20 de janeiro de 2012

Então vamos lá falar do cabelo - post para meninas

Depois de já ter recebido vários mails e comentários a perguntar, vamos lá então conversar. A razão pela qual não tinha ainda voltado ao assunto prende-se com o facto de me parecer pouco útil dizer-vos que o alisamento é muito bom logo à saída do cabeleireiro, depois de ter levado com prancha em cada mecha umas 40 vezes. Obviamente que à saída do cabeleireiro estava liso mais liso não há, mas o que interessa saber, para quem procura soluções a longo prazo, é como fica depois, com as lavagens e styling em casa.

Começo por dizer que me fartei de pesquisar antes de me aventurar a fazer este alisamento, perguntando a amigas que já tinham feito os tipos que fizeram, quanto tempo duravam, quanto custavam, para por fim optar pelo que me parecia mais adequado para mim. Desde o início que pus de parte o alisamento japonês (ou de chocolate, ou outros permanentes), primeiro porque ouvi dizer que estragam muito mais o cabelo, depois porque não tinha a certeza de gostar e não sei até que ponto não quero os meus caracóis de volta, e por fim porque são mesmo definitivos, isto é, aquele cabelo ficará sempre liso até ser cortado, mesmo que a parte de cima já esteja a crescer encaracolada, o que para uma pessoa low maintenance como eu não dá mesmo.

Ou seja, eu queria um tratamento temporário, que fosse passando progressivamente e de igual forma em todo o cabelo. Depois de muita pesquisa acabei por escolher o alisamento marroquino INOAR, e apesar de uma má crítica de uma leitora, que não gostou, pareceu-me que o problema era mais o tipo de alisamento, provavelmente não adequado para ela, do que do cabeleireiro em si, e fui mesmo fazer à Parede, ao Image Center, onde paguei 65€ - as minhas amigas que já fizeram em cabeleireiros mais fancy pagaram sempre de 160€ para cima, o que, honestamente, depois de ver em que consiste o processo, me parece roubalheira. O tratamento consiste primeiro na lavagem com shampoo especial, seguida da aplicação do produto no cabelo madeixa a madeixa como quando se pinta, deixa-se actuar 20 min, seca-se e estica-se com prancha madeixa a madeixa (esta é a parte mais demorada, a mim tudo junto demorou cerca de 2h30).

Logo a seguir a fazer o alisamento saí do cabeleireiro com o cabelo todo acachapado e lambido à cabeça, mas depois disso tenho secado o cabelo normalmente e fica muito melhor, com mais volume e um aspecto mais natural. Ainda não sei se vai durar os 3 meses que é suposto, provavelmente não, até porque o lavo muito, mas 15 dias depois posso dizer que continua lisinho, mesmo secando rapidamente, começando de cabeça para baixo, e demorando exactamente 4 minutos - sim, cronometrei, esta manhã comecei a secar o cabelo às 8h15 e acabei às 8h19. A diferença no visual é tanta que o Christophe,  que só viveu comigo na mesma casa durante nove meses, me disse que agora quando me via de costas a passar no lab demorava sempre uns segundos a pensar quem era eu.

30 comentários:

  1. Pior que fazer um alisamento, é cortar o cabelo, fazerem um visual "sim senhor" com cera, convencerem-nos...depois irmos comprar cera e quando somos nós a fazer, saímos de casa com aspecto duvidoso!

