4 de novembro de 2011

Tio Patinhas

Uma das características pela qual os holandeses são famosos é a sua histórica forretice, embora raros gostem de o admitir. Um colega meu casa amanhã e convidou-nos para a recepção, das quatro às seis da tarde, reservando o jantar para família e amigos mais chegados. Como é costume, organizámos um presente de grupo com contribuições de cada um. Eu não sabia bem quanto dar, estava a pensar em trinta euros, mas pelo sim pelo não perguntei ao meu colega que estava a fazer a colecta quanto é que as pessoas estavam a dar. E ele mostra-me a lista: várias pessoas contribuíram apenas com cinco, enquanto o máximo eram quinze. Bolas, basta beber duas imperiais na recepção para se consumir os cinco euros com que se contribuiu.
Acabei por dar vinte para não destoar muito, com cada vez mais certeza de que o pessoal é mesmo muita forreta.

6 comentários:

  1. Bom, não sei se têm alguma tradição quanto ao valor a dar... mas efectivamente 15 euros aí deve ser muito pouco. Até aqui é pouco, quanto mais aí.

    ResponderEliminar
  2. Uma colega minha de trabalho italiana (que vive com um holandês) disse que a primeira vez que foi a um casamento aqui foi com a "cunhada" e o companheiro dela. Mas os 4 foram à boda, serviço completo portanto, mas a "cunhada" é que deu a prenda pelos 4 ... €50! Sim 50 pelos 4!

    ResponderEliminar
  3. Forretice elevado ao expoente máximo... credo!

    ResponderEliminar
  4. 30€?

    Tu é que és mãos largas! :|

    ResponderEliminar