5 de junho de 2014

São modas senhor, são modas

"Fundamentalismo" e "desonestidade intelectual" são os novos "vergonha alheia".

15 comentários:

  1. Fundamentalista é todo aquele que ousa sair do intervalo de razoabilidade que eu, tão tolerante e magnânima, defini. Obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente definição, bem melhor do que a do priberam.

      Eliminar
  2. E a moda da inveja, já passou? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa acho que nunca passa.

      Eliminar
    2. ah, há uma muito boa que não raras vezes substitui a inveja, que é a ironia. somos burros porque não percebemos uma ironia e ensandecidos porque reagimos. Na senda daquele teu outro post, é mais uma excelente forma de não nos responsabilizarmos pelo que fazemos e dizemos e de não assumirmos os nossos sentimentos. Enfim, é o diabo...

      Eliminar
    3. Sim, totalmente de acordo. E se uma piada é de mau gosto, a culpa é sempre dos outros também, que não têm sentido de humor.

      Eliminar
  3. Há alguns anos (mesmo muitos) alguém me explicou que as opiniões agora são como os gostos, não se discutem. Todas as pessoas têm umas e não é suposto que achem que são as correctas ou as melhores possíveis com base nos conhecimentos disponíveis, que as discutam para tentar convencer o seu interlocutor nem que mudem ou evoluam as suas próprias - no máximo há uma troca de ideias tipo troca de cromos, esta é a minha, esta é a tua, olha que interessante. Tudo o que passe disto é fundamentalismo.

    A desonestidade intelectual também tem graça porque rigor intelectual é pretensiosismo, partilhar factos, dados ou teorias (partindo do princípio que o interlocutor, tal como nós, não sabe tudo) é arrogância e acreditar que opiniões mais matizadas tenham valor acrescido é falta de tolerância. Quer-me parecer que o grande problema com a desonestidade intelectual é o "intelectual".

    (nada de novo, "intelectual" é um insulto que nunca saiu de moda, só isso aliás explica a quantidade de vezes em que foste acusada de ter orgulho no que estudaste ou em "exibir" o que sabes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim aqui numa de igreja evangélica, dar o meu testemunho: já mudei de opinião no seguimento de discussões na tua caixa de comentários, e outras. Pronto.

      Eliminar
    2. Isso é porque somos uma cambada de proselitistas.

      Eliminar
  4. É engraçado como de tempos a tempos, numa discussão, os argumentos para acabar com ela, vão mudando. A Isa lembrou bem a inveja, o argumento primordial. Agora é o fundamentalismo e a desonestidade intelectual. Aguardo ansiosamente os próximos capítulos, torcendo pelo proselitismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te acusam de proselitismo, não usam é a mesma palavra.

      Eliminar
    2. Sim, mas no âmbito da moda, vamos ver quando começamos a ver a palavra a aparecer de repente todos os dias.

      Eliminar
  5. Esperem aí, que eu näo estou a perceber nada. Estamos a falar da Pipoca mais Picante? A que mandou para "a puta que as pariu" as mulheres que dizem coisas com as quais ela näo concorda? É ela que está a falar de fundamentalismo, näo é? Inventem-se novos dicionários, que as palavras andam a ganhar sentidos novos.
    (E, contudomente, confesso que enfiei o barrte de "fundamentalista" como se feito por medida. Só depois de entrar na discussäo me dei conta que estava a argumentar como se nenhuma mulher gostasse que lhe olhassem para as mamas e as pernas, mandassem "piropos", as gozassem por serem gordas ou as desejassem por serem boas. Ora, às tantas há mulheres que gostam mesmo que desconhecidos na rua lhes facam essas coisas. A Pipoca deve ser uma delas, porque veio protestar muito chateada com as feministas que lhe däo cabo do prazer no espaco público. E eu fui fundamentalista, sim senhora: nem me ocorreu que a Pipoca pudesse gostar disso!
    Temos aqui um problema bicudo: como garantir que umas näo sejam assediadas, e as outras tenham todo o prazer de se sentir desejadas e apreciadas?

    ResponderEliminar