20 de abril de 2013

Holandeses

Os holandeses são um povo obcecado com o respeito a leis e regras e com uma necessidade quase visceral de obrigar toda a gente a respeitá-las, mesmo que não os estejam a incomodar minimamente. Hoje vendi a minha cama, e como tal, o casal que a veio buscar parcou o carro à minha porta para facilitar o transporte das peças da minha porta até à bagageira. Ainda o homem não tinha posto as moedas no parquímetro, e já estava a ser chateado por um dos meus vizinhos, muito cioso, porque o estacionamento na rua era para moradores e devia ir estacionar no grande estacionamento recentemente construído a 100 metros de minha casa. Por azar só falava holandês, mas por sorte um vizinho estava a sair de casa e lá me ajudou, e lhe explicou que era só temporário, até carregar umas coisas no carro. Aí dois minutos depois saía outro vizinho igualmente justiceiro a reclamar também, e voltou a ser preciso dar toda a explicação, até que me sugerem pôr o carro a 4 piscas (apesar de já ter pago o estacionamento) para que o bairro não entrasse em histeria colectiva por ter um carro parcado à porta da minha casa a pagar que não era de moradores e que por isso deveria ir parcar a 100 metros. A solução acabou por passar pela mulher do casal ficar ao lado do carro com portas abertas e quatro piscas, enquanto o marido e eu desmontávamos a cama e a metíamos, peça a peça, na bagageira. Estou para ver o pesadelo que vai ser na próxima semana, quando estiver a fazer as mudanças definitivas e tiver um carro a ser carregado várias vezes à minha porta durante um dia ou dois... mesmo pagando parquímetro.

15 comentários:

  1. Nesta coisa das regras e do "é assim porque sim" eles perdem totalmente o bom senso, percebo o teu desespero.

    ResponderEliminar
  2. é muita falta do que fazer, meu deus...

    ResponderEliminar
  3. É por causa disso que isto aqui nunca muda, contornar leis e regras faz parte do sistema.

    ResponderEliminar
  4. Completamente. Tu sabes onde eu moro, até aí há seis meses era free parking, e de repente, o pessoal tornou-se fundamentalista do parqueamento aqui, embora seja mais caro do que o parque a 100 metros.
    Epá, se alguem está a estacionar aqui é porque tem uma boa razão para não ir estacionar a 100 m, não nos chateiem, porra.

    ResponderEliminar
  5. Epá, ó prezado, mas há contornar leis e contornar leis.

    Neste caso o zelo é excessivo ao ponto de chatearem alguém que está a pagar parquímetro para ter o seu carro carregado, e leva com gente a chatear que há um parque a 100 metros. Só que transportar um colchão de 23 kg 100 metros é bem mais complicado do que fazer 3 metros até ao carro.
    Chatos do caralho, é o que é.

    ResponderEliminar
  6. Vives à demasiado tempo no estrangeiro Luna. :)
    Embora às vezes se diga «parquear» (do inglês «parking»), é um estrangeirismo desnecessário, pois temos um verbo em português perfeitamente inteligível: «estacionar».

    Aconteceu-me uma cena parecida quando ajudou uns amigos meus nas mudanças aqui nos EUA. Viviam num bloco de apartamentos, com lugares de estacionamento pré-definidos para cada apartamento. Quando começamos a levar as coisas para baixo disse para a minha colega ir buscar o carro (que estava no seu lugar) e metê-lo no lugar ao fundo das escadas, para não termos que andar a arcar com as coisas umas dezenas de metros a mais desnecessariamente.
    Parece que lhe tinha sugerido matarmos alguém! lol. Calei-me e deixei-a ser a primeira a carregar alguma coisa até ao carro e dei-lhe um caixote pesado qb. Quando chegou lá gritou para lhe atirarmos a chave. :)

    ResponderEliminar
  7. sim, completamente, 5 anos fora a falar sempre ingles fizeram estragos no meu português. :(

    Tens imensa razão, é estacionar e não parquear (wtf was I thinking? parking?). :P

    ResponderEliminar
  8. Hoje estava eu a dizer algo similar ao meu marido sobre os espanhóis, que são estranhos à brava. Eles têm uma paranóia qualquer com os bilhetes de identidade e os passaportes. Para eles, os estrangeiros só têm passaportes e pedem-nos o passaporte para tudo. Aqui há dias recusaram-me o B.I como documento de identificação, assinalando que eu tenho de ter um passaporte. Lá expliquei de maus modos que sou comunitária e que não estou obrigada a ter um passaporte, basta-me um B.I. Foi complicado, mas o chefe da loja lá entendeu. Pois hoje a mesma merda, queria comprar um lava-loiça a prestações, levámos os recibos de vencimentos, contratos de trabalho, comprovativo de morada, etc, tudo o que pedem e no fim... o passaporte. Iamos morrendo. E não aceitaram o B.I português como documento de identificação, disseram que para um financiamento é obrigatório termos um passaporte. O que é mentira porque até já comprámos no Ikea, no Corte Inglês, no Estado (!!!) com um B.I. Mas sim, o espanhol médio é muito mérdio. Muito obcecado com a folhinha de papel com as normas que o chefe lhes dá.

    ResponderEliminar
  9. Se é para moradores não podes simplesmente dizer que o carro é teu? Não tens também direito a um lugar? Não interessa se o carro é mesmo teu, alugado, emprestado ou contratado...

    ResponderEliminar
  10. Pois, mas para isso deve ser preciso ter uma autorização da camara ou assim...

    ResponderEliminar
  11. Sim aqui a malta é fundamentalista nas regras...no entanto eu pensava que havia uma excepçao...que era justamente cortar ruas inteiras com camioes, se for preciso para carregar e descarregar coisas, sejam particulares ou empresas. Em Haia é o pao nosso de cada dia e nem sequer se buzina, a malta dá meia volta e vai embora por outro lado!!
    E quanto ao estacionamento? Isso ai é esquisito. Entao se é para moradores como é que há a opçao de pagamento? Se há opçao de pagamento é para moradores E pagantes. Eu tenho cartao de moradora da minha zona, mas quem nao tem pode estacionar nos mesmos sitios se pagar obviamente.
    Na volta cada cidade tem a sua regra. Que tb já ouvi dizer que cartao de morador em amsterdao é coisa para levar meses a ser atribuido e em Haia é no momento!

    ResponderEliminar
  12. Pois, eu estou convencida que se pagar tenho o direito a estacionar, mas eles querem que sejam apenas os moradores por mania ou assim...

    ResponderEliminar
  13. Não sei se é mania de ser do contra, mas olha que há aí um aspecto positivo. Estou convencida que se parasse um camião à porta de minha casa, a assaltassem, e enfiassem tudo lá dentro e se pirassem, ninguém ia meter o bedelho. Ás vezes ter vizinhos abelhudos pode dar jeito.

    ResponderEliminar
  14. WTF? Gente esquesita os holandeses...eu que o diga um meteu-nos um processo...gente cócó :( sem nada para fazer

    ResponderEliminar
  15. Não pude deixar de me lembrar, ao ler este post de um blog que descobri à pouco, em portugal, claro, aí não faria sentido, mas fica aqui se precisares de mostrar a alguém as diferenças entre estacionar mal e parar o carro por algum tempo. É este: http://parvoaestacionar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar