9 de fevereiro de 2013

Maturidade e Solidão

Uma das coisas que quem escolhe viver independentemente sozinha e sendo solteira tem que lidar, é com a solidão. E nesse processo que requer algum treino e habituação, ao longo do tempo, o estar sozinho é tanto opção, como alterna com simplesmente não haver outra escolha. Pessoalmente, lido bem com isso. Gosto de viver sozinha, gosto de passar tempo sozinha, e hoje em dia escolho sem pensar duas vezes ficar em casa sozinha a ler um livro que fazer frete num programa que não me interessa. O problema é que há dias em que uma pessoa não quer estar sozinha, e se vê obrigada a ter de chamar a atenção dos amigos para esse facto, que nesta altura da vida e idade, estão demasiado ocupados com as suas vidas para se lembrarem que estamos sozinhos. Sempre. E se nas datas em que simplesmente não podemos estar sozinhos e como tal os obrigamos a comparecer, com convites para jantar ou do género, a verdade é que boa parte do tempo se esquecem da nossa condição de "sozinhos", e que ao contrário dos acasalados o não ter programa significa provavelmente jantar em silêncio pizza congelada em frente à televisão. Ou algo melhor num dia de inspiração. E que depois disso não há muito mais ânimo para mais nada, só para vestir o pijama.
E aqui estou eu, a ver filmes, na véspera de fazer 33 anos. Não é deprimente, é apenas normal. Tão normal que quando um convite para um copo chegou, já eu estava de pijama e sem vontade nenhuma de sair. Sim, ter companhia à meia-noite teria sido fixe, mas convite e companhia para jantar teria sido muito melhor, e agora é tarde para isso. But thats the way it is.
Mas vá lá. obriguei os meus amigos a vir jantar comigo amanhã, ou melhor, hoje, e pelo menos comerei pizza sim, mas não congelada. E acompanhada.


p.s. lembro-me de fazer um concurso com um amigo também emigrante sobre o aniversário mais miserável de sempre. o meu era ter jantado sozinha pizza congelada na cozinha, o dele igual mas com ovos mexidos. ele ganhou quando na "festa de anos" só apareceu uma amiga com uma série de amigos que ele não conhecia, e ele acabou a ser o "estranho" no seu jantar de aniversário. eu ao menos tinha tido uma festa conjunta em que as pessoas me conheciam.

42 comentários:

  1. compreendo perfeitamente. podia ter ido para o carnaval, que abomino, mas preferi ficar em casa agarrado ás folhas a ver se me sai alguma coisa de jeito. no entanto sim, há dias em que me faz uma falta estúpida de ter só uma pessoa com quem possa partilhar as minhas ideias e experiencias em troca das dela. vale-me que vivo com mais pessoas, mas companheiras de casa não têm, e raramente atingem, a cumplicidade necessária de uma amizade, sem tabus.

    o meu pior aniversário foi um em que passei o dia todo a trabalhar para não estar á espera que uma pessoa que eu queria que me telefonasse e não o fez, o fizesse. saí do trabalho já não fazia anos e fui dormir.

    ResponderEliminar
  2. É... isto mesmo. E tenho para mim que o PhD agrava esta condição.

    ResponderEliminar
  3. Uma vez fiz uma festa conjunta com um narcisista. Era suposto serem convidados amigos comuns, mas ele convidou um horror de gente mais. Esqueceu-se que era uma festa conjunta, e nem tive direito a um parabém a você.

    ResponderEliminar
  4. eu aniversários horríveis (ainda) não tive.
    mas passei uma passagem de ano enfiada no quarto sozinha. a passagem de ano em Portugal tinha sido às 5h da tarde onde eu estava e nessa hora falei ao telefone (e a chorei baba e ranho) com os meus amigos.
    era meia noite de lá, e estava enfiada no quarto com uma das maiores neuras de sempre. não porque não quisesse sair ou não tivesse com quem, queria e tinha, mas ossos do ofício obrigaram-me a ficar em casa.
    para compensar, nesse ano, o meu dia de anos teve mais de 30 horas e parece que andei a comemorar uma semana!

    ResponderEliminar
  5. Se estivesses por Dublin a gente fazia uma festarola como deve ser.
    Parabéns Luna :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. acontece-me tantas e tantas vezes...
    ainda hoje à tarde estava a falar com a minha irmã sobre isso, curioso.
    não há muito a fazer mas, ao menos, não estamos sozinhas nisto- não aquece muito mas...
    beijinho de companhia * :)

    ResponderEliminar
  8. ah e parabéns, que a véspera já lá vai! :) beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Entendo perfeitamente...
    Nesse caso, resta dizer: muitos parabéns, Luna!
    ( e vai decerto ser um bom dia!) :)

    ResponderEliminar
  10. Ainda só tenho 27 e já sinto isso tudo na pele.
    Mas se não se lembram de nós...
    Que o dia de aniversário seja melhor que a véspera. :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Do caralho, Luna, sabemos bem como é.

