif... não sou suficientemente interessante para as pessoas terem inveja de mim. Mas a tua analogia foi mesmo certeira! Se depois disto essa gente não parar, opá, já não há mesmo nada a fazer... infelizmente o mundo está cheio de gente doente.

    ResponderEliminar
  8. Para alguns na blogo, ser um chato de galochas é muito normal, como também é normal que os outros tenham de os aturar naquele mar de seca ambulante sem fim, a saltar em comentários aqui e ali, num aborrecimento duro de digerir. Confesso que a falta de barómetro continua a espantar-me muito.

    ResponderEliminar
  9. Tu é má! És, sim!
    E sabes porquê? Porque com isto lá vem mais uma catrefada de posts alucinados naquela escrita inqualificável, naquelas cores que nos ferem os olhos e com aquelas imagens parvas.

    É um caso perdido, deixá-la a estrebuchar Sozinha (nota a maiúscula).

    ResponderEliminar
  10. Alguém me faz o favor de mandar por email o link desse blogue? asinhasdefrango@gmail.com estou em pulgas para soltar uma pinga de chichi!

    ResponderEliminar
  11. a Scarlett é que é má, começou isto tudo.

    =)

    ResponderEliminar
  12. Daria de bom grado um beijo na boca à Scarlett se isso me livrasse de certas carraças.

    ResponderEliminar
  13. sozinha Sozinha sozinha Sozinha, há gente tão sozinha que precisa de se vomitar pela net em muitos posts intermináveis e diários. Será que não têm família para dar atenção?

    ResponderEliminar
  14. Pior, será que não têm amigos sensatos que os chamam à razão quando estão descontrolados, mas apenas amigos que lhes passam a mão pela cabeça, anuindo com a insanidade, porque os diverte? Eu felizmente tenho muitos que me dão na cabeça e me dizem quando estou errada ou a passar das marcas, graças a deus.

    ResponderEliminar
  15. A verdade é que tu és mesmo muito arrogante e não aceitas opiniões contrárias à tua, mas enfim, quem não gosta, não come...
    Agora, só uma perguntinha: se tu não podes com a criatuta e a baniste do teu blog, porque raio é que andas sempre a cheirar no blog dela? Tu gostas é de alimentar estas polémicas e quanto mais sangue melhor.
    Ah, e agora podem vir as tuas defensoras todas atirar pedras.

    ResponderEliminar
  16. para não variar, não percebi nada...sou tão outsider. comigo ninguem brinca no recreio sequer.

    ResponderEliminar
  17. Cara Maria, quanto prazer, quanta simpatia. Que bom que me conhece tão bem,

    (rebola e dá a patinha)

    Pois, de facto é difícil de ignorar quando alguém escreve mais de 5 posts sobre nós, qualquer blogger o sabe, mas imagino que a Maria não perceba como.

    Desejo-lhe toda a felicidade do mundo, e muitos cupcakes, por ser uma pessoa tão boa, e tão capaz de julgar imparcialmente pessoas que nunca viu na vida.

    Sugiro-lhe que se torne amiga da pessoa em questão, serão felizes juntas, visto que partilham os mesmos valores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Cara Luna,

    Sei de uma história, real, que reza assim:

    'Certo dia, aquando da construção do Estádio José de Alvalade XXI, reuniram-se - de emergência - todos os envolvidos na empreitada,entre os quais, Arq. Tomás Taveira, Eng.º Godinho Lopes (actual presidente do Sporting), Dias da Cunha, Luís Duque, e uma catraifada de engenheiros e personalidades. Aparentemente, à medida que estádio ia sendo construído, era política da direcção do clube convidar sócios famosos (menos o Futre) para o visitarem e verem o andamento das coisas. Assim sendo, na referida reunião, vira-se o Godinho Lopes para o Tomás Taveira: 'Ó Tomás, pá...alguns sócios têm-se queixado que existem cadeiras vermelhas e azuis...ó pá... e a côr do Sporting é o verde, pá!'; responde o Tomás Taveira: 'Ó Godinho, pá...isso de certeza que é malta que não f*de, pá, porque se essa malta f*desse, tava-se a c*gar prá côr das cadeiras, pá!'. Silêncio na sala, Dias da Cunha inspira longamente e, enquanto quase que entra em apneia, olha para um lado, olha para outro lado, levanta-se e sai. A reunião acabou ali. E, até hoje, as cadeiras lá continuaram. Resumindo, 'aplica' um 'Tomás Taveira' a essa gente e, mesmo que agaste - que agasta - pelo menos encolhes os ombros e ris-te :)

    ResponderEliminar
  19. Já agora, pergunto: a verdade? a verdade é que? assim mesmo com toda a certaza, a certeza de quem conhece bem uma pessoa? oh...

    ResponderEliminar
  20. as pessoas têm tendência a vestir a pele de lobo na blogosfera.

    ResponderEliminar
  21. Ó Maria, mas como sabe se a Luna anda sempre a cheirar no blog da senhora Isabel? Tem um contador de visitas com localizador de IP's?

    Ui, estou tramada ohohohohoh

    ResponderEliminar
  22. Luna, escrevi o que sinto, pois já aqui comentei há muito tempo a propósito do "Lolita" do Nabokov e tu (e as tuas seguidoras) trataram-me abaixo de cão, só por ter uma opinião diferente, e mesmo agora não deixaste de me chamar burra. Tudo bem, não sou uma cientista a trabalhar na Holanda, sou uma simples professora do 2º ciclo, mas mesmo assim tenho direito à minha opinião, ou não?
    Como disse antes, quem não gosta não vem cá, se eu continuo a vir, é porque acho piada aos teus posts, mas que tu és mazinha com quem não concorda contigo, é verdade; e que tens uma matilha de lambe-botas à espera de trucidar quem tem uma opinião diferente, também é verdade.

    ResponderEliminar
  23. Ó Maria, com todo o respeito que sou loba solitária e não ando em matilha, mas professora de 2º ciclo era mamãe, e de simples não tinha nada. Se quiser ir lá a casa dizer-lhe que era uma simples professora do 2º ciclo, à vontade, a vida é sua; mas antes faça um seguro e deixe qualquer coisa aos seus ;)

    ResponderEliminar
  24. E também pode dizer a mamãe, que chegou a comprar livros por baixo do balcão, no tempo da outra senhora, que o livro x devia ser proibido, mas deixe o funeral tratado e poupe tempo aos seus.

    ResponderEliminar
  25. Maria, não me lembro bem do comentário, mas acho que era algo do tipo "esse livro deveria ser proibido" ou algo do género, o que, peço desculpa, mas é absurdo.
    Primeiro, tem de se ler o livro, e só depois opinar. Em todo o livro se percebe que o personagem é uma pessoa doente, e nada nele é uma ode à pedofilia.
    Eu acho que não deve existir censura de qualquer tipo, da literatura às artes, e que achar que ela deveria existir, revela alguns problemas a ler o mundo e percebê-lo. Um retrato brutal de uma certa realidade humana nao é obrigatoriamente um elogio, mas uma chamada de atenção, para fazer pensar, reflectir, sobre a nossa natureza. E nada que é feito para pensar deverá ser banido. Muito menos quando se trata de uma obra literária belíssima.

    ResponderEliminar
  26. Izzie, eu amo Você (e amo Mamãe também).

    Maria Outra.

    (O que eu aprecio maiúsculas!)

    ResponderEliminar
  27. luna,

    (and i'm sure this is the end of a possible beautiful friendship)

    a maria tem razão...

    (vide a sua reacção ao que a pobre da rapariga disse...)

    (juanna, qual procura de ip's, qual quê, pois se a luna ainda nao parou de falar, em posts, da dita senhora, e refere, como neste, os posts que ela lhe dedica, é porque vai ao blog dela, certo?)

    é algo que lhe pergunto desde tempos imemoriais: mas POR QUE gasta o seu tempo nas situações, e cito, em que «já alimentei discussões intermináveis e absurdas, já ataquei e fui atacada, já provoquei e reagi, já fui antipática e arrogante»?

    POR QUÊ? ok, sim, explica-o aqui, é o seu... feitio, não consegue impedi-lo, MAS: se vc é gira, inteligente e interessante, pq deixa de o ser em cada uma destas situações que alimenta e alimenta e alimenta em caixas de comentários ou em posts com caixas de comentários ou em caixas de comentários que se tornam posts com caixas de comentários and so on?

    não entendo. não entendo.

    (e já lhe disse isto antes)

    'quem nao se sente não é filho de boa gente', como já me/nos replicou, é fraco argumento, desculpe que lhe diga; porque se a luna for indiferente a certos comentários ou a certas pessoas, e se não alimentar certas discussões ou certas polémicas estéreis, tal não implica que não se tenha 'sentido com', mas sim que - e agora é que vai cortar relações comigo :-) - cresceu.

    sim, cara luna, a si também a pergunta: how old are you? porque estas suas reacções são bastante infantis...

    (como escreveu lá em cima uma comentadora cujo nome não posso pronunciar porque estou de relaçoes virtuais cortadas com ela, até ela tomar juizo - SIM, IZZIE, TU!! - «os anos passam e a gente deixa de responder, até mesmo à primeira. Creio mesmo nisto, e espero que aos 50 consiga deixar de dar a primeira resposta.»

    do topo da minha arrogância de 52 anos, é isso, só isso, que lhe peço, luna: antecipe os 50 anos e deixe de responder e de se inquietar e de se lamuriar e de se revoltar e, principalmente, largue os assuntos. se querem levar a bicicleta (salvo seja, que a si faz-lhe muita falta), levem-na. seja superior. não se diminua assim.

    (beijo)

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. ok, ficamos assim combinadas («work in progress») :)

    (e entenda de uma vez: eu não a julgo; eu simpatizo é consigo, percebe? e custa-me vê-la metida, ou a meter-se, em cenas destas.)

    beijoca, vou dormir.

    ResponderEliminar
  30. Izzie, muitos cumprimentos à senhora sua mãe.

    Maria (a original)

    ResponderEliminar
  31. Na verdade, é impossível à luna achar que simplesmente não gostam dela, que é chata ou entediante. Nunca são os outros que a largam, a apagam da vida, é sempre ela, a diva que larga os outros "porque não tem tempo para tanta gente". Luna, aprende, depois de tudo o que te li depois de "te conhecer", tens mesmo de crescer e entender que - OMFG - não tens sempre razão.
    (claro que agora publico e apago o comentário, não vá a matilha saltar em cima (à falta de melhor)

    ResponderEliminar
  32. (A Luna é tão má, a Luna não come e cala, a Luna faz e diz o que quer e ninguém tem nada com isso, logo ela que é tão importante para aqueles que a detestam tanto mas que mesmo assim fazem o esforço supremo de cá vir comentar!"

    Já leio o teu blog há bastante tempo, embora me abstenha muitas vezes de comentar, mas perante tanta alminha ressabiada só consigo pensar que se houvesse prémio Nobel para a paciência tu estarias no topo da lista. (Se quiseres gente para fazer lobby por ti junto da Academia avisa ;)

    ResponderEliminar
  33. Sophia

    a diferença é que eu sou chata e entediante no meu blog, o que, apesar de tudo, é um direito meu, e as pessoas são livres de não virem cá ler-me. Com tanta gente melhor para ler, que escolham largar-me e passem a outro. Por acaso já a fui incomodar ao seu blog?
    Eu não tenho sempre razão, mas neste caso, por acaso, até tenho.

    ResponderEliminar
  34. Estás a ver? É por isso que gosto de ti.

    Quantas vezes vou dizendo: "Não ligues. Não respondas. Não dês tempo de Antena."? Muitas.

