17 de agosto de 2015

"Nunca vi um cão assim"

Quando decidimos ficar com este cão, e o anunciei aqui no blog, inúmeras pessoas me vieram dar conselhos, dizer que no início é difícil, alertar para o elemento destrutivo e para as asneiras que iria fazer e apelar à minha paciência, porque no fim tudo iria compensar. Pessoas essas que, tal como eu, não tiveram o cão perfeito e para quem nem sempre foi facílimo educar nem ter um animal perfeitamente obediente. Ora, se eu me identifico e agradeço imenso a essas pessoas e às dicas que me foram dando ao longo do tempo, na vida real tenho vindo a deparar com pessoas que não só sempre tiveram os cães mais obedientes de toda a história, acham inacreditável eu ter um cão "assim" - e por um cão "assim" depreenda-se um cão que fica hiper-excitado num churrasco com muita gente e que fica doido a pedinchar comida à volta da mesa, depois de toda a gente insistir em lhe dar comida apesar de eu pedir por favor que não o façam. Fico então sem saber se tenho o verdadeiro cão-danado, uma aberração da natureza que não nasceu obediente como todos os outros, e que a culpa é toda minha por não saber disciplinar como deve de ser - e aqui aceito ter falhas devido a inexperiência - ou se isto de educar um bicho requer tempo e paciência, e constância de comportamentos, e que a única forma de ele deixar de pedinchar comida à mesa, sem ser por medo, é percebendo que não vale a pena porque ninguém lhe dá.

43 comentários:


  1. Eu diria, do 1%, pronto 1,5%!, que entretanto já aprendi sobre cães, que se trata exactamente disso da constância, do tempo, da paciência. O Kiko também é "assim". No caso dele parece não haver qualquer cura possível. Disseram-me logo no início que os Jacks são torcidos ao cubo. Tão depressa é o "anjinho da mamã" como o "cão do demo". Adoro-o. Não lhe mudaria uma grama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, fico contente por saber que há quem também tenha cães "assim" e que também tentam educá-los nem sempre com tanto sucesso como gostariam. Este cão tem defeitos, alguns herança de ser arraçado de teckel/daschund, como a desobediência:

      "Being the owner of dachshunds, to me a book on dog discipline becomes a volume of inspired humor. Every sentence is a riot. Some day, if I ever get a chance, I shall write a book, or warning, on the character and temperament of the dachshund and why he can't be trained and shouldn't be. I would rather train a striped zebra to balance an Indian club than induce a dachshund to heed my slightest command. When I address Fred I never have to raise either my voice or my hopes. He even disobeys me when I instruct him in something he wants to do."
      —E. B. White

      Mas ao mesmo tempo é hiper-meigo e ainda ontem aturou estoicamente uma criança de 5 anos que não o largou um minuto e lhe puxou por todos os lados e mais alguns... Ao pé disso ser chatinho quando estamos à mesa enquanto ainda é cachorro parece-me um mal menor.

      Eliminar

  2. Não sei se ajuda, mas quanto à rotina das refeições, habituámo-lo desde o 1º dia a levar uma recompensa depois de nós comermos. Do género "não melgues e serás recompensado!". Nesse aspecto, mesmo nos piores dias não é muito chato. Mas, a verdade é que nunca fizemos um churrasco por aqui (é um apartamento!) e não duvido nada que tal o deixasse no tal estado híper-excitado! Mas tenho cá a crença que os cães são mesmo assim e pronto.
    Uma coisa é certa: prefiro o meu Kiko tal qual como é, teimoso, obstinado, que não sabe que é um caga-tacos, mas afectusoso e gentil com todos, do que um cão com manias que manda no pedaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da última vez que houve churrasco cá em casa antes desta foi uma festa com 23 pessoas, em que se fartaram de dar carne ao cão, logo é óbvio que na cabeça dele ele acha que está a fazer bem, uma vez que é largamente recompensado. E claro que desta vez ainda fez pior. Curiosamente, ou não, eu sou a pessoa a quem ele menos vem chatear (claro que tenta sempre a sua sorte na mesma), pq eu não lhe dou nada.
      De resto, a tua descrição do teu é tal e qual o meu.