    Parabéns, sua linda, que para o próximo não estejas sozinha ;) apesar de lidarmos bem com ela, a solidão. Meu, vê um filme chamado Medianeras, porfa.
    Bjão felicidades aí pro ano novo, visse?

    ResponderEliminar
  12. Percebo-te perfeitamente.
    Post com túbaros gigantes.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. E agora sim, parabém a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida! E dose extra de paciência para as vezes que vais ouvir mencionar a idade de Cristo.Besos, besitos.

    (era capaz de jurar que quando fiz o outro comento eram onze e picos, já não digo nada)

    ResponderEliminar
  14. O meu aniversário aproxima-se e eu até estou com medo de como será deprimente :/

    Já agora, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, muitos parabéns! Felicidades e um dia bonzinho, vá :)

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, Luna! Às vezes somos a nossa melhor companhia e gostarmos de estar só connosco é sinal de que somos pessoas interessantes e seguras de si.
    Mas hoje é dia de abraços e beijinhos e fatias enormes de bolo. Um beijo grande grande *

    ResponderEliminar
  17. Grande post!

    Muitos e muitos beijinhos de parabéns e um dia muito bom :)

    ResponderEliminar
  18. Podia dizer muita coisa sobre este tema, mas não sou tão corajosa como tu :)Parabéns Luna! De outra emigrante, de outra "sozinha" e de outra também em vésperas dos 33.

    ResponderEliminar
  19. Luna tu agora tens de estar concentrada na tese mas depois tu muda me de sítio pk pelo que já aqui contaste os holandeses n têm nada a ver connosco e assim nunca mais arranjas um homem de jeito! Tu põe-te fina mulher;)

    Muitos parabéns :)))))

    Já vivi muito tempo o q descreveste e sei que as xs é fixe estar sozinha e fazer o q nos apetece sem dar satisfações mas depois tb há estes momentos chatos (aniversários, com quem vou combinar ir de ferias.... Meu deus estou sozinha neste mundo.....buááá... O drama:)

    Achei piada à história da pizza congelada pk no outro dia fiquei sozinha em casa o k nao acontecia há mt tempo e o que é q eu decidi fazer? Ir comprar pizza congelada e coca cola zero e ficar a jantar no chão da sala enquanto via os fantásticos programas da tlc (há pequenos prazeres q nuca se perdem)

    ResponderEliminar
  20. Luna, haveria tanto a dizer sobre isso.
    Sinto na pele o mesmo, que as vezes temos que gritar porque eles se esquecem de que estamos ali. Felizmente há alguns bons que percebem facilmente.
    Agora o curioso é fazeres anos no mesmo dia que uma amiga minha Portuguesa que vive também na Holanda, numa cidade cujo nome é impossível de pronúnciar. Escrever então é missão impossível.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns. :) que tudo lhe aconteça pelo melhor.

    ResponderEliminar
  22. Vinha aqui deixar o meu beijinho de parabéns e vejo este post acerca da solidão que me tocou particularmente hoje. Eu gosto imenso de estar sozinha, mas acho que aquilo que referes é quando às vezes não estamos sozinhas e estamos também sós. Espero que o aniversário seja acompanhado e com muita alegria. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Espero que, ao contrário de outros dias e / ou aniversários, tenhas um óptimo dia, um ano bestial e sempre acompanhada, por ti ou pelos outros, mas conforme o que te apetecer. Parabéns!
    Falando por mim, que estou do lado dos acompanhados, não penses que "obrigas" alguém a ir jantar contigo, provavelmente ficarão muito contentes por o fazer; eu, por vezes, não telefono mais a pessoas que estão sozinhas porque elas parecem ter uma vida tão agitada que tenho vergonha de me impôr ou de acharem - como no tempo da secundária - que estou a esfregar-lhes a minha relação na cara. It's complicated.

    ResponderEliminar
  24. Eu partilho casa com uma pessoa (por sinal minha prima) mas muitas vezes penso que seria melhor estar sozinha!
    Isto se ser solteira e independente é muito bonito, mas depois temos de aprender a lidar com situações como esta.
    Tenho a certeza que muitos momentos felizes vão compensar este! :)
    Muitos parabéns!!! :)

    ResponderEliminar
  25. Então Parabéns! E que o jantar logo seja excelente!