    Se seguiste, nem por isso mas, lá está, sei bem que é-te irresistível. Também sofro do mal de responder às provocações (mais na vida real) e não deixar a situação incólume quando me atacam mas felizmente vou aprendendo a contar até 10 (Quem quero enganar? Até 1000 e nem sempre resulta.).

    Contigo, bem, na verdade faz parte do teu encanto. Se quando comecei a ler o blogue many years ago encontrava arrogância, posso dizer-te agora (aliás, podia dizê-lo já há bastante tempo) que estava bem enganada. Isso não é arrogância mas uma necessidade enorme de justiça e defesa.

    Simplesmente, não aguentas situações injustas (ou por falta de respeito, delicadeza, dedicação ao assunto - comentar sem conhecimento - ou profunda injustiça). Não toleras, remexe lá dentro. Isso, cara Luna, não é assim tão mau, pelo contrário. É o que te torna sensível ao que se passa ao teu redor, é o que te faz seguir em frente, melhorar, aprofundar, debater, não alhear. É também um defeito que terás de tentar limar como nós temos outros tantos. Como sofro do mesmo (e leva-me a mais agruras do que vitórias), foi o que me fez encantar por ti. Há muito tempo. Agora, work in progress please! Debate, estrebucha, luta mas contra o que merece a pena ou aches que efectivamente possa alterar o resultado. Quanto ao resto, protege-te. "Fecha os olhos e não respondas. Responde de outra forma. Essa "senhora", por exemplo já se habilitou e qualificou para uma queixa. Desde que passei a agir assim pessoalmente (Com os clientes, sempre foi o primeiro conselho.), passei a ter muito menos chatices. É vê-los a encolher o rabo.

    Se aquela catrefada de posts fosse comigo, faria duas coisas: Print screen de tudo para o que der e vier e de resto nem uma palavra. É que para grande desgosto dela(aposto), não deve ter uma Única alma que leia os blogues. Não lhe dês presentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Já sei que fazer queixas da Holanda é mais complicado. O que quis dizer é se as pessoas não se comportam como a sociedade impõe (aqui refiro sim já a devassa e ingerência no foro penal), responde pelos meios que a sociedade dispõe. É muito mais eficiente e cirúrgico. Por vezes, a apresentação de queixa já tem os efeitos dissuasores e penalizadores necessários, sem ser preciso levá-la adiante.

    Não obstante tudo o que disse, neste caso tens toda a razão. Se empolou por teres dado todas as respostas e mais alguma? Sem dúvida mas lá está, é o encanto da Luna.

    ResponderEliminar
  36. Oh Alexandra, estou comovida... Cá beijinho.

    Pois, essa coisa da justiça é bem verdade, e foi o que me fez na primeira classe boicotar as aulas de ginástica quando achei que as escolhas das pessoas para a festa de Natal tinham sido injustas. Enfim, isto vem de trás e nada a fazer.

    Quanto ao efeito dissuasor de uma possível queixa, neste caso não se aplica, visto que a senhora já tem em cima uma queixa-crime por difamação, por parte de outra pessoa a quem fez o mesmo, e nem isso a trava. Apenas vai mudando as vítmas.

    ResponderEliminar
  37. Eu é que sou a prostituta de luxo! Sou eu! Sou eu!

    ResponderEliminar
  38. Maria, a original, não fique zangada, estava a brincar! Caramba, eu sei que tenho uma grande boca, mas não se defina como uma "simples" professora, sim? É que até um "simples" jardineiro pode ter opiniões, e não são menos válidas por isso.

    Agora estou muito triste por a sem-se-ver já não me amar :( é por causa da minha grande boca, não é? E já estou melhorzinha, haviam de me ter conhecido aos 30...

    ResponderEliminar
  39. Sou capaz de ir ter contigo e com a Meggie a Madrid para te explicar como se faz para desprezar genuinamente (não é fingir nem é com esforço, é mesmo indiferença genuina)...