      Eliminar
  3. Não percebo assim tanto de cães, só tive gatos, mas suponho que não seja assim tão diferente, é uma mistura entre a tua atitude e a personalidade do bicho. Entre nós e a gata houve cedências de parte a parte. Eh pá e quando são pequenos, felizes e saudáveis não há hipótese, cão ou gato bebé tem energia que não acaba.

    Alguns amigos meus já recorreram mesmo que por pouco tempo a treinadores de cães, não sei se já pensaste nessa possibilidade, sobretudo sendo ele pequenino. Pelo que percebi, não precisa ser uma coisa eterna, pode ser pouco tempo, é mais para teres algumas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre tive gatos e pelo menos para mim é uma experiência completamente diferente. Os gatos, não sendo por si animais obedientes, como são muito independentes fazem a sua vida e ganham as suas rotinas que nem sempre giram à nossa volta, já com o cão, toda a rotina dele é totalmente dependente da nossa, desde o acordar ao deitar, etc. Também espero que agora que acabei a tese, e como tal estou com mais disponibilidade para o passear mais vezes, etc, que isso ajude a nível de comportamento. Passeá-lo também é um "challenge", pq é super excitado e quer ir a correr atras de todos os cães, pessoas, seres vivos que vê à frente, mas aos poucos está a melhorar.

      Eliminar
    2. pois eu encontrei um cachorrinho abandonado nas férias, com cerca de mês e meio. estivemos com ele três dias e parecia que tínhamos um bebé em casa. juro, até tivemos que fazer turnos para dormir com ele, porque chorava quando estava sozinho na sala. nem pensar deixá-lo sozinho em casa, ficava muito nervoso. e claro, sem rotina nenhuma ainda de chichis e afins. acredito que seja muito mais exigente, mas também é mais "treinável", eles estão sempre prontos para aprender e não são nada rancorosos (ao contrário da minha gata que dois anos depois ainda não se aproxima da banheira se eu e o fuschio estivermos por perto).

      esse parece-me um bom truque, cansá-lo durante o dia :P

      Eliminar
    3. eu nunca tive um bebé, mas olha que acho que é do género, sim. nos primeiros tempos tinha a sensação que não fazia mais nada na vida do que limpar chichis e cocós, e também não dava para deixar sozinho muito tempo, etc. quanto a isso do rancor é verdade, os cães quando os magoamos sem querer (tipo pisamos o rabo ou assim) até parece que nos pedem desculpa a nós...

      Eliminar
  4. Tb tenho um "baby" de 10 meses em casa mas de outra raça. Cá em casa estão proibidos de lhe dar comida, seja o que for exceptuando a ração, para não se habituar. Já lhe demos pedacinhos de bife ou assim (como recompensa ao escovar, ou num treino) mas nunca saindo directamente da mesa para ela não associar.

    Do que tenho aprendido, 80% e paciência, persistência e constância nas atitudes. Eles, como qualquer criança vão testanto as nossas decisões a ver se cedemos.

    Cansá-los, passeios longos, brincadeiras no jardim (se possível) e mesmo exercicíos mentais (ensinar-lhe coisas cansa-os muito também) é o melhor para serem sossegados em casa. Têm energia e precisam de a gastar senão ficam insuportáveis.

    Também estou a aprender muita coisa, a minha princesa não é perfeita, é uma sacaninha muitas vezes, mas não mudava nada.

    P.S.: também tenho aulas (porque o criador exige) e também acho que é de valor principalmente pelo convivio com outros cães e porque acaba por aprender com os "mais velhos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cão de início não fazia nada disto, começou depois de um fim de semana em que fomos para fora e tivemos de o deixar com um amigo... A partir daí o mal estava feito, e claro que os ultimos churrascos em que até doces apanhei putos a dar-lhe (ia-me passando), não ajudaram nadica de nada.
      Nós temos jardim grande, o que é logo uma ajuda, mas é um cão muito energico e não chega, temos mesmo de nos disciplinar a passeá-lo de preferencia 2 vezes ao dia...

