25 de janeiro de 2015

Mãozinhas de ouro

Precisávamos de uns candeeiros de mesa de cabeceira. Lembro-me que tenho uns antigos a petróleo, entretanto electificados, sem estarem a uso em casa do meu pai. Chego lá, cá está um, tão giro, até já tem casquilho, falta é o fio, deixa cá ver onde está o buraco, vira para o lado e pumbas, cai o globo de vidro e parte-se em mil bocadinhos. Assim, sem mais nem menos, num segundo, dei cabo de uma cena com aí uns cem anos ou mais. Agora lá terei de arranjar abat-jour para aquilo. Depois de me chicotear mil vezes.

14 comentários:

  1. Pelo menos o globo de vidro não caiu na cara de ninguém como aconteceu com o nosso Avô.... O globo não se partiu, mas a cara dele só agora, ao fim de uns quinze dias, é que está a voltar ao normal!

    ResponderEliminar
  2. Se te achas desastrada, havias de conviver com me mate. De vez em quando lá ouço um estrondo, e já só pergunto "o que foi que partiste, agora". O último foi um pirex com tampa que ele conseguiu tirar do frigorífico e jogar em voo por meia cozinha. Cacos, cacos everywhere. Até tive pena de não ter uma câmara montada que me filmasse a cena, que juro que não sei como ele fez aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nem sou muito de partir coisas, mas quando parto é logo algo super antigo ou assim, e de forma completamente idiota.

      Eliminar
  3. Luna: é relativamente fácil encontrar esses globos de vidro antigos em feiras de velharias. O melhor será levar um dos candeeiros para verificar se os globos de vidro encaixam correctamente. Na zona de Lisboa não conheço o calendário destas feiras, mas na Figueira da Foz (é capaz de ficar fora de mão...), há uma feira todos os primeiros sábados de cada mês e há um vendedor que tem desses candeeiros e globos aos pontapés...bom, aos pontapés não é a melhor expressão tendo em conta o que aconteceu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi o que me disseram... ou isso ou o olx. :)

      Eliminar
  4. O comentário da Ni lembrou-me isto: https://www.facebook.com/hospitalcandeeiros/timeline
    É lá na minha zona, e fazem tudo, desde restauro a venda de candeeiros já restaurados. E arranjam globos - a minha mãe socorreu-se deles para restaurar uns da casa de vó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso parece fixe, até devem pôr novos fios e interruptores e tudo.

      Eliminar
    2. Fazem isso tudo. Têm uma montra onde já babei muito, com candeeiros vintage absolutamente maravilhosos. Um dia perco a cabeça.

      Eliminar
    3. Eu também sugeria isto - https://www.facebook.com/fazseluz?fref=ts. Não para arranjos. Só para perder a cabeça :)

      Eliminar
  5. ui que já me imagino a fazer a mesma coisa... :(

    ResponderEliminar
  6. A quem nunca aconteceu?
    Eu sou pior que um elefante numa loja de cristais!

    ResponderEliminar