Basta estar toda a gente de um lado, para eu ter logo vontade de passar para o outro, nem que seja por não gostar de me sentir apertada. Gosto de respirar à vontade.
Aqui há uns anos, a seguir ao ano novo, uma blogger escreveu um texto expressando um entusiasmo exacerbado sobre um sonho que estava prestes a concretizar, o de finalmente comprar uma certa carteira Louis Vuitton. Logo a seguir ao terramoto no Haiti. Eu, com o meu mau feitio, e fraca tolerância à frivolidade em excesso, não me contive, e não resisti a deixar um comentário mauzinho, cáustico, dizendo que o sentimento de expectativa deveria ser semelhante ao dos haitianos à espera do camião da cruz vermelha. Escusado será dizer que fui insultada e enxovalhada até à quinta casa pelas comentadoras do blog, que acharam um horror eu ousar criticar a forma como alguém escolhia as suas ambições e como gastar o seu dinheiro. E saí de fininho, pensando que deveria era ter ficado caladinha.
Como as coisas mudam... ou será que mudam mesmo? Não, as opiniões mudam consoante pendem os pratos da balança.
Se eu gostei do vídeo da Pêpa? Não, não gostei. Se achei estupidamente frívolo? Também. Se achei um enorme tiro no pé? Ainda mais. Se o comentei (e gozei) em privado com outras pessoas? Certamente que sim, não sou santa.
Mas, e há sempre um mas, não alinho em linchamentos públicos, não acho aceitável achincalhar alguém por tão pouco, nem criar páginas e páginas de facebook com esse fim, nem deixar comentários insultuosos nas mesmas para gáudio próprio, com piadas brejeiras e burgessas à mistura. O que não deixa de ser irónico quando no blog mais lido em Portugal ainda há pouco tempo apareceu uma wish list contendo exactamente a mesma carteira Chanel. Uma miúda que deu um faux pas ao fazer um vídeo completamente desfasado da realidade actual não pode ser bode expiatório de toda a raiva e frustração sentidas por quem sente a crise na pele. Virem-nas para quem nos pôs nesta situação. E não, não foi ela.
Da minha parte, tenho dois desejos bem egoístas para este ano: acabar a tese e arranjar trabalho. Shoot me.
(quanto à Samsung, desde o Samsung Diva que eu sabia que isto não ia acabar bem)
Confesso Luna, foste a 1ª pessoa de que me lembrei quando estalou a bronca da Pépa. Inolvidável o episodio do Samsung Diva!
ResponderEliminarAinda hoje tenho pesadelos com isso. :(
ResponderEliminarUi, o Samsung Diva, esse grande telemóvel... :P
ResponderEliminarTenho de concordar em absoluto contigo. Há gente incoerente. Há gente que se morde a língua morre com o próprio veneno. Há gente que precisa de rebaixar os outros para se sentir grande. Todos esses me dão certa pena.
Nem mais, toda a raiva que está a ser canalizada contra a moça deixa-me incrédula.
ResponderEliminarpff, tens é inveja porque não te ofereceram um diva!
ResponderEliminarés má. pronto, agora vou chorar de dor.
ResponderEliminarHmm... compreendo-te, mas acho que a ela merece. :)
ResponderEliminarnão sei se o problema é mesmo a questão da crise na pele. É possível falar de luxo com elegância, classe... Há bons e maus. Acho que uma Pipoca Mais Doce por exemplo, não é parva. Ou um Alfaiate Lisboeta... São pessoas que não instigam necessariamente "ódio" para pessoas que nunca as viram, têm as suas qualidades. Esta Pepa, jesus... não é o facto de ser rica e desejar uma mala de 3000 euros, é mesmo aquela maneira de falar e de pensar numa jovem do século XXI. É tão... errrrk.... :D Que PUTA. Desculpa. Mas é que... QUE PUTA. Dá vontade de a encher de estalos pá. Uma gaja pode ser toda elitista e ter o mínimo de classe, caramba. Tenho amigas tias tias tias e são tipas com classe, humor, noção, brains... Aquela Pepa... :S
já agora, o outro video que vi da campanha, o de uma Maria Guedes, não achei mau. Não é uma muito boa ideia (penso que em portugal confundem moda e tendências com "tias" o que não é bem a mesma coisa), mas a rapariga pareceu-me um ser humano. Já a Pepa, Meu Deus, nem o Herman conseguia criar aquele freak.
ResponderEliminarTolan, querido, você sabe que eu amo você. E que a minha forma de estar na vida não poderia ser mais diferente da desta miúda.
ResponderEliminarMas se acho que mereça alguma crítica, não acho que mereça este linchamento público tão exacerbado, que me incomoda, especialmente porque o acho algo hipócrita.