    http://simaoescuta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Houve uma altura em que eu achei que devia ter o cabelo liso, só porque sim.
    Fiz o alisamento definitivo. É extremamente agressivo. Caiu-me imenso cabelo. O que não fez grande mossa, já que tenho imenso, mas imagino que quem não tenha muito fique careca depois de fazer uma coisa destas. Definitivamente, ninguém o deve fazer, a não ser que tenha carapinha.
    Mas... não é definitivo coisa nenhuma. Tal como uma permanente, nunca é permanente. Tudo depende da força do cabelo. Claro que se for fraquinho, fica liso até ficarem sem ele. :-p
    Também mais tarde, acabei por fazer o alisamento marroquino e paguei 27€ (a inflação das grandes cidades é bem conhecida). O meu cabelo só ficou liso na primeira semana, tinha de o andar sempre a esticar. Mas o meu cabelinho tem um espírito de contradição muito especial. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, sou cabeleireira a 15 anos e pela experiência que tenho em escova marrokina, ao ler o que escreveste, só posso chegar a conclusão de que foste ao cabeleireiro errado...e se pagas-te 27 €!!!! Certamente não te fizeram nada parecido com marrokina. Se tens um cabelo difícil isso não é problema quando o produto é bom e o cabeleireiro é profissional. Posso te dizer que as marrokinas que fiz em Novembro e Dezembro ainda estao lindas e so agora em Setembro as minhas clientes voltaram para marcar outra vez. O melhor produto é da Inoar mas o produto por si só não faz milagres! O segredo está na forma como se prancha. Ja fiz até em cabelos afro e ficou lindo a cor em cabelos descolorados não altera e eu recomendo a quem tem um cabelo difícil, seco, quebradiço, sem brilho, pois os cabelos ficam 5★. So trabalho com produtos que me tragam resutados excelentes porque amo o que faço e adoro dar aconselhos úteis Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Olá Evelyne! Depois de ver o que escrever e tendo em conta a sua experiência gostaria de me aconselhar consigo. Na verdade, eu gostava de fazer uma escova progressiva, mas tou com algum receio. O meu cabelo é muito fino mesmo e faço madeixas e desde há uns tempos a esta parte tem um aspecto um pouco danificado. Por isso, algumas amigas aconselharam-me fazer uma escova progressiva, pois quando tenho um jantar ou uma ocasião especial vou sempre ao cabeleireiro esticar o cabelo e fica com um aspecto muito mais saudável. Por isso, aconselha-me a fazer uma escova progressiva (ou outro tipo de alisamento) tendo em conta que já tenho madeixas? (o que é ao fim ao cabo uma outra agressão ao cabelo). Pode dar-me o seu contacto ou do cabeleireiro onde trabalha? um beijinho e obrigada:)

      Eliminar
  3. Ainda bem que escreveste isto... Eu andava a ponderar o que fazer, mas o japonês também me assusta pelas mesmas razões... Tenho de experimentar o marroquino!

    ResponderEliminar
  4. Já lá vão dois meses desde a minha última marroquina e de manhã já tenho de dar 2 minutos de retoques com a escova. Mas nada que se compare aos 20 minutos que perdia em alisar o cabelo todos os dias.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelo post detalhado. Tenho andado indecisa quanto ao que fazer e só me deixei de sonhos porque a grávidas não fazem alisamentos de qualquer espécie. E ainda bem que tirei esta licença sabática, porque vou bem a tempo de dar bom uso a este post. Ainda por cima, com a Parede aqui tão perto :) Já agora, se não fosse pedir muito, isto tem site ou podia dar-me o contacto da cabeleireira? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  6. sim, tem site:

    http://www.wix.com/imagecenter11/image-center

    ResponderEliminar
  7. E qdo é q me vens mostrar a juba a mim?

    ResponderEliminar
  8. Passou-se o mesmo comigo - lambido à saída do cabeleireiro e depois óptimo mesmo sem trabalho nenhum. Neste momento já estou um pouco desiludida, fiz a 9 de dezembro e já n está nada igual, ou seja está mais liso q o habitual mas vai num meio-termo entre o q era e o q ficou nas primeiras 3 semanas. Duvido que ao fim de 3 meses ainda dure!

    ResponderEliminar
  9. Eu faço escova progressiva vai para 3 anos (custa 60€ e é o mesmo processo) e o meu cabelo mantém os seus 'jeitos' (ou desajeitos) naturais se o lavar e deixar secar ao ar.
    Ou seja, o cabelo não 'morreu'!
    A diferença é que fica muito mais disciplinado, mesmo quando não se lhe faz nada.
    Agora só faço alisamento 2 vezes por ano, duuura...

