15 de setembro de 2014

Férias SOS

Uma das grandes vantagens de não se ter filhos é poder tirar férias fora da época de férias obrigatórias para quem os tem na escola, podendo evitar as enchentes e desfrutar da calmaria e praias vazias no (quase) sempre quente fim de Setembro. Claro que, sendo pessoa de muita sorte, este ano o tempo tinha de nos trocar as voltas, e pumbas, chuvinha prevista para toda a semana que iremos passar no Alentejo. Precisamos, portanto, de um plano B.

Ora digam-me lá, leitores amigos, o que há para ver, visitar, comer, beber, em resumo, o que fazer em vez de ir à praia ali pelos arredores de Odemira?

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Com chuva é capaz de não ser muito mais agradável que a praia...

      Eliminar
  2. Comer: restaurante da Azenha do Mar (fabuloso pela comida e pela vista).
    Simplesmente passear, de carro, sem pressas, pelas estradas do parque natural do sudoeste alentejano e pela costa Vicentina. É uma zona muito bonita.

    ResponderEliminar
  3. O Alentejo é tão bonito, basta deambular, encontrarás sempre coisas bonitas para ver.

    ResponderEliminar
  4. Eu iria passear pelas praias na mesma - porque também me encantam com chuva - mas isto sou eu...

    Também sou suspeita, mas recomendo uma ida ao mercado de Aljezur, para além de uma visita ao castelo (é rápido, vê-se num instante, mas a vista é bonita - atenção que gostei mais do mercado: é simples como um mercado destes deve ser, mas as "gentes" bastante simpáticas).

    Quanto às comezaimas, eis o que recomendo (*):
    - L-Colesterol
    - se for apetecer pizzas podem ir ao "com alma"

    (*) não vou para estas zonas há dois anos, não garanto que ainda estejam bons - mas fiz férias em setembro nesta zona também!

    se me lembrar de mais alguma coisa aviso.
    bjs e boas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mercado = praça, isto é, aberto todos os dias? Ou é mercado semanal?

      p.s. no mercado de porto covo, no talho, compram-se dos melhores chouriços de carne que já comi, feitos em casa pela senhora que lá está.

      Eliminar
    2. ui, é sempre bom saber - tnks!

      a ideia que tenho é que é mercado diário (mas a minha memória já não é o que era) e que abre todos os dias (excepto às 2ªFeiras) - mas de certeza que consegues confirmar em algum lado.

      Eliminar
    3. Eu fui outro dia ao mercado de Aljezur - era bastante razoável, mas caro. Da pizzaria de Aljezur gostei (não me lembro do nome, uma que só tinha mesas cá fora), mas não era assim nada de especial...

      Eliminar
  5. a zona de odemira tem muito para oferecer

    www.geocaching.com

    (convém ter um android para instalar a aplicação gratuita da app (C:GEO))

    depois é a aventura a descobrir o alentejo :)

    ResponderEliminar
  6. Oláaaaa!! Bom, com este tempinho, o que eu sugeria é que venham conhecer a minha terrinha, http://www.casasdoaidro.pt/index.php/as-casas Vejam se gostam e aproveitem para conhecer Trancoso, cidade medieval, provar umas sardinhas doces da Casa da Prisca de Trancoso que são óptimas. Nas casas do Aidro, existem vários roteiros interessantes, pois Trancoso está perto da Covilhã, Serra da Estrela, Foz Coa, Almeida (visitem as termas de Lngrouva), Viseu (sisitem S.Pedro do sul, termas), ... Se quiserem podem ir até Sernancelhe visitar a Sra da Lapa e irem jantar a um restaurante que até pode ficar no fim do mundo, mas come-se bem que é o restaurante do Hotel do Carmo (http://www.hoteldocarmo.com/?pagina=convento.php), há e depois passem por Lamego à Sra dos Remédios??? :D e amanhã é a Feira e Festa da Sta Eufêmea em Celorico da Beira! Estou inspirada hoje. E se vierem, Boas Férias

    ResponderEliminar
  7. As praias dessa zona, de Aljezur a Porto Covo, são de babar, mesmo à chuva, ou com frio. No Cabo Sardão avistem as cegonhas que fazem ninho nos penhascos: são uma raridade. E lindas. Gosto muito de cegonhas, e com o barulho do vento e cheiro a mar, ui.

    ResponderEliminar
  8. Se estiveres disposta a afastar-te um bocado vai até à Tasca do Petrol, em Marmelete, entre Aljezur e Monchique. É dos melhores sítios para comer verdadeira comida serrana algarvia e outras coisas boas e beber umas melosas!

    http://lesbonsvivantsblog.blogspot.pt/2012/09/restaurante-tasca-do-petrol.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-me esquecido de vir cá fazer um update, mas queria agradecer muito a dica da tasca do petrol - foi de longe a melhor refeição das férias (comemos pernil e bochechas e as entradas e era tudo maravilhoso) e também a mais barata!

      Eliminar
  9. De resto, na zona, tentar descobrir passeios pedestres ou de carro pelo Parque Natural... Essa zona é gira mas fora as praias tem poucas alternativas.

    ResponderEliminar
  10. PS.: sou a RL do já morto asinhas de frango! Beijinho

    ResponderEliminar
  11. já devo vir tarde mas aqui fica:
    Mil Fontes

    Para Jantar
    Tasca do Celso
    Patio alentejano
    Fatecha

    Mabi - Melhores croissants de sempre

    Choupana - para por do sol

    Quebra-mar e mangedoura - para um copo

    Mercado das brunheiras . compras

    Passeio na vila
    canoagem
    Padel
    e ver os eventos na net (há sempre) bem como filmes no cinema girassol

    Longueira

    O Josué - o melhor sargo

    Zambujeira

    O sargo e club da praia para um copo

    Odemira

    visitar a cidade e ir à fábrica de chocolate ;)

    ResponderEliminar
  12. Lembrei-me de outra: a padaria do Rogil! Tem imensos pães diferentes e óptimos e umas empadas deliciosas!

    ResponderEliminar