    ResponderEliminar
  40. Não sei a quem e a que situação este post serviu como resposta, nem tampouco me prepocupa.

    Tendo sido mais direccionado, eu consigo lê-lo e analisá-lo de uma forma muito mais abrangente e generalista (lá está, pela ignorância) do que aquela que aparentemente muitos que aqui comentaram.

    Posto isto, este texto está erdadeiramente sublime.

    Conseguiste fazer a comparação perfeita.

    Bravo!

    ResponderEliminar
  41. Me

    embora este texto tenha sido de facto provocado por uma situação em particular, ele é geral. E creio que qualquer pessoa com um blog bastante lido reconhecerá estes comportamentos e já terá sido alvo deste tipo de pessoas.

    ResponderEliminar
  42. Eh pah, enquanto pessoa que esta de fora mas anda nas internets na mesma, tenho a dizer que um gajo precisa de links para poder perceber o que aconteceu mesmo.

    ResponderEliminar
  43. A Luna é boa, mas quando é má, é ainda melhor!

    :)

    ResponderEliminar
  44. Visitava este blog diariamente porque achava muita piada à maneira de a Luna escrever.
    Deixei de vir porque não tinha a mínima paciência para os comentários sobre o que as outras bloggers escreviam.
    Ao fim de um meses, hoje, decidi espreitar para ver se a má onda já tinha desaparecido, e apanho com este post! Nem li os comentários, vou-me já embora. De vez!

    ResponderEliminar
  45. (ainda bem que me avisam, que é para eu não ficar à espera. quanta gentileza. eu às vezes também telefono só para dizer que não vou telefonar.)

    ResponderEliminar
  46. Luna, só quem não passa por isso é que não entende que existem momentos em que pura e simplesmente já não há pachorrar para fazer só CTRL+ALT+DELETE ou para ignorar...
    P
    É muito fácil reconhecer estes comportamentos e ainda mais fácil identificar-me com a tua reacção.

    ResponderEliminar
  47. Me,
    como dizia a minha mãe, e pardon my french, "pimenta no rabo dos outros é refresco".

    ResponderEliminar
  48. I think someone's barking up the wrong tree. Oralé!

    ResponderEliminar
  49. Luna, eu que nestas polémicas da net fico sempre a apanhar bonés, achei este post muito pertinente.

    Gosto, na realidade, que me respondam quando comento num qualquer blog. Não me sinto mais importante por isso. Mas gosto de discutir ideias, acima de tudo de "ouvir" o que os outros têm para dizer. Sinto que cresço um pouco assim.O encanto que os blogues exercem sobre mim passa muito por isso. Por essa partilha/ discussão/ whatever u wanna call it que se tem com um mundo inteiro. Não fico, no entanto, "chateado" com quem quer que seja porque não me responderam.

    Primeiro, porque em blogues muito visitados (como o é o teu) é complicado responder a toda a gente. Segundo, porque sou uma personagem chata e acho que não se deve dar conversa a gente como eu. E isto não é falsa modéstia. É mesmo o que penso.

    Assim sendo continuo a visitar blogues cujos "donos" não me respondem. E não, não crio ódios de estimação por isso. Incapaz de falar mal de quem quer que seja por isso. mas faz-me confusão que as pessoas o façam. Provavelmente porque acho que fazem o mesmo na vida real. Vidas.....

    Não vou dar-te os conselhos do costume nestas situações (não ligues...é gente isto....despreza....) ou dar-te palmadinhas nas costas (és a maior.....assim é que é....mete-os na linha..). Fico contente é por não ser assim. Poupa-me anos de vida, pá! Que isso é coisa para dar cabo do coração de uma pessoa... ;)

    Keep going Luna. Gosto desta casa. E gosto do mau feitio! ;)

    ResponderEliminar
  50. TLD, é uma canseira, sabes lá.

    Talvez um dia comece a dar em anti-depressivos e me passe tudo ao lado.

