5 de novembro de 2014

Já vou tarde, mas

Agora de repente lembrei-me, lá o Saraiva das idílicas condições de vida das mulheres do antigamente, que bordavam e tomavam chá, nunca leu o Levantado do Chão, pois não?

10 comentários:

  1. Não... quanto muito alguém (a mãe ou assim) leu, em voz alta, para ele... mas não deve ter prestado muita atenção (os homens e o multi-tasking... já se sabem como são).

    ResponderEliminar
  2. Lembrei-me logo do mesmo: a grande maioria das mulheres portuguesas não eram donas de casa, eram trabalhadoras rurais, em propriedade própria ou alheia, trabalhadoras domésticas e por aí fora. Na aldeia inteira da minha avó devia haver umas quatro donas de casa. É a história do costume: para além dos motivos para glorificar o passado serem suspeitos, na maioria dos casos vai-se a ver e o dito cujo passado não confere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou melhor, confere: numa classe média-alta ou alta, que continua a não ter esses problemas.

      Eliminar
    2. De resto, aquela pergunta de se as mulheres são mais felizes agora? Pelo menos passam menos fome.

      Eliminar
    3. Tem graça - ou não - quando se fala dos antigamentes, a minha avó tem uma expressão recorrente: "havia muita fominha". Felizmente ela não passou por isso, mas passou por outras que hoje, felizmente, muitas mulheres não têm de aguentar. Se calhar é por isso que me fiz feminista, e a minha mãe também. (e já se sabe, quem sai aos seus, Genebra)

      Eliminar
  3. E, definitivamente, nunca leu (nem folheou ou esfolheou) o "As Mulheres do Meus País" de Maria Lamas. Aí teria, por exemplo, encontrado fotografias de miúdas de 14 ou 15 anos na geração da mãe dele a emanar felicidade enquanto trabalhavam descalças nas minas de São Pedro da Cova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ser encantador!

      Eliminar
    2. Encantador não digo, mas gostava de ter esse livro!

      Eliminar
    3. Oi, outra a querer o livro. Se alguém souber onde se arranja, alvíssaras.

      Eliminar
    4. Também gostava de ter um exemplar só meu em vez de consultar cópias públicos. Vão aparecendo exemplares em alfarrabistas e até em sites como o coisas, olx ou o custo justo.
      Já que, por mais voltas que dê ao meu orçamento, não vou conseguir comprá-lo tão cedo, não vale a pena continuar guardar este link só para mim: http://www.custojusto.pt/lisboa/livros/as-mulheres-do-meu-pais-maria-lamas-1948-13274278

      Eliminar