22 de fevereiro de 2013

Vinho Tinto

Eu gosto de vinho. Branco, tinto, verde, verde-tinto, gosto de vinho, e não é só para fazer figura e bebericar meio copinho, que isto do gostar da vinhaça vem de família graças a deus, e já o meu avozinho até aos 96 anos ainda reservava só para si uma garrafinha aos almoços de domingo sem pestanejar.
Hoje em dia fica bem dizer que se aprecia vinho, mas de tinto, como se gostar de branco fosse como ser de uma casta inferior, uma espécie de intocáveis à vista dos puristas, que nem merecedores de vinho são, tipo como quem gosta de beber café com açúcar. Ora, eu confesso que apesar de gostar de vinho tinto, muito raramente o bebo, especialmente em ocasiões sociais/formais, escolhendo sempre o branco. O que me leva a uma questão que me tem intrigado e perseguido estes anos todos de preferência do branco, preterindo o tinto: mas será que sou só eu que depois de um ou dois copos de vinho tinto fico com os dentes e lábios e boca em geral toda preta e com um ar de taberneira desgraçada (e vá, desdentada)? Agradecida.


(E não, não dá jeito ir lavar os dentes e exfoliar a boca toda a cada três golinhos de vinho.)

41 comentários:

  1. Que eu me tenha dado conta, não. Já o ar de taberneira desgraçada depende da quantidade de vinho que tenha ingerido...

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu, mas antes isso que a enxaqueca que o vinho branco me provoca

    ResponderEliminar
  3. A mim acontece-me sempre, e com verde-tinto é pior, acho que é pelo mesmo motivo pelo qual sou muito suscetível a cáries: os meus dentes em vez de esmalte estão protegidos por uma camada muito fininha de manteiga ou papel, ainda não descobri bem qual :(

    ResponderEliminar
  4. Não é mais nem menos que os outros, mas eu para mim é mais o tinto...
    Claro que conforme o prato, um branco, ou um rosé também marcha...

    São gostos...

    Agora realmente o aspecto de taberneiro só ao fim da primeira garrafa... Dai em diante é para esquecer (se bem que mesmo que quisesse lembrar a partir de determinada quantidade já não conseguia...)

    ResponderEliminar
  5. Só acontece com alguns. Eu gosto mais de tinto, mas com determinadas comidas, gosto mais de verde ou de branco. Sou boa beberolas, por assim dizer.

    ResponderEliminar
  6. A mim acontece sempre e nem é preciso mais de dois copos. Comecei a aperceber-me disso especialmente nas fotos, em que o meu sorriso geralmente pepsodente era substituído por uma mancha escura tipo buraco negro.

    Também acho que terá a ver com características dos dentes/boca, mas nao terá a ver com a "qualidade" dos mesmos, que eu tenho uma dentadura à prova de bala quase e nunca tive uma cárie na vida.

    ResponderEliminar
  7. A mim não acontece, acho eu, queres ver que fico com aparência de desdentada e nunca dei por isso e nem uma alma caridosa me disse? Já aconteceu, mas não foi só a mim, foi no jantar de despedida de solteira de uma amiga, ficarmos todas com os lábios e língua azul, mas acho que foi por ser o vinho da casa num restaurante típico, vá uma tasca :S

    O vinho tinto o que me faz é uma sede desgraçada.

    ResponderEliminar
  8. Mac: pois, eu quando digo boca toda é mesmo boca toda: dentes, lábios, língua, mucosas, tudo arroxeado escuro (que eu digo preto para simplificar).
    Claro que acontece mais com vinhos mais rasca, mas mesmo os melhorzinhos a mim fazem esse efeito, pelo que praticamente só bebo vinho tinto em casa.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de vinho tinto maduro e bebo meio copinho ás refeições, que maravilha :)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Ahahah, isso normalmente está relacionado com a qualidade do vinho. Os vinhos mais rascos deixam a boca toda pintada. Experimenta fazer um upgrade :)

    ResponderEliminar
  12. A minha primeira escolha é sempre vinho verde, depois branco. Mas também aprecio vinho tinto. E o verde infelizmente cai-me muito pior, no dia a seguir acordo parece que apanhei uma bebedeira (e não).

    ResponderEliminar
  13. Está descansada que não é só contigo. Também fico.
    Claro que com os vinhos de "pior qualidade" se fica com a boca preta muito mais rápido, mas com os bons também!!

    ResponderEliminar
  14. Também adoro o copinho de vinho À refeição, normalmente é tinto, só prefiro o branco no verão, por ser mais 'fresco'.
    E sim, a boca roxa também me acontece. É terrível!