      Eliminar
    2. Também recomendo o treino. O Kiko iniciou aos 3 meses. Agora no Verão é que tirámos umas férias, mas com a intenção de voltar.
      Visto que nunca tinha tido um cão e era totalmente ignorante sobre estes, achei que não se perdia nada. Que o melhor era prevenir que remediar. Não tenho por hábito recomendar coisas com leveza, por dá cá aquela palha, mas isto está na lista das coisas que posso recomendar com consciência tranquila. Costumo dizer que a Treinadora é "nossa", porque especialmente nos 1ºs tempos grande parte da energia incide sobre os donos. E quando se elucidam os donos e se lhes dá ferramentas, os animais são os grandes beneficiados.

      Eliminar
  5. Já agora, como habituaste o bicho a passar a aliviar-se apenas na rua?!... a minha veio com dois meses e habituou-se a "fazer" naqueles tapetes-fralda de educação, próprios para o efeito. Agora que já vai lá fora, tanto faz lá como cá (no dito tapete)... Não queria começar a repreender mas se calhar devia, não? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, este desde inicio nunca se habituou a fazer no jornal, por mais que os espalhasse, mas fazia sempre nos mesmos sítios e escondido, íamos ralhando, e ele naturalmente foi começando a fazer só no quintal, tínhamos era de abrir a porta de manhã logo cedinho (e quando está "aflitinho" vai raspar à porta do quarto para avisar que está na hora de ir abrir a porta).

      Eliminar
  6. Sem dúvida eles também gostam de regras e consistência. Quando arranjei a minha, li num livro uma frase wue tem sido o princípio de toda a educaçao que lhe tenho dado, "o objectivo de vida dum cão é agradar ao dono, se não o faz é porque ainda não percebeu ou por necessidade".
    Quanto à comida à mesa... Boff. A minha nunca me pede a mim. Sabe perfeitamente que não lhe dou, mas, espera que eu não esteja a olhar, para ir testar as outras pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o maior problema é as pessoas esquecerem-se que um cão não tem ideias ou sentimentos complexos, e que quando está a saltar à mesa e às pessoas, não está a fazer aquilo para nos chatear ou desobedecer propositadamente, mas porque é cão, e na sua experiência isso lhe trouxe recompensas em forma de comida, pelo que acha que está a fazer bem.

      Eliminar
  7. Opá sim, Luna, claro que sim, o mesmo serve para os filhos. Essas pessoas não querem seres vivos, querem seres máquinas, vê-se mesmo que não percebes nada, pá. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, aí está outro ponto: eu não quero retirar toda a espentaneidade ao meu cão. Conheço cães estupidamente obedientes, mas de tal forma condicionados que parecem estar sempre em permanente tensão, e nunca os vejo ter uma reacção de alegria/afecto espontanea, como vejo todos os dias o meu cão começar aos saltos quando abro a porta do quarto de manhã, genuinamente feliz por nos ver.

      Eliminar
  8. Adoptei a minha tinha ela já uns sete meses, e ainda era parva que dava dó. Com gatos é diferente, claro, pelo que a Fuschia já disse. O gato não é "nosso", é roomate, mas ainda assim é possível estabelecer rotinas com cedências de parte a parte. Levei imenso tempo, MaS com consistência, insistência, persistência, ela deixou de saltar para as bancadas da cozinha e mesas. E não vai para dentro da cama, e onde estiver uma mantinha é que é caminha (sim, são muitas...).
    Epa, muita paciência. E apela a são César Milan. O homem é um espectáculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, aprende-se imenso a ver os programas dele. :)

      Eliminar
  9. Ai! Tenho uma cadela "assim"! Vê lá tu que a bicha também é conhecida por "cadela do demo"...

    Quanto a essa questão da comida, de cada vez que alguém faz aquilo que o cão quer está a reforçar esse comportamento. É assim que os cães funcionam: se os recompensamos quando fazem algo, eles vão continuar a fazer sempre a mesma coisa, para serem recompensados. Aliás, é assim que funcionam os treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto, parece estar encontrada a alma gémea do Kiko, o meu cão do demo. ;)

      Eliminar
  10. eu não sou exemplo nenhum em termos de treinar cães. a cadela que está em casa dos meus pais é a cadela mais chata de sempre a pedinchar à mesa. ela fica mesmo o tempo todo a chorar. também ajuda o meu pai ignorar os nossos pedidos para não lhe dar comida. aliás, ela é ainda mais esperta que isso e já sabe a hora a que o meu pai vai comer um snack à noite enquanto vê tv, que se ele se atrasa 5 minutos ela vai ganir para a beira dele.
    a cadela que tenho em minha casa ainda não pedincha com sons, mas penso que será apenas porque ainda não aprendeu. como é maior, costuma tentar debruçar-se na mesa e lamber os pratos. nem sei o que é pior.
    já com os gatos, há um que é um bocado insistente e salta para a mesa umas quantas vezes até desistir. a outra fica apenas a olhar insistentemente, tipo estátua, com ar de quem pede misericordia e eu fico com tanta pena que acabo por lhe dar qualquer coisa.
    sim, eu sei, sou uma vergonha. que isto sirva como mau exemplo e que te sintas melhor porque há alguem bem pior do que tu.

    ah e o cesar milan, sim, eu gosto dele e tem boas dicas, já usei algumas na maia e de facto resultam. mas os caes dele parecem robots, de tao controlados que estão, não achas?

    ResponderEliminar
  11. Tenho a dizer que adoro o Ogy! :)))

    ResponderEliminar
  12. 4 cães depois tenho a dizer simplesmente isto, os cães são mais de 50% o que lhe ensinamos desde o primeiro dia até ao último, o resto será talvez personalidade e tendências da raça. Passa tudo pela educação e não é só educação do cão mas muito mais educação dos humanos que o rodeiam, amigos incluídos. Sim porque para educar um cão tal como uma criança, é preciso uma aldeia.
    Não são brinquedos e não têm botão off

    Sim a minha Ella também pedincha um pouco à mesa, e acha que toda a gente é cachorrinho para brincar com ela, acontece que é um Golden Retriever de 5meses e já tem 22kg pelo que é preciso ensinar que sempre que se aproxima de alguém, adulto ou criança tem que se sentar e esperar pela sua festinha. Também se tem que ensinar os humanos que nos rodeiam que só podem brincar e dar festinhas quando ela se senta, e isso sim é difícil!
    A Ella é bem mais inteligente e agora sempre que vê alguém na rua e quer festinhas senta-se, fica um bocado ofendida quando os humanos não percebem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu, embora mais pequenote, também é um bocado perigoso com crianças pq quer brincar e é um bocado excitado, de modo que temos de estar atentos e nao o deixar saltar e abalroar seres mais pequenos nos primeiros 5 minutos. Geralmente, passados esses primeiros minutos de excitação acalma-se e já não salta para cima das pessoas e já o podemos deixar andar à vontade. Normalmente é por essa altura que temos de passar a estar atentos às crianças que entretanto já se sentem à vontade para pegar nele à bruta e por onde calhar.

      Eliminar
  13. Também tenho um cão "assim" adoro-o e não vivo sem ele. É a minha Mia, a cadela mais doce que conheci até hoje. Dorme comigo, adora festinhas e dormir e dá muitos beijinhos no nariz a quem lhe pedir. Mas não se deixem enganar. É provavelmente a cadela mais teimosa. Quando sai a rua sem trela (é raríssimo) bem posso gritar anda cá, anda mia.. e nada. Só vem se gritar um "toma lá" que é sinal de que tem biscoito. Interesseira.
    Essa á volta da mesa também é um filme, pedinxa pedinxa e só sossega que a sentarmos á mesa numa cadeira. juro! E receber pessoas em casa? salta, pula, gane e não descansa enquanto não lhe didicam uns bons dez minutos só a ela. Andar de carro? esse nem merece comentários. Parece que está a ser esganada.
    Enfim.. é um cão "assim" mas também é o cão mais amoroso, amado muito la em casa e adorado por todos os amigos.

