3 de outubro de 2008

Sim, é trabalho

Depois das mais de 500 perguntas "mas afinal vais trabalhar ou fazer doutoramento" por amigos, conhecidos, comentadores e afins, eu explico: fazer doutoramento é trabalhar. Pelo menos aqui na Holanda, em termos legais, onde o estudante de doutoramento é considerado empregado da universidade e tem contrato de trabalho como qualquer trabalhador a tempo inteiro. Nos outros sítios todos também é trabalho, mas com estatuto de estudante, o que dá azo a muitas confusões e à pergunta que me faz revirar os olhos e visualisar catanas enquanto respiro fundo e conto até dez e que é "então e trabalhar, não?" quando digo o que faço, como se fosse uma parasita da sociedade e lhes andasse a pedir dinheiro para me sustentar.
Portanto vamos lá a ver se nos entendemos de uma vez por todas: doutoramento = trabalho. Ou pensam que é ir às aulas, tirar apontamentos, e depois fazer uns exames no fim, como na licenciatura? Pois que não, que não é. Ou quem é que acham que anda aí a descobrir coisas e fazer ciência pelo mundo fora? Nas outras áreas não sei como é, mas na área científica fazer doutoramento é trabalhar 8 horas por dia - no mínimo, a grande maioria trabalha bem mais - no laboratório, fazendo investigação sobre um dado tema - que no meu caso é drug delivery em imunoterapia de cancro -, é chegar a casa e ter de ler 4575 papers sobre o assunto, é dar aulas de laboratório e eventualmente orientar uns estudantes de licenciatura ou mestrado, é escrever e publicar artigos com os resultados obtidos, é escrever a tese. E claro, estudar, estudar muito. E acabar sabendo mais, de preferência. E poder então dizer que se é cientista, que é uma coisa que dá muita pinta, embora acabe com qualquer conversa de engate.

17 comentários:

  1. Fui uma das que te chateou com essa pergunta.. Sorry! Sou um bocado ignorante quanto a esse tema...

    *BJS*

    ResponderEliminar
  2. Ai..como eu reviro os olhos e visualizo catanas quando me fazem essa pergunta.

    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Grato pelo esclarecimento :)
    By the way, ultimamente tenho conhecido cientistas bem jeitosas :P

    ResponderEliminar
  4. E não sabes a sorte que tens de não estares ligada à FCT...

    ResponderEliminar
  5. Sei, sim. Não foi por acaso que escolhi não ficar em Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Então olha, os meus sinceros Parabéns, porque eu já não fui a tempo e só me quero livrar disto...

    ResponderEliminar
  7. Luna, conversa anti-engate é... "olá eu sou a Cátia Micaela e sou cabeleireira!"

    ResponderEliminar
  8. e quando se chega a casa cansada como tudo e nos dizem: de quê??? como se não fizessemos nada! ai que nervos.....ah e tomara eu trabalhar só 8 h por dia, isso é um sonho!!
    Bjs e boa sorte:)
    Sofia

    P.S.Gosto muito do teu blog

    ResponderEliminar
  9. Se é realmente uma conversa de engate, não perdes nada.
    Mas se for um possível grande amor...
    ... a ciência marca pontos.
    :-)

    ResponderEliminar
  10. "Sou a Luna, uso oculos fundo de garrafa e aparelho nas dentolas, passo o dia atras de um monitor, nao sei o que eh o Prison Break, janto sempre noodles e sou cientista".

    Costumas afugentar o pessoal assim?
    lol
    Good luck :)

    ResponderEliminar
  11. qual é coisa qual é ela que é trabalho e dá trabalho? É um doutoramento!

    Bjokas. Por aqui o sol brilha... no céu, claro.

    :)

    ResponderEliminar
  12. Abre parêntesis:

    Hmmm... mas qual é o mal da FCT? Eu não me queixo. E podias ter escolhido estrangeiro com bolsa da FCT (como eu).

    Fecha parêntesis

    ------------------------------------

    Relativamente ao post: muito bom. Quantas vezes eu já ouvi comentários ao meu doutoramento. A boa estratégia para responder é até muito simples, basta responder: "se achas que é como dizes, olha: está aberto a toda a gente. :)"

    Em relação a engates, imagina-te a dizer que fazes um doutoramento em Matemática (ah, as exclamações, os revirares de olhos...).

    Falando do teu blog, os meus parabéns. Gosto de como e do que escreves (foi a Rafaela do Odisseando que me mandou cá)

    Hugo
    http://dottoratoamilano.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. Há quem diga que estudar é uma verdadeira trabalheira...pelo menos para alguns! Esta situação é ainda pior porque é trabalhar e estudar...ou seja o dobro da trabalho!

    ResponderEliminar
  14. Se há coisa que é conhecido acerca dos doutoramentos é que dão trabalho de cacete. Além disso, são a plataforma para a possibilidade de investigação e aprendizagem a um outro nível, e isso é absoluto sinónimo de trabalho.
    Portanto, os meus parabéns, e toda a admiração por algo que não é fácil, especialmente fora do país Natal, junto dos nórdicos (ok, originais, mas nórdicos).
    E desculpa lá, mas se juntares ao facto de seres cientista, seres igualmente escriba, é tiro e queda em termos de sucesso. :)

    Beijinhos e bonne chance :)

    ResponderEliminar
  15. Luna, ainda bem que está tudo sobre rodas. Compreendo a tua ida para fora, devido às condições e outras coisas... Não é fácil ficar cá e remar contra a maré. Felizmente posso dizer que comigo correu tudo pelo melhor!

    Doutoramento dá mesmo muito trabalho, porque tem de se aprender sozinho e ser muitas vezes auto-crítico. A partir de um certo ponto somos nós que mais percebmos do trabalho e temos de o levar a bom porto.

    E ainda bem que aí tens tarefas extra, fazem bem ao ego, ao currículo e a alargar os horizontes. Por cá não é nada normal, mas também felizmente dei aulas, orientei alunos e fiz algumas coisas extra à tese.

    Boa sorte e o tema parece ser muito interessante!:)

    ResponderEliminar
  16. Impressionante e muito interessante todas as tarefas que tens de desempenhar!

    ResponderEliminar