    ResponderEliminar
  51. Imagino que o seja. Isso consome uma pessoa pá. E eu sei do que falo. Tenho uma assim a morar lá em casa.... ;)

    (anti-depressivos? Não me está a chamar fármaco-dependente, não?!?) ;)

    ResponderEliminar
  52. LOL

    tenho mesmo de tomar cuidado com o que digo. não, os antidepressivos não eram nenhuma boca, longe de mim. é que sempre ouvi dizer que uma pessoa toma o prozac e passa a não se chatear com mais nada na vida.

    ResponderEliminar
  53. P.S. eu não consigo responder a toda a gente, é mesmo impossível, mas tento fazê-lo, especialmente quando me interpelam directamente.

    ResponderEliminar
  54. Ahh....esclarecido então...tá-seeeeee beeeeeemmmmmm.....opss, ok ok, percebi Luna. Não era boca. Ok. Prozac. Não sei do que falas. E sim sim sim, sinto algumas preocupações. Mesmo. Juro.... ;)

    (Espero bem que me respondas sempre. Já viste o Toy Story 3? Sou uma espécie de Lotso da vida. Por um lado um ar fofinho e tal e atitude, aparentemente, toda à maneira e vai na volta..... Arranjo já um blogue onde fale mal de ti que é uns instante, hein? Tu vê lá o que queres da vida...AHHAAH) ;)

    ResponderEliminar
  55. Isto uma pessoa tem que ter muito cuidado com as palavras que usa, que se é mal interpretada, ui ui, é um ver se te avias.

    Pergunta à Juanna, que por ter usado a expressão "má vida", no sentido "coisas más da vida" teve logo direito a insinuaçoes de ser uma prostituta de luxo e sei lá mais o quê.

    ResponderEliminar
  56. Nos dias que correm a prostituição de luxo não me parece, de todo, que entre na categoria "má vida".

    Ai senhora......tivesse eu nascido mulher e jeitosa....e soubesse eu o que sei hoje....

    ResponderEliminar
  57. Oh Luna, obrigada. Juro que há 2 dias que ando a pensar nisso, receei que me tivesse expressado mal mas já vi que tu entendeste. Má vida, coisas más da vida, isso mesmo :)

    Mas aqui entre nós, não sei como a senhora está tão bem informada do que faz, como ataca, se move, diz ou pensa uma P de luxo.

    ResponderEliminar
  58. Estou literalmente a apanhar bonés nesta conversa toda, mas o teu post está muito bom.

    «Quem não se sente, não é filho de boa gente», não é verdade?

    ResponderEliminar
  59. Izzie, eu não fiquei nada zangada. Se a sua mãe também é professora sabe bem que esta profissão não tem nada de simples.

    Maria (a original)

    ResponderEliminar
  60. Maria, já agora devo-lhe dizer que não só tenho imenso respeito por professores, como acho que são uma profissao muito mal tratada, e que merecem muito mais valor. São os professores quem formam geraçoes e deveriam ser mais reconhecidos.
    Eu não estaria onde estou se não fosse pelos meus professores.

    No entanro não poderei nunca concordar consigo acerca da proibiçao de livros, nunca nunca, e será sempre algo com que discordaremos, tal como a Izzie e senhora sua mãe (de quem sou fã).

    ResponderEliminar
  61. Acho que todos os bloguers já tiveram um "admirador" desses, tu até tens sorte, sabes o nome dela e até onde reside na blogosfera, o meu era pobre de espirito e um grande cobarde pois nem o nome escrevia, mesmo que fosse inventado, ficava-se pelo anonimo, não ligues a essa gente sem vida, que se alimenta da vida e bem estar alheio.
    Continua, eu nem sempre comento, mas vou lendo e gosto do que escreves, quem não gosta não se de ao trabalho de ler, a bom dizer, caga nisso Luna

    ResponderEliminar
  62. luna, desc a intrusão, mas já vai perceber:

    IZZIE,
    refresco-te a memória:

    «sem-se-ver disse...

    vai à/ao ginecologista.
    a) faz uma citologia
    b) faz uma mamografia

    enquanto nao, voltarei (para verificar que já tens post a confirmar que fizeste) mas nao comentarei.

    sim, é uma espécie de corte de relaçoes virtuais.

