7 de janeiro de 2015

A noite*

A hora de dormir foi sempre, ou desde que me lembro, o momento em que, invariavelmente, reflicto sobre os acontecimentos e questões que me coloco no dia a dia, desde as mais absurdas às mais concretas, das mais profundas às mais triviais… Um emaranhado de ideias e pensamentos que me vêm à mente nesse preciso instante em que apago a luz e me proponho a dormir.

Penso no dia que passou, nos acontecimentos que o marcaram, ou mesmo naqueles que, de tão banais, não mereceram sequer especial atenção à luz do sol. Mas, no escuro, aparecem-me tão nítidos, associados a porquês sobre causas e efeitos, razões obscuras e incompreensíveis que procuro descortinar naquele silêncio apaziguador que só a noite proporciona.

É esse impasse de espera, enquanto o sono não chega, o eventual responsável pelo encontro diário com minha verdadeira personalidade e os meus ideais, a origem dos meus sonhos, o catalisador da grande parte das minhas resoluções, o causador de dúvidas e questões existênciais, o tempo de recolha a mim mesma, ao meu ser e minhas convicções, onde, mentalmente, traço os planos da minha vida e daquilo que há de vir.

Se, por vezes, lamento não ter sido abençoada com sono fácil, aquele se diz merecerem os justos, a verdade é que esse tempo, de voltas e voltas na cama, é, sem dúvida, um dos mais importantes na construção do que sou. Não imagino a minha vida sem estes instantes de solidão, de isolamento do mundo e dos outros, em que existo apenas eu e os meus pensamentos.

Revejo o dia, a semana, o ano, toda a vida. Penso nos amigos, família, conhecidos, ou mesmo desconhecidos, pessoas que nunca conheci e que nunca irão cruzar o meu caminho. E ponho-me as questões que servem de partida às minhas reflexões inconsequentes, perguntas sem resposta que me disponho a tentar adivinhar.


*repost do primeiro post que publiquei neste blog, a 7 de Janeiro de 2005

11 comentários:

  1. Porra, que lindo... Tenho pena que tenhas perdido esse intimismo :)
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai caneco e parabéns pelos dez anos :) és uma sobrevivente ;)

      Eliminar
    2. Infelizmente a bloga perdeu muito desta liberdade intimista e uma pessoa sente que tem de se preservar...

      Eliminar
    3. (e na altura eu mal sabia o que era a bloga, tinha uma espécie de diário online que meia dúzia de pessoas liam)

      Eliminar
  2. Muito bom. Parabéns, Horas Perdidas.

    ResponderEliminar
  3. Fui escarafunchar nos arquivos de uma outra conta de gmail que tenho, e confirmei que comecei o meu primeiro blog em inícios de Abril de 2005. Não o comecei com um post tão bom como este. Nessa altura já te lia, imagina. Caneco. Anyhoo, caneco. São muitos anos. Cá andamos, hein. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá andamos, sim senhora, quando quase toda a gente da "nossa idade" já se reformou disto...

      Eliminar
    2. Caraças, sinto-me tão antiga :P

      Eliminar
    3. desculpem-me o atrevimento... mas mesmo não sendo tão "colunável" também já ando nestas lides desde 2006 - num blog que já morreu... paz à sua alma - portanto... também quero incluir-me nas dinossauras (oh p'ra mim a colocar-me em bicos de pés e a querer chegar à mesa dos adultos)
      ;)

      Eliminar
  4. Que bom que é ler-te neste registo, Luna.

    ResponderEliminar