    『♥』Desabafos e Coisas『♥』

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai, nem me fales em andar de carro... é um martírio à ida para o vet, ladra como se o estivessem a matar, mas depois à vinda é um sossego. acho que temos de o levar a passear mais vezes de carro para não associar só a ir ao vet.

      Eliminar
  14. É o que me deixa fora de mim, F"#$%DA, mesmo, pra falar à Minho: o dono implorar para não darem guloseimas ao cãozito, ou porque o está a treinar, ou porque faz mal à saúde do cão e lá vem sempre um ou dois ou três energúmenos a darem por baixo da toalha.

    ResponderEliminar
  15. Olá Luna,
    Tenho um menino de 3 anos srd que amo amo de paixão. Salta para cima das pessoas, salta quando estamos na mesa a comer, salta para o meu colo quando estou no sofá, quase tem um orgasmo tal é a excitação quando alguém chega a casa, gane de alegria, gira sobre si próprio e pula muito :) rouba meias e sapatos e dá puns fedorentos. Não dá a pata nem rebola no chão porque não o ensinei a ser cão de circo. É maluco, tem poucas maneiras, mas trouxe uma imensa alegria à minha vida e é um cão feliz. A única coisa que fiz questão de o educar foi em relação aos cocós e xixis, só os faz na rua. Às vezes na rua e em casa de amigos vejo cães com comportamentos de cão de cinema, super educados e controlados... juro-te que nunca senti inveja, o meu é doido, é espontâneo, enche-me de beijos e adora a família e eu, não o trocaria por nenhum outro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece a descrição deste, tenho alguma esperança que vá acalmando com o tempo, afinal ainda só tem 7 meses. :P

      Eliminar
  16. Eu tive o Diabo da Tasmânia. Não conseguia dar-lhe festas sem ficar com as mãos todas arranhadas (dos dentes), dava-lhe pancas em que corria pela casa toda levando tudo à frente, saltava sempre que chegássemos a casa, mesmo que entrássemos 40 vezes seguidas, com a bela da consequência de ficarmos com algumas roupas rasgadas, puxava (e puxa) a trela (tem quase 40kg). Depois melhorou...com a idade. Agora, com quase 10 anos, é um fofo.

    Quanto à comida à mesa. Não vale a pena grandes coisas, porque eles vão sempre pedir assim que lhes cheire a algo delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este costuma dar-lhe aquilo que lhe chamo "a travadinha" das 8 da noite (se bem que por vezes também lhe dá de manhã) em que se põe a correr de um lado para o outro sem parar derrapando em tapetes e levando tudo a frente até se cansar.

      Este tb puxa a trela - no ínicio achámos que um arnês era mais confortável para ele, pfff meninos, já tive de comprar uma estranguladora - mas como só tem 10 kg sempre dá para controlar. Também foge sempre que tem oportunidade (alguém se esquecer de fechar o portão, apanhar uma porta aberta, etc.), e bem que podemos ir a correr atrás dele, geralmente só pára pq encontra algo interessante: outro cão, um gato, etc... (o meu maior medo é que vá para a estrada)

      Eliminar
    2. Não lhe ponhas uma estranguladora! É horrível. Procura um bom peitoral, fazem maravilhas.

      Eliminar
    3. Por arnês queria dizer peitoral, impossível, não parava de puxar nem um segundo. Mas não temas, nao é estranguladora de metal com picos, é tipo corda que desliza, e ele continua a puxar, mas menos, Uma vez mais treinado volta ao peitoral.