    ResponderEliminar
  15. Bem, se calhar o que me acontece é que fico em estado tal que já nem noto ;-)
    Mas continuarei a bebê-lo com a mesma vontade.

    ResponderEliminar
  16. Acontece-me mas é com o Verde Tinto.

    ResponderEliminar
  17. Nunca aconteceu, e eu é mais tinto, que o branco é demasiado ácido, e para azia já chega a habitual.

    ResponderEliminar
  18. Também acontece, mas isso mais com o verde tinto, o tinto maduro não tem o costume de nos deixar assim. Ao verde tinto por aqui até se lhe chama o vinho carrascão, que é isso mesmo que ao fim de dois goles já tens a lingua e os dentes num tom destruitivo... :)
    Mas antes isso que vinho branco principalmente verde que no dia seguinte ai ai...

    http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  19. Como já disse aqui várias vezes, a mim acontece com todos sem excepção, nacionais ou estrangeiros, bons ou maus, com a única diferença na velocidade em que acontece.
    Ainda há dias me aconteceu com um Malbec bem jeitoso que me ofereceram nos anos.

    Quanto à sugestão "Experimenta fazer um upgrade", além do que já expliquei acima, em ocasiões formais, tipo casamentos, não é possível propriamente dizer "ai esse não quero, só bebo barca velha".

    ResponderEliminar
  20. Dado que já tinha dito várias vezes que era independente da qualidade, insistir no upgrade, parece que ou estamos a falar para o boneco ou é para armar.

    E se realmente nao costumo beber barca velha, tendo na família pelo menos um viticultor do douro que ainda há anos ganhou um prémio de viticultor do ano, enfim, até tenho a sorte de me irem passando pelo estreito uns vinhos de boa qualidade.

    ResponderEliminar
  21. Eu, apesar de ainda estar chocada com alguém ter isto e não ter dentes de papel, vinha aqui confirmar que não tem rigorosamente qualquer ligação com a qualidade do vinho (eu trabalhei com vinho muitos anos, já bebi muito vinho fabuloso, pelo menos iguais quantidades de vinho médio, vinho muito mau mais que suficiente e tanto "maduro" como verde). É tinto, mancha-me dentes e lábios, a única coisa que é determinante é a quantidade de vinho.

    ResponderEliminar
  22. (de qualquer forma, como a Luna está longe, ofereço-me eu para a demonstração do efeito de um Barca Velha nos meus dentes. Mas sejamos sérios, tem de ser uma prova com vários Barcas Velhas de anos diferentes, para ser científico)

    ResponderEliminar
  23. Rita: uma pessoa é muito pouco para amostra decente. Ofereço-me desde já a fazer o teste com Barca Velha (de vários anos diferentes), juntamente contigo. ;P

    ResponderEliminar
  24. a mim só me acontece com o carrascão, que é o que bebo em 90% das ocasiões. mas também prefiro mil vezes tinto a branco, a acidez faz-me azia

    ResponderEliminar
  25. Vinha só oferecer-me para essa prova de Barca Velho, para o grupo de controlo. De nada, faço-o por puro altruísmo.

    ResponderEliminar
  26. Já agora, Rita, também te acontece teres de esfregar os lábios com a escova de dentes e mesmo assim não ter saido completamente no dia seguinte?

    ResponderEliminar
  27. Pedro, Izzie, stantans: eu felizmente não tenho azia nem dores de cabeça nem nada com vinho branco, mas a minha mãe, por exemplo, não podia mesmo beber vinho branco que tinha enxaquecas e ficava mal do estômago.

    Da mesma forma que estou convencida que este efeito do vinho tinto dependa das pessoas, também tenho ideia que nem toda a gente tem tolerância a vinho branco.

    Eu por exemplo tolero vinho e cerveja à vontade, mas não tolero bem bebidas brancas, que evito, ou bebo com muita moderação.

    ResponderEliminar
  28. Izzie: o normal em experimentação animal são grupos de 4 ou 5 individuos. Só faltam 1 ou 2 voluntários, e um patrocinador de barca velha à descriçao, e temos um grupo de relevância científica.

    ResponderEliminar
  29. Eu nao bebo tinto, porque nao gosto, mas ja' me tinha apercebido em varias pessoas, em jantares e festas, que tambem ficam com a boca e labios pretos, como dizes. Pareceu-me que nao depende do tipo de tinto, e que mesmo a quantidade nao e' (completamente) determinante - dois copos e ja' se nota o efeito na maioria das pessoas.

    ResponderEliminar
  30. snowgaze: aleluia, que alguém tirando eu e a Rita Maria e a margas, ou gente a quem realmente acontece, nota isso.
    E que nao depende da qualidade nem completamente da quantidade (obviamente é cumulativo, mas a mim bastam dois copos).