    ResponderEliminar
  26. Sei que não és dada afectos e lamechices,mas hoje venho aqui deixar-te um abraço apertado e muitos parabéns.
    Que a pizza tenha sido bem acompanhada e que te divirtas...
    Tudo de bom :)
    Bela idade

    ResponderEliminar
  27. Tanta coisa só para dizer que fazias anos :P
    (brincadeira!)

    Muitos parabéns, tudo de bom para o teu futuro profissional e prometo não contribuir para a avalanche de piadas sobre a idade de Cristo! ;)

    ResponderEliminar
  28. Parabéns rapariga, que contes muitos e bons, sozinha e acompanhada.

    (passar o aniversário com um monte de pessoas de que não gostamos também é normal)

    ResponderEliminar
  29. Parabéns!

    Sempre que quiseres conversa, estamos aqui :)

    ResponderEliminar
  30. Parabéns e muitos, mas mesmo muitos desejos de felicidades!
    Compreendo o teu desabafo, eu também estou sozinha e mais do que isso "country alone". E já senti isso na pele, mas o último ano brindou-me com amigos que valem ouro, que mesmo tendo a sua vida de acasalados tem sempre tempo para estar presentes. E cuida-te, tens sido a minha inspiração para a tese. Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Grande post, Luna! Acho que disseste tudo!

    Parabéns!! Que o dia de aniversário tenha sido melhor do que a véspera :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  32. Aposto que estas a rockalhar a esta hora, quando estamos todos de pijama, entediados por amanhã ter que trabalhar, no meu caso, começar um novo capitulo de tese.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  33. Luna: este post é de uma lucidez comovente e só alguém com uma enorme coragem o poderia a escrever. Um beijinho de parabéns, Espero que tenha tido um dia feliz.
    sofia

    ResponderEliminar
  34. Primeiro que tudo: obrigada a todos, tive um dia muito bom, e um jantar com os meus melhores amigos daqui.

    Quanto ao post e à temática, já várias vezes pensei em abordá-la, desistindo por me faltar coragem. Não coragem por mim, em falar de uma realidade que toda a gente que vive sozinha a certa altura sente, mas por saber que seria um post doloroso de ler para a minha família e amigos mais próximos, que estando longe, se possam sentir impotentes quanto à situaçao, e como tal não falar sobre isto era uma forma de os proteger.
    Sim, ha fases complicadas, há dias especialmente difíceis, mas são resultado de escolhas conscientes e de querer ser totalmente independente.

    And most of the time, I like it.

    ResponderEliminar
  35. E já agora, eu tenho amigos fenomenais, e o dia de hoje com os telefonemas e mensagens de várias partes do mundo lembraram-me disso. Infelizmente, a maioria está muito longe.

    ResponderEliminar
  36. Obrigada, Luna, por ter posto por palavras aquilo que eu sempre pensei (e sou bastante mais velha!). Espero que tenha passado um óptimo dia de aniversário! Muitos parabéns e votos de felicidade para si!AnaDD

    ResponderEliminar
  37. Hummm vou tentar superar a história do aniversário em solidão...

    E porquê? Porque a solidão é ainda maior quando estamos mal acompanhadas...

    Ora então vou contar como passei o meu último aniversário.
    O meu dia de aniversário foi passado a fazer análises ao sangue, mamografia e ecografia mamária (porque dias antes tinha notado um nódulo no peito) completamente sozinha sendo que na altura eu era casada.
    O meu ex passou algum tempo antes a dizer que não trabalharia nesse dia para na véspera anunciar que afinal tinha de ir trabalhar de manhã... Só chegou a casa próximo das 19h e com um frango assado para comermos de jantar.

    Sim, este foi o meu pior aniversário de sempre (passei-o entre chorar porque não sabia se efetivamente estava doente e chorar pela situação que estava a viver) e nunca mais vou deixar que ninguém me faça tal.

    Mais vale só que mal acompanhada... e por isso este ano estou a planear passar o meu aniversário na melhor companhia possivel: A MINHA!
    :)

    Tudo isto para dizer.... a solidão não me assusta, o que me assusta são as pessoas mal-intencionadas.

    ResponderEliminar
  38. Parabéns! Bastaria juntar toda a gente que sofre de solidão crónica e nunca mais nos sentiríamos sozinhos. Somos muitos a passar pelo mesmo, mas poucos a admitir.
    Um beijinho

    ResponderEliminar