Eu também tenho amigas tias tias, e se até serão mais inteligentes que esta, nem sempre terão objectivos tão mais diferentes (mesmo que não os pronunciem alto porque fica mal).
Tolan, eu também vi os outros vídeos.
ResponderEliminarSao todos bastante maus, mesmo o da Maria Guedes, na forma artificial em que apresentam as pessoas: não parecem pessoas reais.
Dentro de todos, sem dúvida o da Maria Guedes foi o melhor, porque mesmo assim expressou desejos mais reais, como ter outro filho, ou viver com menos. Mas ainda assim, pela forma como os vídeos foram editados, ninguem realmente acredita naquele viver com menos.
(e eu gosto da Maria Guedes, que tem o único blog de moda que eu sigo)
Continuo a dizer...se eu fosse a Pepa metia esta gente toda em tribunal, incluindo a Samsung e comprava a carteira ou mala ou que é com a indemnização. Este exagero dá cabo de mim. É da vida de uma pessoa de que estamos a falar. Para um cão fazem petições, a esta desgraçada chamam-lhe nomes. Palavra de honra...
ResponderEliminara pepa é mais uma dessas fashion bloggers tipo amiga da barbie e coiso que não me dizem nada são tontinhas mas não prejudicam. se há quem leia pois coiso, a net é muito grande, há espaço para tudo.
ResponderEliminar(posso estar muito enganada mas a menina é um tia do cacém, wannabe até à última vértebra, mas isso também é tinto, concordo contigo luna, não era caso para tanto alarde).
Adorei o primeiro paragrafo!
ResponderEliminarQuanto ao resto, claro que tens razão.
Já me ri, gozei e falei. Agora, o tema, já começa a ...
Como a Rititi escreveu isto passa rápido, até o próximo "linchamento".
Tem que se linchar sempre algo, seja a politica, o Sporting, o FMI ou o vizinho.
Não sei como a Pepa está lidar com isto, espero que encontre algum conforto na tua protecção :P
Olha, eu, sinceramente, só espero que tenha uma casca mais grossa que a Jacintha Saldanha.
ResponderEliminarÉ curioso, quanto esta polêmica estalou foi exactamente disso que me lembrei.
EliminarCredo, tanta gente má neste mundo. Deixem a miúda em paz e comprar a mala com os euros dela.
Às vezes tenho ideia que este é um país que não se enxerga. Sobretudo quando são tantos que fazem linchamento publico da miúda e da sua futilidade através do iPad novinho, comprado a crédito. Porque o Natal não era natal sem ipad. -.-'
ResponderEliminarTudo dito! Como escrevi no meu blog, continuo é a achar que as pessoas são umas invejosas, que se não podem ter, os outros também não.
EliminarNão acho que seja a Samsung, não acho que seja a mala, não acho que sejam os desejos materiais, o problema é a voz dela e o facto de os portugueses não gostarem de fashion bloggers. Ela apenas serviu de bode expiatório.
ResponderEliminarA minha lista de Natal tinha para cima de 40 presentes. Se trocava pelo fim da fome no mundo, vacinas para todas as crianças e emprego para todos os portugueses? Claro que sim, mas dá para sermos realistas? E quem não tem sonhos materiais? Se é por causa da crise ou dos males do mundo, então não temos direito a sonhar com nada desde que nascemos até morremos. Há sempre alguém pior. E melhor também.
Mas sim, estou de acordo com o que disseste.
Eu o único vídeo que vi para além do da Pepa foi de um senhor que entre outras coisa queria «bons vinhos» e «bons restaurantes». Tudo muito profundo e filosófico, nada dessas futilidades de malas (ou de produtos da Samsung).
ResponderEliminarMas como não é uma miúda relativamente gira - logo terá que ser burra - já pode dizer essas coisas, quando muito ser um «bon vivant» que aprecia coisas boas da vida.
Aí o recalcamento do Diva!
ResponderEliminarAcho que ultrapassa tudo quando é NOTÍCIA DE ABERTURA de um telejornal das 20h...
ResponderEliminarEstupefacta, mesmo!
Ana 100 sentidos
ResponderEliminarlágrimas de sangue. o meu Iphone que o diga.
Dinada: seriously?
ResponderEliminarFaço das tua palavras as minhas...em todos os sentidos, inclusivé os desejos ;). beijos
ResponderEliminarLuna: yeap. I wouldn't lie!
ResponderEliminaropá, nao sei se é por estar longe, mas achei tudo de um ridículo atroz.
ResponderEliminare amei a conclusão :D
e achei um nojo a samsung desmarcar-se. uma marca a querer vender a acabar com uma miuda que diz que quer comprar. olha...