      Eliminar
    4. O meu já teve de usar estranguladora durante algum tempo até parar de me arrastar. Não há nenhum mal nisso. Pior é não usarem e deixarmos de os passear por quase nos arrancarem um braço! Se tem de ser, tem de ser. É muito fácil ser-se contra as coleiras estranguladoras quando não se tem o problema em casa. As de alumínio - sem picos, claro - são mais confortáveis para os bichos porque destrangulam mais depressa que as de corda.

      Eliminar
    5. Hei-de experimentar, que está de corda já está toda a esgaçar na pega - sim, que ele puxa menos mas puxa na mesma - e já não deve durar muito tempo.

      Eliminar
  17. Eu sempre cresci com cães (que o meu pai educava e eu deseducava). E o que posso dizer-te é que cada cão tem a sua personalidade. Claro que podemos e devemos educá-los, mas alguns dão muuuuuuuuitoooooo mais trabalho do que outros - assim como as pessoas - mas, como em tudo na vida, existe depois o outro lado (do mimo, do companheirismo, etc.).
    Quanto à questão da comida... se não o conseguirem manter longe na hora da refeição, creio que o truque é mesmo ninguém dar-lhe nada, daqui a uns tempos (anos?) vai habituar-se, tipo reflexos Pavlov, que essa altura não é para ele. Agora é muito pequeno, muito endiabrado, algumas coisas ainda não apreendeu.
    A malta que critica é um pouco como quem também cospe para o ar quando se fala de miúdos. Podem ter tido uma sorte enorme com a personalidade do cão que lhes calhou, porque é mais calminho, menos irreverente, etc. E tal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Qual cão? Eu também nunca vi um cão assim.

    ResponderEliminar
  19. O meu cão tem 2 anos e tb é assim... mas já está melhor ;-) O que me apercebi neste ano e meio desde que o tenho é que educar um cão tem semelhanças com educar um chachopo - todos acham q têm a melhor solução e que os cães deles é que são educados, enfim...

    ResponderEliminar
  20. Compreendo-te perfeitamente. O meu vai fazer três anos em novembro. Teve treino durante um ano e pouco melhorou. Toda a gente que conheço parece ter aqueles cães perfeitos dos filmes. Eu tenho um terrorista que salta para as pernas das pessoas, está sempre a chamar a atenção das piores formas possíveis, só há cerca de seis meses é que me deixa sair de casa sem tentar vir atrás de mim e depois ficar a uivar histericamente à porta, insiste em deitar-se onde estiverem pessoas sentadas, tenta roubar comida nas mesas dos restaurantes, sempre que o deixo estar na varanda ladra furiosamente, etc. Claro que não o posso deixar com ninguém sob pena de tornar a vida das pessoas num pesadelo :))
    Experimentei dezenas de técnicas sem grande sucesso. Na maioria das vezes a culpa é mesmo dos donos que tratam os cães como crianças e não como cães. No meu caso, confere. Já percebi que antes de treinar o cão, teria de me treinar a mim. Entretanto concluí que os cães mais bem comportados são aqueles que vivem em casas com várias crianças, já que estas, sim, os tratam como cães que são e acabam por ser os melhores treinadores que se podem arranjar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber... o meu também fica a uivar quando saio pelo portão para ir num instantinho ao café ou pôr o lixo, no outro dia estava com uns amigos a passea-lo e entrei no supermercado para comprar uma coisa, e parecia que o estavam a matar lá fora, toda a gente a olhar, até a rapariga da caixa - que tem uma cadelita super calma com quem o meu já teve uns encontros imediatos - me perguntar a rir "é o teu?" E eu cheia de vergonha a dizer que sim, que ele estava com uns amigos lá fora mas para ele eu estava a abandoná-lo... enfim, tenho esperança que melhore com a idade...

      Eliminar
  21. O meu cão é hiper mega mimado, admito. Mas parece-me perfeitamente natural um cão tentar a sua sorte com a comida. :P

    ResponderEliminar