21 de agosto de 2012

República Checa em pequenos apontamentos



- Praga é linda e monumental, e fez-me lembrar Budapeste (mas infelizmente sem o spa)

- As checas são lindas, eles maioritariamente burgessos

- Consegue comer-se relativamente bem e barato, mas passados 3 dias já não se pode ver dumplings à frente

- A Pilsner é mais barata do que a água

- Devo estar a ficar holandesa, dado que levar de repente com 30 graus me fez inchar os pés, as mãos, as pernas, enfim, o corpo todo, como se estivesse grávida de 8 meses (passou ao segundo dia, felizmente)

- Não há Birkenstocks à venda em lado nenhum 

- A igualdade entre sexos é uma coisa linda: vimos uma mulher trolha a abrir um buraco

- Não há bar nos comboios, pelo que convém levar marmita preparada em caso de viagens longas. E marcar lugar, já agora, para não sermos expulsos de todo o lado feitos párias porque ninguém nos avisou.

- As criancinhas checas em comboios checos urinam mais do que todas as crianças do mundo, especialmente se os seus paizinhos tiverem de incomodar 40 párias sentados nos corredores para passar, depois de os terem expulso das cabines que afinal são reservadas para adultos com crianças diuréticas

- Saindo de Praga sente-se finalmente a influência soviética, e basta a chegada à estação de Ostrava para se sentir estar plenamente num país de leste

- O pessoal do aeroporto deve achar que os turistas são todos estúpidos e não convertem coroas para euros, de modo que põem o café a 4 euros, que é o que custa uma refeição completa na cidade

- Passei, oficialmente, a ser uma pessoa que chora lacrimeja em casamentos (mesmo em checo)



11 comentários:

  1. Eu estou a contar em ir a Praga este Setembro. Que mais me podes dizer? Ou se tens mais fotos para me ir abrindo o apetite :)

    ResponderEliminar

  2. Praga é tudo o que disseste e a comida é mesmo boa se tiveres um ou outro amigo checo que decifre locais mnos dados a turistas.
    Para Birkenstocks dá um salto à Alemanha. Lá é que há lojas enormes com todos os modelos :)

    ResponderEliminar
  3. Pusinko: aqui também há Birkenstocks com fartura, o problema é quando devido ao calor os nossos pés incham, e os ténis apertam, magoando-nos imenso e fazendo feridas, umas sandálias nao adequadas a andar km em calçada acabam a destruí-los ainda mais, e as havaianas fazem as últimas bolhas, não se conseguir encontrar em lado nenhum (nem num shopping com 4 andares e umas 10 sapatarias), um par de birkenstocks que nos façam andar com dor constante nos pés, como se fôssemos velhinhas de 90 anos com joanetes.

    ResponderEliminar
  4. André: qualquer guia te dará umas dicas quanto aos pontos obrigatórios a visitar, e o centro da cidade é tão pequeno que em dois ou três dias a pé se vê a cidade toda, várias vezes. Só tive tempo para ir ao museu judeu, não fui a mais museus, o resto foi passear na cidade, subir ao palácio, etc.
    De restaurantes recomendo o Klub Architektu, e a cervejaria U Medvídku, ambos baratos e com boa culinária checa, embora algo turísticos. Na praça principal da cidade velha, há umas barraquinhas que vendem porco grelhado e salsichas: recomendo as salsichas, cuidado com o porco grelhado, que pode ficar caríssimo se não se tiver cuidado - aquilo é ao peso, e quase parece barato, mas pode chegar facilmente aos 20€, o que é caríssimo, quando comparado com os preços normais praticados nos restaurantes da cidade.

    ResponderEliminar
  5. achei interessante ler isto tudo, passei 6 anos a estudar na republica checa e a minha descrição seria a mesma.
    Tambem recomendo o Klub Architektu, a bakeshop praha e a rock candy para quem quiser levar uns rebuçados originais para casa.
    E ja agora, praga ve-se facilmente em 2/3 dias, vale a pena conhecer também outras cidades como karlovy vary, marienske lazne, cesky krumlov.

    ResponderEliminar
  6. Catarina, 6 anos em Plzen a estudar medicina?

    ResponderEliminar
  7. Eia, tu também... "lacrimejas" nos casamentos?
    Ena, ena, eu a achar que era a única "freak" porque até aqui era completamente imune e agora lá vem a dita da lágrima (são mais que muitas, mas não vale a pena ir por aí) neste tipo de eventos - não se percebe!
    ;)

    (eu sei que era para comentar Praga... mas ainda não conheço, azareco!)

    ResponderEliminar
  8. Opá é tão linda a cidade. Já visitei à uns aninhos mas continua a ser uma das minhas cidades favoritas.

    Esta foto deu-me saudades... :)

    ResponderEliminar
  9. Também estive no Klub Architektu e teria gostado bem mais se não me tivessem obrigado a comer em 20 minutos! E Praga ficou-me marcada como uma cidade de conflitos (em pleno inter-rail) pelo que acho que tenho de lá voltar para fazer as pazes.

    ResponderEliminar