27 de janeiro de 2012

Ainda o bolo (ou sobre as diferenças culturais)

Depois da minha saga com o bolo, em conversa com uma colega grega sobre o assunto, ela conta-me algo que me escapou, dado ter-me ido embora após a discussão, para evitar que me fizessem a pergunta mais dez vezes seguidas.
Temos um colega japonês, provavelmente o povo mais educado e cortês do mundo, e este meu colega não é excepção. Uma das características dos povos asiáticos é considerarem que dizer que não é uma enorme falta de educação, pelo que raramente são capazes de o responder directamente, o que lhes causa grandes problemas na civilização ocidental.
Ora, após ter comido a primeira fatia de bolo, alguém lhe pergunta se queria mais uma, ao que ele hesita, embaraçado, respondendo timidamente "hmmm, maybe...", sendo-lhe imediatamente servida outra fatia. 
Após acabada a segunda fatia, alguém resolve perguntar-lhe mais uma vez se queria outra, ao que ele, cada vez mais hesitante, cada vez mais embaraçado, volta a responder "hmmm, hmmm, maybe, maybe...in the afternoon", sendo-lhe então servida a terceira fatia. 
Foi só à quarta vez em que a cena se repetia que a minha colega grega se sentiu obrigada a intervir, perguntando aos meus colegas holandeses se realmente achavam que alguém queria comer quatro fatias de bolo uma hora e meia antes da hora de almoço, dirigindo-se ao nosso colega japonês, cada vez mais embaraçado, e dizendo-lhe  directamente "here you really have to say no!". E ele, coitado, mais embaraçado que nunca, sorriu aliviado.
A sério, é a ditadura do bolo.

13 comentários:

  1. É um compló para os mais em forma engordarem ;)

    ResponderEliminar
  2. Medo. Um momento que supostamente é para ser agradável torna-se numa tormenta, sem razão para que isso aconteça.

    ResponderEliminar
  3. coitado!

    Mas não deixa de ser uma imagem engraçada =)

    ResponderEliminar
  4. Eheheh, muito bom!
    Se encontrar uma japonesa linda de morrer e lhe perguntar "queres ter uma noite louca de sexo comigo?" posso esperar o "maybe"? :p

    http://simaoescuta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. http://www.youtube.com/watch?v=BOrMyi2m_4E&feature=related

    ResponderEliminar
  6. ele a ser todo querido e a comer bolo sem vontade já x)

    ResponderEliminar
  7. São bem educados por deformação cultural... Já nós...

    ResponderEliminar
  8. Essa cena faz lembrar-me uma que aconteceu ao balcão de um restaurante de tapas em Barcelona, há dois dias. Uma asiática, sinceramente não sei se japonesa, se coreana ou de outro país, a fazer um esforço gigante para comer o que tinha pedido: azeitonas com anchovas e um pintxo de pasta de delícias do mar. E ela lá mastigava, com cara de quem ia vomitar a qualquer instante, muito lentamente e, certamente, que a sentir-se constrangida dada a voracidade com que as pessoas à volta metiam tudo à boca.

    ResponderEliminar
  9. raio do bolo possa! a culpa é do bolo e pronto. acabem lá com essa politica do bolo. ehe

    ResponderEliminar