25 de janeiro de 2015

Mãozinhas de ouro

Precisávamos de uns candeeiros de mesa de cabeceira. Lembro-me que tenho uns antigos a petróleo, entretanto electificados, sem estarem a uso em casa do meu pai. Chego lá, cá está um, tão giro, até já tem casquilho, falta é o fio, deixa cá ver onde está o buraco, vira para o lado e pumbas, cai o globo de vidro e parte-se em mil bocadinhos. Assim, sem mais nem menos, num segundo, dei cabo de uma cena com aí uns cem anos ou mais. Agora lá terei de arranjar abat-jour para aquilo. Depois de me chicotear mil vezes.

14 comentários:

  1. Pelo menos o globo de vidro não caiu na cara de ninguém como aconteceu com o nosso Avô.... O globo não se partiu, mas a cara dele só agora, ao fim de uns quinze dias, é que está a voltar ao normal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi "só" um hematoma superficial, já está quase bom!

      Eliminar
  2. Se te achas desastrada, havias de conviver com me mate. De vez em quando lá ouço um estrondo, e já só pergunto "o que foi que partiste, agora". O último foi um pirex com tampa que ele conseguiu tirar do frigorífico e jogar em voo por meia cozinha. Cacos, cacos everywhere. Até tive pena de não ter uma câmara montada que me filmasse a cena, que juro que não sei como ele fez aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nem sou muito de partir coisas, mas quando parto é logo algo super antigo ou assim, e de forma completamente idiota.

      Eliminar
  3. Luna: é relativamente fácil encontrar esses globos de vidro antigos em feiras de velharias. O melhor será levar um dos candeeiros para verificar se os globos de vidro encaixam correctamente. Na zona de Lisboa não conheço o calendário destas feiras, mas na Figueira da Foz (é capaz de ficar fora de mão...), há uma feira todos os primeiros sábados de cada mês e há um vendedor que tem desses candeeiros e globos aos pontapés...bom, aos pontapés não é a melhor expressão tendo em conta o que aconteceu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi o que me disseram... ou isso ou o olx. :)

      Eliminar
  4. O comentário da Ni lembrou-me isto: https://www.facebook.com/hospitalcandeeiros/timeline
    É lá na minha zona, e fazem tudo, desde restauro a venda de candeeiros já restaurados. E arranjam globos - a minha mãe socorreu-se deles para restaurar uns da casa de vó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso parece fixe, até devem pôr novos fios e interruptores e tudo.

      Eliminar
    2. Fazem isso tudo. Têm uma montra onde já babei muito, com candeeiros vintage absolutamente maravilhosos. Um dia perco a cabeça.

      Eliminar
    3. Eu também sugeria isto - https://www.facebook.com/fazseluz?fref=ts. Não para arranjos. Só para perder a cabeça :)

      Eliminar
  5. ui que já me imagino a fazer a mesma coisa... :(

    ResponderEliminar
  6. A quem nunca aconteceu?
    Eu sou pior que um elefante numa loja de cristais!

    ResponderEliminar