    ResponderEliminar
  10. eu vou ao cabeleireiro de 2 em 2 meses aparar as pontas, demoro 20 minutos e pago 10€. adoro a minha cabeleireira porque sabe respeitar, na secagem, os caracois naturais do meu cabelo.

    foi a minha contribuição para este assunto :)

    ResponderEliminar
  11. alisamento marroquino... amei!!! :)

    http://oblogdadoroteia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Eu ando na fase de pesquisa, para decidir que tipo de alisamento hei-de fazer.. Já me caí imenso cabelo ultimamente, por isso é preciso cuidado.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada! Quando passar a licença "sabática" vou experimentar.

    ResponderEliminar
  14. Ola boa tarde. Sou a Iris, cabeleireira no Image e só passei para agradecer pela divulgação do espaço. Já atendi duas clientes que vieram fazer o alisamento, porque leram o seu post. Desde já o meu muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Íris

    de nada, se recomendo é mesmo porque gostei. :)

    ResponderEliminar
  16. e novos posts? era quase tão bom como o alisamento marroquino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sushi

      2 meses depois o alisamento mantém-se milagrosamente. Mas ainda nao passou a barreira dos 3 meses prometidos. A ver vamos.

      Eliminar
  17. Boa noite Luna,
    Como correu? A barreira dos 3 meses foi ultrapassada?
    A mim já me durou quase 6. Não tão liso como no ínvio, mas sem volume e electricidade estática.

    ResponderEliminar
  18. Ola meninas sou cabeleireira a 15 anos, ja fiz alisamento de várias marcas e hoje em questão de alisamento progressivo só faço marrokina da innoar e para mim é o melhor produto de alisamento progressivo, as marrokinas que fiz em Novembro e Dezembro ainda se mantém! ;) ja não está tão liso abvio...mas ja passou meio ano e só agora em Setembro as minhas clientes voltaram a marcar, recomendo vivamente e em cabelos descolorados a innoar não altera a cor. Pode aclarar ligeiramente mas 15dias depois volta ao normal. Ja fiz em todo o tipo de cabelos ate em cabelo afro, e o resultado é expetacular. O produto é excelente mas não faz milagres... o segredo está na forma como se prancha ja demorei 7 horas num cabelo afro mas ja la vão 6 meses acho que compensa o tempo que essa cliente perdeu nesse dia...assim como em cabelo mais fino demoro entre 3 a 4 horas com a innoar sinto-me segura e tranquila a trabalhar pois sei que posso confiar 100%. Beijinhos a todas sou a Eveline Gonçalves.

    ResponderEliminar
  19. Agora o ideal é mesmo a escova alemã (g-hair) da Inoar. É TOP.

    ResponderEliminar
  20. Agora o ideal é mesmo a escova alemã (g-hair) da Inoar. É TOP.

    ResponderEliminar
  21. Olá luna!
    Foi ultrapassada a barreira dos 3meses? Voltas te a fazer a escova marroquina ou deixas te voltar ao natural? Ja agora depois do produto deixar de fazer efeito quais são as consequências? Estou a desejar um cabelo liso mas gosto muito dos meus caracóis por isso nao quero perde los
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. O meu champoo a base de queratina foi-se... e a cabeleireira ja encomendou mas ja nao aguento andar com o cabelo amarrado haverá muito problema se eu lavar com um champoo com sal só desta vez ou então usar sabonete Dove? (o meu alisamento é o marroquino e estou super satisfeita já vai para o 3 mês e continua lisinho é fantástico :) )

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, acho que isso do champô sem sal é um bocado tanga: eu usei os meus champôs normais e o alisamento durou-me quase um ano. De qualquer forma, a tresemmé tem uma linha à base de queratina para cabelos lisos com preços muito em conta.

    ResponderEliminar
  24. Para a menina que esta gravida pode fazer taninoplastia da salvatore é sem formol e glioxilicos...o principio activo é o tanino...dos alisamentos progressivos é o unico que pode fazer...se quizer fazer dos outros tera de esperar...possivelmente ate parar de amamentar...

    ResponderEliminar
  25. Alisamentosccom formol ou derivados devera ser lavado com champo sem sal...os outros descascam o encapamento do fio...

    ResponderEliminar