19 de março de 2012

Não post sobre o dia do pai

Passei o dia a ler posts sobre o dia do pai. Entre homenagens, declarações de amor e admiração incondicionais, a dedicatórias mais doloridas, chorando pelo pai que faltou quando era necessário, vi de tudo, sem que isso me impelisse a uma declaração grandiosa também, coisa a que aliás nunca fui muito dada a fazer. Até dar por mim a dizer ao meu pai por telefone "feliz dia do pai", como se fosse bom dia ou boa tarde, assim meia sem graça, com uma resposta desmistificadora do outro lado também, pela pouca importância que damos a estas coisas formais. Porque não é preciso ser dia do pai para conversarmos e partilharmos o que se vai passando nas nossas vidas, as nossas angústias, é coisa normal nas nossas conversas diárias, que há muito se transformaram mais em conversas entre duas pessoas adultas do que típicas conversas entre pai e filha onde o que interessa é cortado em prol de uma imagem idealizada a manter, e sem I love yous a torto e a direito como nos filmes. A verdade é que não precisamos de um dia do pai para nada, porque o meu pai é meu pai todos os dias. E dos bons.

19 comentários:

  1. Tirando as vezes que acho que sofro de algum problema por nao ser capaz de dizer que gosto dos meus pais, sinto o mesmo que tu... é banal dizer "feliz dia do pai"

    ResponderEliminar
  2. sempre senti isso, Luna.. mesmo em pequenina. não gosto de datas agendadas assim, por obrigatoriedade. desde que o meu pai morreu, não é por ser dia do pai que custa mais.. este ano dei por mim mais sensível, nem sei porquê. mas adorei os textos que tenho lido por aí :)

    ResponderEliminar
  3. Mas Luna, por esta ordem de ideias também não tem sentido haver um dia da mulher.

    ResponderEliminar
  4. epá, penso que fui clara relativamente ao dia da mulher. nao é para se dar flores ou dar parabens e desejar um dia feliz, é para lembrar os horrores de abusos que sao praticados sobre as mulheres, só por serem mulheres.

    que eu saiba, ainda não sao praticados abusos e agressões sobre os pais só por serem pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. E já agora, eu não disse em lado nenhum que não faz sentido haver um dia do Pai, mas apenas que na minha relação pessoal com o meu não ligamos nem precisamos dele.

      Eliminar
  5. Já o meu pai nunca é pai. Certo. ;)

    ResponderEliminar
  6. eu não celebro este dia porque pai-pai raramente tive, mas confesso que acho bonito algumas dedicações =)

    os "dias de" não servem só para denunciar abusos e injustiças, outras vezes são só dias simbólicos para... um repensar, um gesto especial, qualquer coisa. e os pais, afinal, são ou deveriam ser bons alicerces na vida de qualquer filho.

    toda a gente sabe que o dia do pai é todos os dias (supostamente), assim como o dia da mãe (supostamente), assim como o natal (supostamente), também toda a gente sabe que mentir é uma coisa feia e que a natureza é uma coisa linda (e muitos a estragam), mas há dias em que isso tem que ser reiterado.

    ResponderEliminar
  7. Olha , ia escrever mas não sei o que diga...

    ResponderEliminar
  8. Engraçado, há o dia do pai, o dia da mãe, o dia dos namorados mas não há o dia do Companheiro e o dia da Companheira... e a verdade é que os nossos afectos não são infinitos. No nosso palco mental para entrarem uns para as spotlights, têm de passar outros para a segunda linha, fading away, fading away...

    E isso é o mais difícil: o bom pai é o que sabe retirar-se e deixar a outro o papel principal. As minhas filhas têm 17 e 14 mas eu, mentalmente, já estou a preparar o meu fading away. Vou ter de passar o palco a um marmanjo qualquer... lol.
    Mas faço-o com um sorriso, porque as amo. Não quero nem nunca quis ser confidente delas. Sempre atento e vigilante, dei-lhes a minha visão do mundo, mas sempre à distãncia, para corrigir, como um instrutor de condução. Por exemplo, ensinei-lhes a criar um facebook e a protegerem-se mas nunca quis entrar no facebook delas.

    Numa sociedade adulta o dia do Companheiro e da Companheira teria mais importância que o dia do papá e o dia da mamã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aqui neste blog consegue fazer com que todos os posts passem a ser sobre si e passar para protagonista.

      Até neste, bolas, que era dedicado ao MEU pai.