    (estou a falar a sério)»

    como, PORTANTES, não vou comentar o teu blog até tomares juízo, fica aqui a explicação (e eu NAO QUERO acreditar, seja que já nao te lembravas - ?!?!? -, seja que eu não estava a falar a sério!!!)

    (desc, luna, mas, como vê, no blog da izzie é que eu nao podia responder a ela! :)

    ResponderEliminar
  63. Maria, não é uma profissão fácil, não senhora. Mas mamãe já deu o litro e agora tem uma profissão de luxo: reformada. Qu'inbeija.

    SSV e Luna, agora estou envergonhadinha de ser tão desleixada. Vou marcar! Prontes. De certeza que me vai mandar fazer análises. Raça dos médicos. Mas ei, não tenho antecedentes familiares, faço auto-exame, e tudo naice, hein?

    ResponderEliminar
  64. Luna, eu confesso que quando se fala de pedofilia, fico super sensível, já que fui vítima de tentativa de abusos quando era muito nova, então reajo sempre de forma um bocado exagerada.
    Mas, mesmo assim, continuo a achar que há assuntos que, por serem tão escabrosos e amorais, devem ser alvo de certa censura.
    Para não ficarmos aqui a bater no ceguinho, vamos concordar em discordar??

    ResponderEliminar
  65. izzie,
    e pra nao me repetir demasiado - é um escandalo que nao vás ao ginecologista ha nao sei qts anos, por menos antecedentes familiares que tenhas ou por mais auto-apalpaçao que faças! IRRA!

    e dito isto, volto ao meu mutismo no que se refere a ti. ok?

    toma juízo!

    (por favor)

    ResponderEliminar
  66. Maria, neste caso é-me muito difícil concordar em discordar. Acho que nenhum livro deverá ser proibido, e certos retratos são mais benéficos que nocivos, mesmo quando retratam realidades escabrosas.. Qualquer que tenha sido a sua experiencia, aquele livro ratrata algo humano, e deve pensar nele nao tanto como um elogio, mas como um retrato de pessoas doentes.
    Imagina que banissem livros como Sophie's choice?
    O mais horroroso do ser humano deve ser retratado, lido, compreendido, para se evoluir.

    ResponderEliminar
  67. por exemplo, na minha casa tenho o mein kampf, que eu nunca li, mas o meu pai já, e que se surpreendeu por um livro tão mal escrito, tenha conseguido tanta simpatia e adeptos. E no entanto faz parte da história mundial.

    ResponderEliminar
  68. por essa ordem de ideias devia-se queimar o diário de Anne Frank?

    ResponderEliminar
  69. O diário de Anne Frank nunca, mas o Mein Kampf, a mim não me repugnava nada que fosse queimado.

    ResponderEliminar
  70. E assim deixaria de se perceber uma boa parte da história mundial e do holocausto?
    A sério, mesmo a sério?

    ResponderEliminar
  71. Por essa ordem de ideias, queimem-se as bíblias. Só as cruzadas mataram mais que o holocausto.

    ResponderEliminar
  72. Há coisas que não deviam existir, mas para se saber disso é preciso que alguém tenha lido, sabido ou experimentado na carne que essa coisa não devia existir.

    ResponderEliminar
  73. E João, eu já li a bíblia e aqui é um lindo livro com uma linda história. Mas mal interpretada dá no que deu. Mas sim, concordo que há partes que podem incitar à maluqueira.

    ResponderEliminar
  74. Eu não julgo a Bíblia. Para mim é apenas um livro de histórias recontadas, mais ou menos didácticas.

    A propósito do Mein Kampf, confesso que gostava de lhe passar os olhos, mas nunca surgiu a oportunidade.
    Foi um livro que marcou a história.

    ResponderEliminar
  75. Confesso que fico doente quando se fala em proibir livros. Doente. Cá em casa entra de tudo, temos Alcorão, manifesto do unabomber (sou doida por maluques), e até o Mein Kampf, que, já agora, João, só se arranja em inglês e diz quem leu (eu ainda não, mas mate leu parte) que é um chorrilho de disparates mal alinhavados, pseudo filosofia, e muito mal escrito.

    Proibir livros, mesmo os que contêm as ideias mais nocivas, é matar a história, e dizer que o ser humano não tem capacidade para distinguir o bom do mau. Muitos não têm, verdade, mas não é por se proibir que se mata o pensamento, pior,cria-se um mártir.

    ResponderEliminar
  76. Um grande aplauso para a Izzie.

    Será que é preciso lembrar os monumentais autos-de-fé de livros feitos pelos nazis, em que livros de autores como Stefan Zweig e Hugo von Hofmannsthal, entre outros, foram queimados em piras maníacas e de ignorância? Ou o Índex da Igreja Católica, que tanto me envergonha, a mim que sou católica?

    Será que é preciso lembrar que Livros como Ulysses
    e Madame Bovary foram levados a tribunal acusados de obscenidade?

    Uma lista curiosa aqui (devo dizer que dos dez só não li dois):
    http://civilliberty.about.com/od/freespeech/tp/obscenenovels.htm

    Volto a citar Oscar Wilde, coisa que já fiz aquando da discussão sobre Lolita:

    "There is no such thing as a moral or immoral book. Books are either well written or badly written. That is all."

    ResponderEliminar
  77. Afinal isto é que é o "lavar da roupa suja" à boa moda da blogosfera...hummm

    Lamento, ando aqui à pouco tempo e como defensora da liberdade de expressão e de opinião, não fiquei cliente.

    Xiça tanta gente ressabiada...lololololol

    (Não Luna, não falo de ti, o espaço é teu logo a linha editorial apenas depende de ti.)

    ResponderEliminar
  78. Só tenho pena que à excepção da Me, que conseguiu ler o texto como um retrato geral do que acontece regularmente na blogosfera, tanta gente o leia como lavar de roupa suja, que não é.
    O facto de ter sido inspirado num caso particular recente não significa que seja dirigido. Nao é. Como aliás se pode ver pela ausência de nomes ou referências a posts/acusações7whatever concretos.

    ResponderEliminar
  79. Ao usar a expressão "lavar de roupa suja" referia-me aos comentários e seu desenrolar, não ao texto em si.

    Quanto ao texto, pelo que entendi foi "despoletado" por uma situação em concreto, mas parecia uma "análise geral" à vida blogosferiana.

    ResponderEliminar
  80. Izzie gostava tanto de pôr um "like" aí no teu comentário... ;)

    ResponderEliminar
  81. Muito agradecida pelo reconhecimento Sô Dona Luna :)

    ResponderEliminar
  82. Só queria dizer que discordo de quem diz que a bíblia é um livro bonito.

    Aquilo é assustador, é como ver os filmes todos Saw de penalty. Mas em escrito. E com taras sexuais extremamente assustadoras.

    ResponderEliminar
  83. Está bem, eu não me importo que discorde. Eu continuo a dizer que andei num colégio muito peculiar, onde aprendi a ver o lado bonito do catolicismo (embora sabendo eu que tem um lado macabro).

    ResponderEliminar
  84. Ca beijito miuda das pipetas, o resto tu les no e-mail.

    ResponderEliminar
  85. Clap, clap, clap!

    A Poisoned também é má! Tenho de tirar daqui umas citações. Wouhahahaha! :)

    ResponderEliminar
  86. Foi a primeira vez que comentei porque achei GENIAAAAAAAL!!

    Somos todos maus, TODOS!

    :)

    ResponderEliminar