23 de janeiro de 2015

Keeping score

A minha perícia e sucesso a acender o lume pode ser medida em número de acendalhas. Pelo menos duas é um dia bom. A primeira serve sempre para confirmar que de facto as primeiras acendalhas ardem  sozinhas até ao fim.

14 comentários:

  1. Por aqui é igual. Aliás estou convencida que só faço um bom lume a partir da terceira acendalha. E ainda consigo que fique na sala um cheiro estranho, sempre que arde uma ou duas, sem pegar na madeira :)

    ResponderEliminar
  2. É um mistério, hoje conseguiu arder e deixar intacta a pinha, que só não estava em cima, mas quase.
    Já o gajo chega aqui e parece que tem a magia do fogo, aquilo arde sempre tudo à primeira.

    ResponderEliminar
  3. LOLLLL. Mas que raio usam vocês para acender o lume? Imagino que o problema seja falta de "lenha miúda" (na minha zona usamos esteva e não pinhas) e ou falta de "ar". Os foles que se usam por aí são horríveis.

    Se algum dia passarem por uma feira que vendas cenas de cobre e virem um "canudo" com cerca da 1m de comprimento, comprem que substitui maravilhosamente os foles e deixam de gastar mais de 1 acendalha por dia. E depois digam-me onde o compraram que eu preciso substituir o meu e não consigo encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naão não, que tenho pauzinhos pequeninos e pinhas e isso tudo, e faço tudo segundo as instruções minuciosas que me foram dadas, mas aquilo nunca vai lá à primeira. É uma cena transcendental.
      Eu tenho salamandra, de modo que não uso foles, abro é tudo no máximo.

      Eliminar
    2. Olha que o fole é milagreiro. Isso e papel de jornal em torcida, com as acendalhas lá embrulhadas. Eu cá não sei, mas já vi fazer.

      Eliminar
    3. Por acaso ando para comprar um, mas os que vi nos hipermercados eram muito feios, tenho que apanhar uma feira a jeito. De vez em quando sopro para lá, mas nem sempre resulta :P

      Eliminar
  4. As pessoas que não usam pinhas não devem esperar que alguém as leve a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso sempre uma pinha, ouvistes?

      Eliminar
    2. Agora vê se largas essas coisas brancas com cheiro viciante.

      Eliminar
    3. Pinha + acendalha, e mesmo assim não é garantido.

      Eliminar
  5. :) estou contigo Luna....
    Noutros tempos, em que não se falava tanto em segurança é que era...
    Acendia-se a pinha no fogão e depois - não sei como, mas ninguém se queimava, nem tão pouco tudo à volta... ainda hoje permanece um perfeito mistério como se conseguia tamanha façanha... - com a dita acesa... vá de levá-la até à lareira ou salamandra... nunca falhava...

    Eu digo sempre que a culpa é da humidade (e que acendalhas perdem propriedades e tal e coiso...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a técnica correcta. Pinha+fogão=sucesso.

      Eliminar
    2. confesso que já não uso esta técnica... com receio de pegar fogo a tudo no caminho que separa o fogão da lareira... é bom saber que existe mais alguém que conhece esta forma de acender lareiras...

      Eliminar
  6. Rolhas de garrafas metidas num frasco só com alcool sao o que uso de acendalhas aqui quando o homem decide fazer churrasco estando temperaturas negativas. Duas rolhas e temos lume aceso

    ResponderEliminar