17 de janeiro de 2012

Eu não ia fazer propaganda, mas vai ter de ser

Pois que há um concurso para eleger os melhores blogues de 2011. Nesta categoria há vários blogues que estão mal classificados, como o Tempo Contado (do escritor Rentes de Carvalho), ou Ana de Amsterdam, que claramente deveriam estar na secção de blogues literários, porque o são, em vez de estarem na secção diário de bordo, e que é quase um eufemismo para blog de gaja. Mas além de faltarem muitos que deveriam lá estar, como A Arte da Preguiça, ou o Boas Intenções, a verdade é que há blogues com votações aquém das expectativas, se considerarmos número de visitas diárias (ou mesmo visitas totais) e popularidade dos mesmos, quando comparados com o blogue que vai em primeiro lugar, e do qual nunca tinha ouvido falar. Nem digo o meu, que já viu melhores dias como todos sabemos, mas blogues regulares e consistentes, criativos e muito visitados, que as pessoas realmente conhecem, como o Quadripolaridades ou o Tolan, que merecem muitos mais votos, e têm bem mais de cem visitas diárias (que é o que tem o blog que está estranhamente em primeiro lugar, com as suas cerca de 600 visitas totais desde que foi criado no sitemeter). E se alguém achar que eu também mereço, obrigada desde já. Vamos lá a votar, pessoal.

23 comentários:

  1. Eu já exerci o meu direito e foi direitinho para o teu "estaminé". E eu é que agradeço. Mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Embora não ache que seja o melhor blog dali, gostaria de perder para um blog que conheço. :)

    ResponderEliminar
  3. Há muitos blogs que não estão porque ninguém os inscreveu. Quanto às votações, qualquer hacker consegue votar quantas vezes quiser. Ainda quanto às votações, penso que mais importante que as visitas que os blogs têm, são a rede social (facebook, twitter,...) que o/os autores têm...

    Quanto à categoria dos diários de bordo, concordo que muitos blogs não estão na categoria mais indicada... Entre os vários que gostaria de votar, escolhi o Tempo Contado (só se pode votar num... ou não, se se souber alguma coisa de informática... Já chamei o técnico, mas acho que não vai chegar a tempo...)

    Boa Sorte.

    ResponderEliminar
  4. Lá está, o tempo contado está na categoria errada como disse, até sinto vergonha de estar na mesma categoria.

    O Tempo Contado um belíssimo blog, muito literário, categoria onde deveria estar. É um magnífico escritor, e o seu blog não encaixa nesta categoria (não mais que o lei seca do pedro mexia, que é uma ausência preocupante, devendo os dois estar na mesma categoria).

    ResponderEliminar
  5. E onde está o concurso da Super Bock? Esse parecia mais credível...

    ResponderEliminar
  6. É como já disse - as estatísticas do sitemeter claro que são importantes e podem dar uma indicação, mas não são tudo. O meu blog na categoria onde está tem 140 votos e está em terceiro. Tenho 64 seguidores, mais 228 na página do facebook... e uma média de cento e poucas visitas por dia... aparentemente muito pouco.

    Porém, tenho quase 2000 amigos no facebook; mais de 1000 seguidores no twitter; uns 3000 contactos no e-mail...

    (e mesmo assim também desconfio de certas votações)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. André, tudo depende das categorias onde os blogues estão inseridos, e das pessoas serem, de facto, conhecidas. O que não é o caso.

    ResponderEliminar
  8. Oh, obrigada mas nem merecia lá estar e muito me espantaria se estivesse. Agora que o Tempo Contado e A Lei Seca são categorias à parte, isso são.
    Pô. só tenho dois ipês, já os esgotei, e tenho pena :(

    ResponderEliminar
  9. Por falar em concursos... já participaste no meu?? ;)
    http://scarletredwoman.blogspot.com/2012/01/6-feira-treze-13.html

    ResponderEliminar
  10. Não... :)

    (nem teria participado neste se dependesse de mim a inscrição)

    ResponderEliminar
  11. aquilo acaba amanhã, já não dá para consorciar muito. :)

    ResponderEliminar
  12. Não se faz!!! Estive nos States!!! :(

    ResponderEliminar
  13. As categorias parecem ter sido escolhidas pelo chapeleiro louco do Alice no País das Maravilhas. O Blogue da Helena, que tem oito (OITO) anos, aparece como bçogue revelação surgido em 2011. Isto diz bastante.

