17 de dezembro de 2008

Então é assim

Esta noite, Luna Maria vai, pela primeira vez na sua vida, cozinhar bacalhau. Mais, que uma pessoa tem de ser ousada, bacalhau com natas. Ora, uma coisa boa de ser portuguesa é que os portugueses sabem sempre imenso sobre todas as coisas e têm sempre algo a dizer, pelo que calculo que sobre bacalhau então nem se fale. Razão pela qual estou a escrever: é claro que receita eu tenho, que não sou idiota - já há uns anitos que sei pesquisar na internet -, agora, o que eu quero mesmo são os truques, aqueles truques que fazem com que o vosso bacalhau com natas seja o melhor bacalhau com natas das redondezas.
Infelizmente não tenho patrocínios ou coisas do género, senão até fazia um concursinho com prémio para a melhor dica. Assim, ficam só com o meu profundo agradecimento.

13 comentários:

  1. O meu truque consiste em juntar um poucochinho de ketchup na parte do bacalhau com o refogado, juntar aguardente e flambear. Ao molho bechamel (ou molho branco), costumo juntar sempre natas.
    Sejam estes truques ou não, espero que seja um sucesso - também se não forem portugueses, vão sempre achar bom, por isso...

    ResponderEliminar
  2. A minha dica é mais simples ainda: compra uma Bimby! Ou então arranja só maneira que te irem fazer hoje a demonstração. Cá, pelo menos, a demonstração é sempre feita com um de dois pratos: lasagna ou... bacalhau com natas.
    Não falha!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Reservar um pouco da água de cozer o bacalhau para depois juntar ao molho bechamel.

    Nunca compro o molho já feito. Faço eu. Farinha, manteiga, natas, leite e a água da cozedura, mais sal, pimenta e noz moscada.

    E frito as batatas aos cubinhos. Há pessoas que fazem com puré de batata. Eu prefiro as batatas.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma Bimby (herança da minha mãe). Acontece que está em Portugal, pelo que a sua utilidade neste momento é nula. Tenciono trazê-la, mais cedo ou mais tarde, mas até agora tenho-me preocupado mais em andar vestida e calçada, o que com os limites dos 20kg de bagagem já não é fácil...

    Na minha receita as batatas são fritas aos cubos e a água do bacalhau é adicionada ao bechamel. Os temperos mencionados são mais ou menos os mesmos (sal, pimenta, noz moscada, sumo de limão).

    ResponderEliminar
  5. Ó Luna, que pena... Tu sabes que eu é mais sacos de pano.
    (Espero que tenhas posto o bacalhau de molho.)

    ResponderEliminar
  6. Claro que pus! (Embora já devesse estar de molho há mais tempo, mas só mo trouxeram ontem...)

    ResponderEliminar
  7. Se quiseres um bacalhau com natas a saber bem, mas menos calórico, coze as batatas aos cubinhos em vez de as fritares... Vais ver que depois nem notas a diferença!
    Bom apetite

    ResponderEliminar
  8. luna, cá em casa é assim: por um kilo de batatas aos cubinhos fritas (daquelas congeladas q a malta não gosta da parte de descascar e tal) usa-se um pacote de 500ml de molho bachamel (sim, somos mta preguiçosos) e 2 dos pequenos de natas. mistura-se o molho c as batatas e o bacalhau (cozido e dps refogado), sal, pimenta, queijo parmesão ralado e voilá! forno a gratinar!

    bom jantarinho
    meg

    ResponderEliminar
  9. não te preocupes; há coisa de um ano tive cá uma norueguesa que, com a receita dita normal, quase chorou no acto da refeição.
    para quem come pepinos ao pequeno almoço, qualquer coisa faz sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Espero ainda ir a tempo: tens batatas pré-cozidas no Albert Heijn que dão um jeitão. O meu truque é cenoura ralada no refogado com o bacalhau. Tb gosto de por pickles lá dentro. Qto mais cebola e salsa, melhor.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Olá Andorinha
    não usei as do Açbert Heijn (porque é lonjíssimo de minha casa), mas usei umas do Super de Boer (espero que sejam boas também). Também não pus cenoura (acho que a minha mãe costumava pôr, bacalhau com natas era a especialidade dela e era sua responsabilidade todos os Natais), mas enfim, para primeira vez, pelo que provei não estava mau (agora é ver depois do forno amanhã no jantar de Natal). Depois conto as reacções. :)
    Para quem come pão com pastas esquisitas lá desntro todos os dias, deve estar bom. Espero que sim, 4 horas depois!

    ResponderEliminar
  12. Outra coisa mto mto simples de fazer e que é uma baba pra estes gajos é um arroz "malandrinho" com chouriças.
    Basta o refogado com muuuita cebola, deixas queimar a cebola só um cadinho pra água ficar com aquele cor meia acastanhada.
    Depois espetas lá pra dentro couvinhas de bruxelas. Deixas cozer um cadito, e enfias com o arroz lá pra dentro e mais umas chouriças daquelas tugas BEM potentes! Assim q o arroz tiver cozido, ainda a nadar na água a mais da praxe, pois na mesa e eles acham q és a melhor cozinheira do mundo.
    By the way, levei uma tampa dum holandês com a mania do fitness à pala dessa cena: nao posso ser teu namorado pq fico mto gordo.
    Paciência ;)

    ResponderEliminar