    Quando vou a portugal e janto diariamente com o meu pai, fã do vinho tinto, quase sempre declino beber vinho tinto com ele fora de casa, explicando-lhe sempre o porquê, que a ele parecia inacreditável.
    Até termos jantado os dois em casa e acompanhado a um tinto bom, e ele ter assistido a que apenas com dois copos, eu tinha a boca e dentes "pretos", e finalmente ter acreditado.

    ResponderEliminar
  31. A questão é que é bem mais fácil encontrar um bom tinto do que um bom branco.

    Aconselho estes brancos:

    Maritávora Reserva Branco 2009
    Pintas

    Ambos do enólogo Jorge Serodio Borges.

    www.voumasvolto-dma.blogspot.com.au

    ResponderEliminar
  32. yo,

    - isso do tinto > branco nem é uma coisa de puristas, é um preconceito que há muito em portugal e noutros sítios com história vínica, mas sem nenhum fundamento sem ser o gosto pessoal. Em provas, p.ex., encontram-se muitas pessoas (normalmente mais velhas) que dizem que passaram à fase dos brancos, e que é bem mais interessante e complexa que a dos tintos.

    - isso dos dentes, já tenho reparado que varia de pessoa para pessoa, portanto terá a ver com a dentadura de cada um, mas a quantidade de taninos do vinho costuma fazer diferença, portanto verdes tintos (pq é que alguém quereria beber um vinho destes, de qualquer maneira :) e vinhos novos da Bairrada, é de evitar. Podes ver se faria diferença com vinhos 'mais elegantes', tipo Pinot Noir (o problema dos Pinots é que os bons são caros).

    - as dores de cabeça dos brancos também variam de pessoa para pessoa, mas normalmente acontece nos vinhos brancos(mais acessíveis) que levam com mais S02 que o normal, por "enxerto".

    ResponderEliminar
  33. Sempre pensei que esse fenómeno da tintura dos dentes fosse exclusivo do verde tinto (que a beber é de malga!), mas afinal estava enganado.
    Também sou um snob que não aprecia nada vinho branco. Aliás, eu gostar gostar, gosto de tintos do Douro, de resto bebo, mas não é nada que me dê grande gosto - sou mais homem de cerveja.
    Se ainda precisarem de voluntários para emborcar, perdão, degustar Barca Velha e estudar os efeitos na coloração dos dentes, faço o sacrifício!

    ResponderEliminar
  34. Como já afloraram por aí, depende das pessoas e penso da qualldade dos dentes, esta presunção baseada em factos exprimentais vividos no meu dia a dia.
    Explico. Jantares de família em que há sempre vinho branco (preferência desde sempre do meu pai) e tinto. Eu gosto muito de tinto embora o meu promeiro amor tenha sido o branco. O vinho tinto é que não gosta de mim 8mas eu insisto e é ele o responsável por gandes enxaquecas que levaram o meu médico a proibi-lo (diz que é o tanino), mas obviamente que foi sempre ordem não cumprida, quero lá saber perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Quanto à pintura bocal, lá está, eu bebo bem e fico com os dentes branquinhos a brilhar e os ditos dentes são uma bela bosta (tipo cáries e montes de problemas desde sempre, meu mano mais velho passado um copo está com a boca toda azul, literalmente. Nunca teve uma cárie, uma dorzinha de dentes, nada.

    Haverá aqui um nexo de causalidade, pergunto-me?

    ResponderEliminar
  35. Eu prefiro o branco e o verde ao tinto, sem dúvida. Até porque o tinto faz-me umas enxaquecas horrorosas no dia a seguir, se beber mais do que 2 copos. Um ainda aguento, mais do que isso já sei que no dia a seguir estou de cama. Pelo que li por aqui, o vinho branco também dá enxaquecas a outras pessoas, deve ser algo fisiológico, ainda pensei que fosse algum componente diferente, mas não percebo muito de vinhos. Acho que nunca fiquei com a boca preta, no entanto.

    ResponderEliminar
  36. Eu acho que depende do vinho... Já me aconteceu ficar com os lábios e dentes roxos com uns e com outros não.

    Sugestão de vinho branco: Quinta Seara D'ordens. É diferente dos outros brancos todos, mais intenso, menos ácido.

    O branco a mim dá-me mais para a moleza.

    ResponderEliminar
  37. E cheia de sono... eu bebo tintol quando ando com insonias. Branco sempre foi o meu favorito para todas as outras ocasioes. (ok pronto va... com cabrito assado talvez nao va assim tao bem)

    ResponderEliminar