      Eliminar
    2. (Just José cora) Desculpa Luna, não era minha intenção. A minha ideia foi fazer um não comentário, ou anti-comentário, sobre o dia do pai. Tento trazer a minha perspectiva, um ponto de vista diferente. Acontece que, como as minhas opiniões são fortes e pouco ortodoxas, nada "mainstream", por vezes tenho tendência a alongar-me em exemplos e explicações.

      Oh Luna, não digas isso, o palco (este excelente blog) é teu, sou mero comentador mas sempre com muito prazer. Aliás no post sobre o teu trabalho científico fiz-te um rasgado e merecido elogio (não te esqueças de mandar o cheque conforme combinado lol). Mas reconheço que tens razão, vou tentar ser mais conciso e low-profile. Obrigado pela frontalidade e crítica construtiva.

      Mas de facto o dia do papá e da mamã irritam-me um pouco... Freud explicará de certeza. ;)
      Anyway, will you forgive me? I brought these for you:
      http://tinyurl.com/hand-flowers-picasso

      Eliminar
  9. A mim passou-me ao lado. Ao meu pai também. E falamos todos os dias.
    Datas deste género marcadas para x ou y são uma treta.

    ResponderEliminar
  10. Apoiadíssimo. E, para mim, isto vale também para o dia dos namorados (essa praga).

    ResponderEliminar
  11. Vai um bocado de cada pessoa, acho. No seu caso, Luna, está em sintonia com o seu pai. Porém há casos que não são bem assim, tipo alguém liga para o pai todos os dias, convive muitas vezes, dá lembranças sem ser em dias especiais, e não liga nenuma ao dia do Pai. Porém o pai pode ligar, mesmo tendo tudo o resto, mesmo sabendo que o filho o trata como sendo dia do pai todos os dias. E nesse caso eu acho que vale a pena um sacríficio (chamemos-lhe assim) se o intuito for agradar o pai. Extrapolando, o mesmo para a mãe no dia da mãe, a namorada no dia dos namorados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é claro que vai de cada pessoa. O problema nos blogues é que uma pessoa escrever sobre si e interpretam como opinião universal. Neste post eu falava, particularmente, da minha relação pessoal com o meu pai. Que será diferente do resto das pessoas com os seus. Mais nada.

      Eliminar
  12. Se um dia ele te faltar, vais perceber. Vais perceber que a sociedade também não quer saber disso para nada. Nem os serviços. Mas penso que também não se deve desvalorizar uma homenagem. Bem bonita. Claro que também há pais que são uns estafermos, mas pelo que li és abençoada com um Pai. Assim como eu fui. E acredita que na Segunda Feira foi um dia bastante doloroso. Em 34 anos foi a 1ª vez que não lhe telefonei a dizer isso "Feliz Dia do Pai". Porque a bateria do telefone que ele deixou já acabou. Literalmente.

    Gosto muito do teu Blogue. Gosto da forma assertiva como escreves :) ( Isto é só para não ficares a pensar que só aqui deixei o comentário para te fazer sentir mal...!)

    ResponderEliminar
  13. http://quadripolaridades2.blogspot.pt/2012/03/bora-bilfa-los.html

    ResponderEliminar
  14. Eu também tenho um pai todos os dias do ano.Acontece que por ele ter trabalhado toda a vida na industria hoteleira nunca podia estar presente nos dias de anos,natais,páscoas,dias do pai...and so on.Agora está reformado.
    Segunda feira disse-lhes para irem ate la a casa para lhes fazer um miminho(para mim dia da mãe e dia do pai é dia dos pais). E ele (por ser segunda e eu trablhar) disse quenão valiaa pena, combinavamos sabado que era uma data e que gostavamos um do outro todos os dias....a conversa do cotume.Quando fui abrir a porta cruzei-me com o vizinho da frente que foi pai recentemente do 3.º filho e para ser assim simpática saiu-me um (parvo, bem sei) "E resto de bom dia" a que ele olhou com estranhesa e eu "dia do pai?"...e ele lá sorriu de orelha a orelha.Isto passou-se. Ontem a minha mãe ligou-e a cuscar e a dizer que o me pai lhe contou o episodio com o vizinho e que tinha dito todo inchado qualquer coisa do tipo "coitado do homem pah, com tanta filho e na volta nem um postaleco!...".O que é certo é que o meu pai diz sempre que não liga a estas coisas. :) mas que estava todo feliz por ser mimado...ahhh se estava!

    ResponderEliminar
  15. Mas foi dia do Pai?
    Dass....vou dar uns cascudos aos meus putos!
    Já não há respeito...nem se manda 1 beijo ao Pai nem nada.
    Tão Phu##dos!
    Vi uns bonequinhos da Playmobyl que ia comprar...já não levam nada.
    prontos!!

    ResponderEliminar