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Tenho, nas horas vagas, acompanhado a evolução do concurso e terei de discordar num pequeno aspecto. Não considero tão inusitado assim, o facto do blog que tem permanecido nas primeiras posições se encontrar desta forma posicionado. Pelo que sei tem, de facto, uma ampla rede de leitores, bem como um crescente número de visitas. Pude hoje constatar que as suas mencionadas "600 visitas totais" não passam de um erro do próprio programa estatístico.
    Boa sorte para o concurso!

    ResponderEliminar
  15. Fiz um votinho noutro pc neste blog (já que o Tempo Contado parece estar fora de luta...)

    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Cara AnaP

    pelas estatísticas do sitemeter (que só começam há uns dias, daí serem poucas visitas no total), a média é de cerca de 100 visitas diárias, que aumentou aquando do concurso, devido às visitas vindas exactamente do aventar e do tolan, e que correspondem a cerca de 30% (ou seja, um terço do total).

    Mesmo com as suas 25.000 visitas do outro contador, tendo o blog um ano, a média dá cerca de 70 visitas por dia, o que em termos de popularidade blogosférica é um número que não chega sequer para entrar no top 500 do blogómetro.

    ResponderEliminar
  17. Eu estou como a Izzie, não fiquei muito surpreendida por não fazer parte da lista nem acho que devesse lá estar, e na verdade até gosto de ter um blogue relativamente desconhecido.

    Mas obrigada, que entre ti e os senhores do Aventar eu não tenho grandes dúvidas do que é que conta :)

    ResponderEliminar
  18. Este é outro tipo de reconhecimento: http://pedagogiadoterror.blogspot.com/2012/01/presente.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olha, só por este post até votava em ti, pela tua sinceridade e transparênica. Não sou um profissional da blogosfera, mas alguns daqueles blogs não me dizem nada! Juro que não estou a dizer isto por causa da Ursa Maior te ter indicado como alternativa, por razões que só a Ursa consegue dizer com graça!!! Tinha que lhe dar o meu voto...Mas ainda bem que aqui vim.

    É evidente que fui comprado, mas eu nego.

    ResponderEliminar
  20. Então é assim: o chapeleiro louco do Alice no País das Maravilhas sou eu. Tão louco que peguei no blogometro e meti-me a inventar categorias para uns 200 e tal blogues, achando que meia-dúzia bastavam. Claro que fiz uns disparates notáveis, umas vezes por ignorância, outras por dislexia (aquilo foi feito numa tabela e eu dou-me mal com tabelas), outras ainda estou para saber porquê.
    Tenho uma atenuante: achámos que as pessoas iam reclamar em tempo útil, e o tempo útil foi muito pouco, e não imaginávamos que iam aparecer 500 blogues a concurso, o que deu uma trabalheira que não permitiu fazer uma revisão das asneiras feitas.
    Faltam sobretudo mais categorias, a de blogues de gaja até foi pensada mas houve gajos que não gostaram da ideia, e com o que aprendi nestes dias sei agora que há blogues de tudo e mais alguma coisa.
    Quanto às reclamações desta casa, estou um bocadinho à vontade. Sou leitor da Ana e da Luna há uns bons anos, e acho que estão muito bem na mesma categoria, e fico-me por aqui que fica mal a quem organiza elogiar o pessoal que está a ser votado. Agora que deveriam estar em grupos diferentes, pois deviam, e há mais casos assim. Gajos de História a meterem-se em sistematizações destas não foi uma ideia brilhante.

    ResponderEliminar
  21. Esta votação é assim tão importante?

    Eu inscrevi o meu blog lá com um único objectivo, ganhar mais alguns leitores, o objectivo foi conseguido.

    Mas para mim, uma votação como esta nunca dirá qual o melhor blog português de nenhuma dessas categorias.

    É praticamente impossível classificar algo tão pessoal como um blog, é quase dizer que a pessoa X é melhor que a pessoa Y.
    A não ser em blogs estritamente temáticos e impessoais.
    Isto, na minha maneira de ver as coisas :)

    ResponderEliminar